Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Acho que já opteipelo sistema para ,aquecimento da casa a das proprias águas aquecidas.
    Sem ainda saber que tipo,marcas ou series,neste sentido gostava de uma pequena ajuda.

Visto que tenho alguma lenha, estou a pensar colocar recuperador a lenha, com instalação de radiadores e quando ligado aquecer as águas.

Colocar tambem painel solar, com apoio de esquentador.

O que acham?
  2.  # 202

Colocado por: Sergio Rodriguesque eu saiba é so uma forma k d propagaçao voce sente é o resultado d varias maneiras!

Depende do que entende por propagação ... Eu não chamo propagação à irradiação solar !

Para mim a propagação pode ser pelo ar, mas se for no fundo de um oceano já é pela agua ! E se for debaixo de terra será diferente.

Sendo assim já temos 3 meios de propagação da energia solar .... :-)

A forma como o sol nos aquece é por irradiação ... A forma como nós a recebemos já é outra coisa !

A radiação solar directa não chega aos painéis solares em dias de nuvens, já a difusa chega alguma coisa mas pode ser pouco, por isso com nuvens nada aquece !

Acho que há uma cidade que estão a iluminar com irradiação solar... Vai ser solar reflectida ! E pronto já temos os modos como os painies solares recebem o calor... Directa, difusa e reflectida .

Mas você sabe bem, estamos só apenas a esclarecer quem não sabe !
  3.  # 203

Colocado por: lipeVisto que tenho alguma lenha, estou a pensar colocar recuperador a lenha, com instalação de radiadores e quando ligado aquecer as águas.

Colocar tambem painel solar, com apoio de esquentador.

O que acham?

Acho que é o melhor sistema que pode escolher, simples eficaz polivalente e económico.
    O deposito pode ter também uma registençia electrica (desligada ) para os dias em que não há lenha, sol, nem gás ...
  4.  # 204

Colocado por: Lulu PernetaNão é bem assim Sr. Jorge...

Então como é ? Era bom explicar para que todos percebamos o seu ponto de vista .

Se a sua ideia é que basta uma resistência para suprimir as necessidades em alguns dias sem sol, e se disser que vale a pena porque não fica caro o que torna rentável .
    Estaremos de acordo ! Mas sem explicar as pessoas ainda ficam a pensar que basta o solar sem nada mais para aquecer um deposito !
  5.  # 205

Colocado por: Anonimo18072022Alololol.....você para inventar é tramado!!

eheh

Falávamos do calor emitido pelo sol ... Diga-me o que inventei ?

Se quiser posso fazer um desenho com o sol a terra e o mar :-)

Não tem nada a ver com a maneira como se propago o calor, que a mim até as vezes me queima os dedos quando agarro no ferro depois de soldar a outra ponta... Tal é a enorme propagação do calor por condução ! Está a ver o que eu sei ? Posso até acrescentar ! "Sei-o na pele" :-))))
  6.  # 206

Colocado por: Anonimo18072022AA energia (calor) que chega até nós do sol chega- nos por radiação.
    A energia (calor) que lhe chega qd solda é por condução.
    A energia (calor) que lhe chega qd solda sem tocar é por radiação e por condução usando o ar como fluido.

E acha que eu não sei isso desde miúdo ? Aqui aprende-se isso até à 4 classe !
    A radiação tem muitas vantagens ... Aqueçe os corpos sem aquecer os espaços sabia ?

Seja como for a minha intervenção começou com esta frase :

Colocado por: Sergio Rodrigueso sol apaga-se no inverno? pode estar um dia nublado e os paineis aquecem!

Qual é a sua opinião Etics ? "apaga-se" ou não ?
  7.  # 207

Colocado por: Jorge Santos - Faro

Então como é ? Era bom explicar para que todos percebamos o seu ponto de vista .

Se a sua ideia é que basta uma resistência para suprimir as necessidades em alguns dias sem sol, e se disser que vale a pena porque não fica caro o que torna rentável .
    Estaremos de acordo ! Mas sem explicar as pessoas ainda ficam a pensar que basta o solar sem nada mais para aquecer um deposito !

É simples, depende do sistema solar, atenção que quando digo sistema refiro-me a tudo, tudo o que o compõem até ao ultimo parafuso... Existem sistemas com rentabilidades totalmente diferentes a nível de acumulador e o mesmo se passa com o sistema de absorção de energia. A ideia de que só com Sol é que o sistema solar funciona é uma ideia já ultrapassada. Como o Sérgio disse e muito bem, pode funcionar em pleno num dia nublado.
    Até já existem sistemas com sistemas de apoio únicos e patenteados para ajudar em dias consecutivos sem Sol.
  8.  # 208

Colocado por: Lulu Pernetaatenção que quando digo sistema refiro-me a tudo, tudo o que o compõem até ao ultimo parafuso..

Sim existe de tudo... Eu em puto tinha um deposito ao sol que era uma maravilha, numa ilha em casa de férias, e mesmo sem parafusos aquecia que se fartava "
    Ao dizer tudo ... Não sei se está a referir mesmo à energia solar termica.

Colocado por: Lulu PernetaA ideia de que só com Sol é que o sistema solar funciona é uma ideia já ultrapassada

Devemos estar a falar de coisas diferentes... Energia solar é energia solar e essa só com o sol aqueçe a agua ou produz electricidade nos fotovoltaicos ...

Colocado por: Lulu PernetaExistem sistemas com rentabilidades totalmente diferentes

A isso chama-se coeficiente optico , que nunca poderá ser de 100 % .... Porque se existir uma cor que absorva 100% do especto solar essa cor, como deve saber seria invisível !
    Qual é o rendimento óptico desse sistema solar térmico a que se refere ?

É que aqui Sotavento Algarvio que é uma das zonas de Europa que mais sol recebe passo por montes de casas que passam dias sem agua quente solar.

Será que há alguma coisa nova que eu não conheça ?
  9.  # 209

Será que há alguma coisa nova que eu não conheça ?

Provavelmente sim.
    Mas nada disto é novo, é uma questão de pesquisar ou ás vezes ter a sorte de conhecer as pessoas certas na altura certa.
  10.  # 210

Colocado por: Lulu PernetaProvavelmente sim.
    Mas nada disto é novo, é uma questão de pesquisar ou ás vezes ter a sorte de conhecer as pessoas certas na altura certa.

Continuo a não perceber... Olhe que conheço muita coisa !

Até conheço a mais de 20 anos as bombas de calor que se vendiam como solar ... Já ajudei a arrancar algumas .
    Que são tão solares que até funcionam com a Lua :-)))

Espero que esteja mesmo a falar de solar térmica
  11.  # 211

Colocado por: Anonimo18072022ANão sendo a minha guerra,

Pois.. Não é mesmo a sua guerra :-)))
    Colocado por: Anonimo18072022Aretiram também energia da temperatura ambiente

Então quer dizer que aquecem tambem com a noites de lua cheia ? eheh e a bomba vai arrancar a quantos graus ?

Colocado por: Anonimo18072022AA energia retirada será ou não suficiente em dias nublados

Basta voçê se passar pela rua num dia sem sol algum para saber logo se nesse dia vai ter agua quente para os banhos !
    Com algumas nuvens os painéis ainda recebem alguma energia solar difusa ... Se chega ou não tudo depende das nuvens !

Nesta coisa do solar não tenho muitas duvidas ... Não estou na fase dos testes como no Etics !
  12.  # 212

Colocado por: Anonimo18072022ANão estará você a misturar o solar térmico com o solar termodinâmico?

Eu ? Eu estou é a achar que o sr. Lulu me está a querer dar baile e no fim virá precisamente fala no "solar termodinamico" Que nada tem a ver com solar.

Eu diria que o "solar termodinamico" é um tambem "lunar termodinâmico" pois até trabalha com a lua !
    Aliás aqui no Algarve nem se aconselha a colocar os paineis ao sol, pois dá barraca no verão .

Hoje finalmente já se vende solar térmico com apoio do sistema ( bomba de calor, termodinâmico etc... ) o nome não interessa. Esse sistema misto é muito bom !
    Mas não devemos confundir as pessoas ! Esse apoio é precisamente para os dias em que o solar térmico não consegue aquecer
  13.  # 213

Colocado por: Jorge Santos - Faroo sr. Lulu me está a querer

o sr lulu perneta (que raio de nick) esta a falar de uns simples tubos de vácuo com uma enorme acumulação, caro mas simples.

e mesmo com dias completamente tapados consegue retirar alguma energia.
  14.  # 214

Colocado por: jorgealvese mesmo com dias completamente tapados consegue retirar alguma energia.

São como estes ?

http://www.buderus.pt/produtos/energias-renovaveis/energia-solar-termica/logasol_skr.html
    Se no verão tivermos uma piscina para dissipar o calor pode ser bom, mas mesmo assim temos que ter apoio, porque há dias frios e nublados em que a agua não deve aquecer nem a 20 º
    Tenho um cliente que tem um grande sistema com esses paineis ... Queria aquecer a casa com isso .
    Gastou uma fortuna para nada... Instalação feita por um eng Fisico Alemão que mora no Alentejo...

Há outros que funcionam com vaso aberto, parecem ser bons, vamos a ver quanto tempo duram, tenho alguns clientes com estes últimos de vaso aberto

Conheço um Alemão que fez um deposito com 20.000 lts por baixo de casa... Queria aqueçer a casa com o sol... Dinheiro jogado fora !
    Aqui na minha zona há muito "inventor" Alemão reformado.... Alguns dedicam-se apenas a fazer vinho para consumo e amigos ... Esses ainda obtem bons resultados.
  15.  # 215

Colocado por: Jorge Santos - FaroSão como estes ?
    correcto,
  16.  # 216

São como estes ?

DO género. Mas isso é só uma parte do sistema, o resto tem de ser a condizer... falta ai muita coisa, aliás, falta o principal... o acumulador.
    Concordam com este comentário: Piny
  17.  # 217

Colocado por: Lulu Pernetao acumulador.

Já vi alguns com 2.000 litros e vai dar no mesmo, embora tenham mais reserva de agua...
    Costumam instalar esses com 1.000 e 2.000 em casas de malta que julga que vai aquecer a casa com piso radiante solar.
    Conheçe alguma instalação com com tubos de vácuo com mais de 10 anos ? Eu conheço mas desactivadas . Por acaso estou curioso com a sua duração a ver vamos !
  18.  # 218

Já vi alguns com 2.000 litros e vai dar no mesmo, embora tenham mais reserva de agua...
    Costumam instalar esses com 1.000 e 2.000 em casas de malta que julga que vai aquecer a casa com piso radiante solar.
    Conheçe alguma instalação com com tubos de vácuo com mais de 10 anos ? Eu conheço mas desactivadas . Por acaso estou curioso com a sua duração a ver vamos !

Isso não tem nada a ver Sr. Jorge, até pode ser um acumulador de 500L e dar um rendimento melhor do que um de 1000L.
    Existem um sem numero de pormenores que são muito importantes. A começar logo pelo isolamento do próprio acumulador...
  19.  # 219

Colocado por: Lulu PernetaA começar logo pelo isolamento do próprio acumulador...

De acordo, o isolamento e em especial a estratificação ... Estou a falar de material de alta qualidade, alguns com depósitos separados para aumentar a estratificação que aparentemente parecem só um .

Claro que quanto melhor for melhor fica servido, mas dai a nunca precisar de apoio nunca vi, mesmo aqui no Algarve há uma semana sem sol.

Um deposito de 100o litros muito bom pode mandar a agua durante uma semana com boa temperatura, mas então e o consumo de agua não arrefece o deposito ? Por melhor que seja temos que contar com o consumo. Por isso é que eu aconselho sempre pelo menos um esquentador "solar" em serie eu e os entendidos !
  20.  # 220

Colocado por: Jorge Santos - Faroalguns com depósitos separados para aumentar a estratificação
    a estratificação não é so separar depositos, nem nada do genero, é apenas e so dividir por camadas a temperatura num acumulador para isso existe acumuladores ja preparados para isso e outros sistemas que auxiliam isso mesmo, um acumulador com boa estratificação vai lhe fazer duas coisas pelo menos, garantir e dar prioridade da temperatura para AQS e (esta parte é importante) vai possibilitar o aproveitamento de muita mais energia solar no inverno e ao longo de dias enublados!!!
    Concordam com este comentário: Lulu Perneta

0.0984 seg. NEW