Colocado por: Sergio Rodriguesque eu saiba é so uma forma k d propagaçao voce sente é o resultado d varias maneiras!
Colocado por: lipeVisto que tenho alguma lenha, estou a pensar colocar recuperador a lenha, com instalação de radiadores e quando ligado aquecer as águas.
Colocar tambem painel solar, com apoio de esquentador.
O que acham?
Colocado por: Lulu PernetaNão é bem assim Sr. Jorge...
Colocado por: Anonimo18072022Alololol.....você para inventar é tramado!!
Colocado por: Anonimo18072022AA energia (calor) que chega até nós do sol chega- nos por radiação.
A energia (calor) que lhe chega qd solda é por condução.
A energia (calor) que lhe chega qd solda sem tocar é por radiação e por condução usando o ar como fluido.
Colocado por: Sergio Rodrigueso sol apaga-se no inverno? pode estar um dia nublado e os paineis aquecem!
Colocado por: Jorge Santos - Faro
Então como é ? Era bom explicar para que todos percebamos o seu ponto de vista .
Se a sua ideia é que basta uma resistência para suprimir as necessidades em alguns dias sem sol, e se disser que vale a pena porque não fica caro o que torna rentável .
Estaremos de acordo ! Mas sem explicar as pessoas ainda ficam a pensar que basta o solar sem nada mais para aquecer um deposito !
Colocado por: Lulu Pernetaatenção que quando digo sistema refiro-me a tudo, tudo o que o compõem até ao ultimo parafuso..
Colocado por: Lulu PernetaA ideia de que só com Sol é que o sistema solar funciona é uma ideia já ultrapassada
Colocado por: Lulu PernetaExistem sistemas com rentabilidades totalmente diferentes
Será que há alguma coisa nova que eu não conheça ?
Colocado por: Lulu PernetaProvavelmente sim.
Mas nada disto é novo, é uma questão de pesquisar ou ás vezes ter a sorte de conhecer as pessoas certas na altura certa.
Colocado por: Anonimo18072022ANão sendo a minha guerra,
Colocado por: Anonimo18072022Aretiram também energia da temperatura ambiente
Colocado por: Anonimo18072022AA energia retirada será ou não suficiente em dias nublados
Colocado por: Anonimo18072022ANão estará você a misturar o solar térmico com o solar termodinâmico?
Colocado por: Jorge Santos - Faroo sr. Lulu me está a querer
Colocado por: jorgealvese mesmo com dias completamente tapados consegue retirar alguma energia.
Colocado por: Jorge Santos - FaroSão como estes ?correcto,
São como estes ?
Colocado por: Lulu Pernetao acumulador.
Já vi alguns com 2.000 litros e vai dar no mesmo, embora tenham mais reserva de agua...
Costumam instalar esses com 1.000 e 2.000 em casas de malta que julga que vai aquecer a casa com piso radiante solar.
Conheçe alguma instalação com com tubos de vácuo com mais de 10 anos ? Eu conheço mas desactivadas . Por acaso estou curioso com a sua duração a ver vamos !
Colocado por: Lulu PernetaA começar logo pelo isolamento do próprio acumulador...
Colocado por: Jorge Santos - Faroalguns com depósitos separados para aumentar a estratificaçãoa estratificação não é so separar depositos, nem nada do genero, é apenas e so dividir por camadas a temperatura num acumulador para isso existe acumuladores ja preparados para isso e outros sistemas que auxiliam isso mesmo, um acumulador com boa estratificação vai lhe fazer duas coisas pelo menos, garantir e dar prioridade da temperatura para AQS e (esta parte é importante) vai possibilitar o aproveitamento de muita mais energia solar no inverno e ao longo de dias enublados!!!