Iniciar sessão ou registar-se
    • dato
    • 1 fevereiro 2013

     # 21

    Colocado por: zedasilva@dato
    Uma coisa é o técnico responsável pelo alvará que como o fernando muito bem disse pra classe I pode ser um técnico condutor de obra. Habilitação que a maioria dos empreiteiros já possui.

    Outra coisa é o técnico responsável pela direcção técnica da obra que deveria ser o técnico responsável pelo alvará mas que nem sempre isso acontece.


    quer dizer q precisa de um com classe 2 ou superior?
  1.  # 22

    Colocado por: dato

    já ouvi em qq lado q para classe 1, basta confirmar experiência no ramo...n precisa de mt formação

    Tem que possuir sempre o CAP de condutor de obra não sei se ainda existe neste momento a possibilidade de tirar esta habilitação mas era uma coisa que qualquer empreiteiro com meia dúzia de anos de experiência era capaz de tirar.
  2.  # 23

    Apenas uma questão +- louca que me lembrei agora.

    Seria eventualmente vantajoso (a nivel financeiro) criar uma empresa com estes alvará classe 1.
    E fazer a obra subcontratando tudo?

    Mesmo a nivel de IVA por exemplo.

    Uma espécie de "olivia patroa" e "olivia costureira".

    Um particular cria uma empresa.
    A empresa controi, recebendo os valores (apenas daquele único cliente) e fazendo tudo legal...
    No final dum ano ou dois encerra a atividade.
  3.  # 24

    (Desconfio que haverá muita gente a sorrir com os comentários que aqui vão sendo feitos, designadamente alguns dos comentadores... Peço perdão pelo parenteses que agora fecho)
    Concordam com este comentário: cinderela, J.C, alexp
  4.  # 25

    E será que um pedreiro e seu pai pedreiro que andem há uns anos inseridos no "meio" já não deveriam saber a resposta a estas questões, ou pelo menos conhecer alguém que os possa esclarecer? Ou só os da net é que percebem de leis e regulamentos?
  5.  # 26

    amigo rjmsilva as leis mais ou menos estamos dentro delas, eu abri esta discussão mais para saber se alguem ja tinha feito casa com alvara de outrem.
    cmps
  6.  # 27

    Colocado por: marcioribeiroamigo rjmsilva as leis mais ou menos estamos dentro delas, eu abri esta discussão mais para saber se alguem ja tinha feito casa com alvara de outrem.
    cmps


    Até eu, que pouco ou nada tenho a ver com o mundo da construção, sei a resposta a essa questão.
  7.  # 28

    ainda bem para si. mas como deve calcular o meu trabalho é construir não é lidar com papelada/leis etc. este forum serve para nos ajudar-mos uns aos outros a esclarecer todas as duvidas e tambem para dar sujestoes etc e ate agora voce nao me ajudou nada. voce deve ser daqueles que gosta de dar bitaits pro ar mas ajudar chapeu. ja agora que é assim tão entendido no assunto responda-me as restantes questoes que eu fiz na pergunta inicial.
  8.  # 29

    eu acho que para ser voce a construir dete ter no minimo titulo de registo no INCI. o alvara penso que consegue arranjar com algum empreiteiro conhecido.
  9.  # 30

    Colocado por: vz1984o alvara penso que consegue arranjar com algum empreiteiro conhecido.

    isso não é legal.... é aliás uma pratica que a maior parte dos empreiteiros honestos quer que acabe.
    o titulo de registo dá para construções até 16.600 euros, concerteza a obra irá ultrapassar esse valor.
    terá de haver empresa com alvará que se responsabilize pela totalidade da construção, e convem que seja essa empresa a construir, senão é "Emprestar" Alvará e isso é ilegal.
    a empresa com alvará pode depois subcontratar várias subempreitadas a empresas ou profissionais que tenham o titulo de registo.
    • dato
    • 3 fevereiro 2013

     # 31

    Colocado por: fernandoFerreira
    isso não é legal.... é aliás uma pratica que a maior parte dos empreiteiros honestos quer que acabe.
    o titulo de registo dá para construções até 16.600 euros, concerteza a obra irá ultrapassar esse valor.
    terá de haver empresa com alvará que se responsabilize pela totalidade da construção, e convem que seja essa empresa a construir, senão é "Emprestar" Alvará e isso é ilegal.
    a empresa com alvará pode depois subcontratar várias subempreitadas a empresas ou profissionais que tenham o titulo de registo.


    qd falei no alvará classe 1, penso q já dá para fazer uma moradia como o marcio quer! sendo ele pedreiro consegue o alvará facilmente
    cheguei a ler aqui no forum q bastava confirmar a profissão e x anos de trabalho na area
    • dato
    • 3 fevereiro 2013

     # 32

    Colocado por: dutilleul(Desconfio que haverá muita gente a sorrir com os comentários que aqui vão sendo feitos, designadamente alguns dos comentadores... Peço perdão pelo parenteses que agora fecho)
    Concordam com este comentário:cinderela,J.C,alexp


    caro dutileul, realmente n percebi onde o quis chegar com essa posta!

    dos comentários que vi vi e dei, vejo duas coisas, uns a ajudarem o marcio na informação q ele precisa, como eu dei com link directo para fazer as coisas na legalidade e outros a dizerem para esquecer o assunto...
    Concordam com este comentário: marcioribeiro
  10.  # 33

    Caro Marcio Ribeiro

    Respondendo às suas questões iniciais (que julgo que ainda não tinham sido respondidas aqui), o arquitecto vai à obra as vezes que o sr. Márcio acordar com ele e/ou sempre que o sr. ou a obra precisarem.
    Os prazos de construção teem a duração que o cliente pretender, normalmente teem o mínimo de dois anos, porque construir uma casa em menor tempo que esse, é arriscar; mas atenção que quantos mais anos quiserem, maior é o valor das taxas que se pagam (porque estas também são calculadas em função dos anos pedidos para a construção).

    Atenciosamente, BE.arquitetos
    [email protected]
 
0.0206 seg. NEW