Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Notei agora, por mero acaso ao consultar a caderneta predial do meu apartamento, que o valor patrimonial do mesmo tinha sido alterado. Contudo nunca fui notificado sobre este facto , pelo que desconheço qual a fundamentação para a actualização.

Noto que se trata de um apartamento de 2007 para o qual recebi notificação da primeira avaliação.

Toda esta situação despertou-me curiosidade e eis que reparo que o valor patrimonial do imovel foi actualizado posteriormente a 2007 sem que tenha sido notificado de tal evento. E como cheguei a essa conclusão ? Porque consultei o documento de cobrança e noto que o valor patrimonial em 2009 foi alterado, i.e., estive 3 anos a pagar IMI com base num valor patrimonial que foi actualizado sem que eu tenha sido notificado de tal facto.

Ao consultar a caderneta predial do imovel noto uma situação que me parece no minimo "bizarra": aparece um valor patrimonial de 243.410 Euros (valor patrimonial de 2007 para o qual recebi notificação do mesmo com o fundamento do respectivo calculo, conforme acima menciono) com a respectiva formula de calculo (e respectivos coeficientes) e acima aparece um texto que diz "Valor patrimonial actual (CIMI): 262.008,05 Determinado no ano 2012".

Surgem-me então as seguintes questões:

- A AT não é obrigada a notificar o proprietario cada vez que efectua uma reavaliação do valor patrimonial ?

- É possivel referir-se na caderneta predial 2 valores patrimoniais distintos ? (um de 243.410 e outro de 262.008,05)

- Esta situação não constitui uma ilegalidade passível de contestação por ausência de notificação de fundamentação para actualização do valor patrimonial ?

Agradeço desde já os vossos comentários e anexo a componente da caderneta predial onde constam os valores que refiro.
      imi.jpg
    • fpc
    • 1 fevereiro 2013

# 2

Não foi nem tinha que ser. A sua casa já foi avaliada segundo o novo CIMI. A alteração de valor que refere tratou-se de uma correção monetária feita em 2009, isto é foi uma forma sui generis de as finanças irem ao bolso dos contribuintes. No entanto, o VPT da sua casa já está desactualizado uma vez que o CV deve ser 0,9 e não 1 e o Vc deve ser 603. Deve pedir uma nova avaliação para esse elementos serem corrigidos
  2.  # 3

Colocado por: lionman- A AT não é obrigada a notificar o proprietario cada vez que efectua uma reavaliação do valor patrimonial ?

Não.

Colocado por: lionman- É possivel referir-se na caderneta predial 2 valores patrimoniais distintos ? (um de 243.410 e outro de 262.008,05)

Não. Na caderneta predial está apenas um VPT, 262.008,05€

Colocado por: lionman- Esta situação não constitui uma ilegalidade passível de contestação por ausência de notificação de fundamentação para actualização do valor patrimonial ?

Não.

As finanças actualizam todos os anos o VPT dos imóveis, mas apenas para cima. Para descer tem que pedir uma nova avaliação da sua casa, e o VPT passa para:

VPT = 603x147.79x1x2.6x1.03x0.9 = 214.791€

0.0092 seg. NEW