Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: Jorge Santos - Faro
    mas dai a nunca precisar de apoio nunca vi

Mas eu nunca disse que não precisava de apoio. O que disse e volto a dizer é que para se ajudar o autor do tópico na pergunta que colocou, primeiro temos de saber que sistema solar escolheu pois existem sistemas bem mais produtivos do que outros... só isso.
  2.  # 222

Colocado por: Sergio Rodriguesa estratificação não é so separar depositos, nem nada do genero, é apenas e so dividir por camadas a temperatura num acumulador para isso existe acumuladores ja preparados para isso

Existem ? É pá que eu saiba no solar todos os depósitos são estratificados ou está a falar de deposito de inercia ? Olhe que isso é outra coisa !

Qual é o deposito de 2.000 litros ou de 1.000 que conheçe com melhor estratificação ? Não me diga que não têm dois depósitos separados ... Ou nunca viu ? Um deposito enorme que lá dentro tem dois.

Conheçe alguma maneira melhor de estratificar do que em depósitos separador no mesmo "bolo"

Sabe quais são as varias maneiras de obter a estratificação ( Separar a agua quente de menos quente ) Qual é a melhor ?

Colocado por: Sergio Rodriguesgarantir e dar prioridade da temperatura para AQS

Está a falar de quê ? do solar ou do apoio ? Se é do apoio sim ok, é mesmo assim ! se é do solar não não é assim !

Colocado por: Sergio Rodriguesvai possibilitar o aproveitamento de muita mais energia solar no inverno e ao longo de dias enublados!!!

Não entendo onde que chegar ... Volto a perguntar ... Está a falar do apoio ou do solar ?

O solar mesmo bem estratificado basta consumir um pouco e lá se foi a estratificação ! Aliás para que serve a estratificação ?

Serve precisamente para que o elemento de apoio aqueça apenas uma pequena parta ( A superior) que precisamos por exemplo para banhos ... O solar aquece todo o deposito e só por isso é que se coloca o solar na serpentina inferior !

Colocado por: Lulu PernetaMas eu nunca disse que não precisava de apoio.

Então estamos de acordo . Para quê discutir mais ? Agora só falta saber quando o cliente quer gastar no sistema e se é rentável instalar um sistema topo de gama ou um simples que serve muito bem para muita gente ! As vezes o mais rentável é um bidão ao sol !
  3.  # 223

Colocado por: Jorge Santos - FaroExistem ? É pá que eu saiba no solar todos os depósitos são estratificados ou está a falar de deposito de inercia ? Olhe que isso é outra coisa !
    há uns em que o deposito foi pensado e construido a pensar apenas na boa estratificação, nem todos têm boa estratificação, não estou a falar de nenhum deposito de inercia.

Colocado por: Jorge Santos - FaroQual é o deposito de 2.000 litros ou de 1.000 que conheçe com melhor estratificação ? Não me diga que não têm dois depósitos separados ... Ou nunca viu ? Um deposito enorme que lá dentro tem dois.
    voçe esta a falar de um Tank in Tank, não tem a ver com aquilo que eu quero dizer!

Colocado por: Jorge Santos - FaroConheçe alguma maneira melhor de estratificar do que em depósitos separador no mesmo "bolo"
    existem varias maneiras, uma delas por exemplos não evitar a mistura directa de temperaturas diferentes, o que faz com que o deposito comece a perder a estratificação, existe tambem depositos em que no interior ou exterior têm uma "coluna" que encaminha agua para o sitio certo dentro do acumulador, existem com separadores dentro do deposito, sistema que trabalham em banho maria, sistemas solares com valvulas desviadores que tambem encaminham o fluido para onde tem que ir e por ai fora.....

Colocado por: Jorge Santos - FaroSabe quais são as varias maneiras de obter a estratificação ( Separar a agua quente de menos quente ) Qual é a melhor ?
    diga la sr jorge!

Colocado por: Jorge Santos - FaroEstá a falar de quê ? do solar ou do apoio ? Se é do apoio sim ok, é mesmo assim ! se é do solar não não é assim !
    sr jorge ja lhe disse, estou a falar da estratificação, uma boa estratificação do deposito tem como vista garantir a prioridade das AQS entende?

Colocado por: Jorge Santos - FaroNão entendo onde que chegar ... Volto a perguntar ... Está a falar do apoio ou do solar ?

olhe é facil de entender, deposito com boa estratificação, parte de cima bem quente, parte inferior bem fria, se a parte inferior estiver sempre fria vai ser possivel aproveitar energia solar em dias mais nublados entende?

Colocado por: Jorge Santos - FaroO solar mesmo bem estratificado basta consumir um pouco e lá se foi a estratificação ! Aliás para que serve a estratificação ?
    Não é verdades esta enganado, e a outra parte ja lhe respondi
  4.  # 224

olhe este por exemplo da SailerGmbh por dentro esta cheio de "caralhices" com o fim de promover a estratificação do deposito!!!
      146.jpg
  5.  # 225

outro
      147.jpg
      148.jpg
  6.  # 226

Colocado por: Sergio Rodriguesolhe é facil de entender, deposito com boa estratificação, parte de cima bem quente, parte inferior bem fria, se a parte inferior estiver sempre fria vai ser possivel aproveitar energia solar em dias mais nublados entende?

Eu estou enganado ? Ok ! Tem razão !

Devo ver mal.... A mim esses bonecos não me dizem nada ! O que me diz é a leitura do termómetro superior e do inferior. Fazer essa leitura

Colocado por: Sergio Rodrigues
    diga la sr jorge!

A minha pergunta era mais no sentido de lhe questionar sobr a sua opinião ou seja qual é para si o modelo sistema e marca que melhor extratificação dá ...
    Não a que lê nos catálogos, mas a que vê no seu dia a dia nos sistemas solares .
    Não lhe vou tentar ensinar o que já sabe ! E para quem não sabe a net está cheia disso ... Não vale a pena colocar aqui.
    Quem nada souber tem aqui um guia básico do instalador ... Onde pelo menos ensina qual a inclinação ideal para um deposito no inverno... (Página 9 )

http://www.aguaquentesolar.com/noticiaseventos/e6/JCruzCosta.pdf

Agora diga-me uma coisa acha que esses depósitos que mostrou sem sol e consumido agua mantêm a agua quente para não precisar de apoio ? Eu não acho e sei que não mantêm !
    Se tiráramos 100 litros para dois banhos no outro dia de manhã o deposito está frio e com temperatura insuficiente para novos banhos . Note que em dias nublados aqui no Algarve a agua nem passa dos 40 º... Um banho e vai logo para 30 ... A estratificação só serve para reduzir o tempo da mistura da agua fria com a quente, nada mais !

O sentido da energia vai sempre do quente para o frio .... Por isso a agua quente vai arrefecendo e descendo, seja em que sistema for ! Só se tivermos um deposito separado aberto em que se use a agua disponível sem misturar com fria é que acredito que a agua se mantenha quente, mas esse sistema não se vende por aí ! Tem que ser vento por nós ! ( "Inventado")
    Imagine que tem uma reserva de 1000 litros de agua quente muito bem isolado ... Tem muita agua de reserva para consumir mas NÂO LHE PODE misturar fria !
    Nunca viu um sistema desses ? Por essa europa fora nem todos compram tudo, há muitas pessoas que gostam de criar !

Mas sei que muitas pessoas para vender o mais caro dizem maravilhas que depois não são a realidade... O que mais conheço por aí são sistemas com caldeiras a gáz dizendo que o gaz só aqueçe uma pequena para etc etc... São muitos barretes que eu já vi na vida e alguns que modifiquei.
    Quantas pessoas já jogaram fora as caldeiras a gas para aplicar um simples esquentador em serie ... Que aí sim têm agua quente sem limite !
    Mas você sabe disso não lhe estou a ensinar nada !
  7.  # 227

Colocado por: Jorge Santos - FaroAgora diga-me uma coisa acha que esses depósitos que mostrou sem sol e consumido agua mantêm a agua quente para não precisar de apoio ?
    estes depositos são capazes de aproveitar melhor o sol em dias nublados e com pouca radiação, aquilo que eu lhe disse sobre a parte debaixo fria, ao fazer isso baixa as necessidades de apoio! de quer autonomia total pode sempre colocar 278 paineis e uns milhares de litros de acumulação que secalhar basta um dia de sol para ter agua quente todo o ano!!!
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  8.  # 228

Colocado por: Jorge Santos - FaroImagine que tem uma reserva de 1000 litros de agua quente muito bem isolado ... Tem muita agua de reserva para consumir mas NÂO LHE PODE misturar fria !
    Nunca viu um sistema desses ?
    so se estiver a falar em sistema em banho maria isso ja existe
  9.  # 229

Colocado por: Jorge Santos - FaroSó se tivermos um deposito separado aberto
    tambem existe depositos "abertos" sem pressão
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  10.  # 230

Colocado por: Jorge Santos - FaroNote que em dias nublados aqui no Algarve a agua nem passa dos 40 º... Um banho e vai logo para 30 ... A estratificação só serve para reduzir o tempo da mistura da agua fria com a quente, nada mais !
    não a estratificação serve que inves de ter um deposito todo com 40º tem um deposito com 60 ate meio e 20º o resto mais ho menos isto!!
  11.  # 231

12.  # 232

13.  # 233

14.  # 234

Sérgio, isso são bonecos...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, Piny
  15.  # 235

Colocado por: ArcadeSérgio, isso são bonecos...
    mas deu para perceber ou nao?
  16.  # 236

este ja nao é boneco!!!

17.  # 237

estava a ser sarcástico ;)
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  18.  # 238

19.  # 239

+
      Intersolar-2012-Schichtspeicher-Oskar° (1).jpg
  20.  # 240

+