Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Um bem haja a todos.
    O motivo da abertura desta discussão prende-se com o facto de poucas experiências terem sido partilhadas acerca dos recuperadores de calor Chama.
  2.  # 2

    Um bem haja a todos.

    O motivo da abertura desta discussão prende-se com o facto de poucas experiências terem sido partilhadas acerca dos recuperadores de calor Chama.
    Estou a contruir moradia e encontro-me na fase de adquirir o recuperador de calor. Após uma pesquisa superficial acerca deste assunto, apercebo-me que nos dias de hoje, temos empresas portuguesas bem colocadas no mercado e a concorrer com as marcas internacionais, pela fiabilidade e qualidade dos equipamentos que fabricam...como tal, tenciono escolher uma marca portuguesa para o recuperador de calor.

    Após algumas visitas a lojas de comércio deste tipo de equipamentos, considero que a melhor relação preço-qualidade mora nos equipamentos da Chama.

    Tenciono que o equipamento tenha no mínimo 90cm e encontro-me com uma grande dúvida:

    - série Kristal 88
    ou
    - série Lux 9

    Este último mais caro cerca de 350€ do que o primeiro.

    Esteticamente, ambos são muito apelativos, embora a série Lux, seja simplesmente fantástica, pela questão de quando não utilizado, ficar com o vidro todo negro (ficando em tudo semelhante a um LCD), design minimalista, etc...e, quando em ação, sermos presenteados com uma queima fora do vulgar.

    Estou muito inclinado para o Lux 9, que em termos de capacidade difere da série Kristal por ter dupla queima, isto é, segundo me foi dito, existe uma 2ª câmara de combustão, onde os gases não queimados, voltam a o circuito e não são expelidos para o exterior da chaminé, num recuperador com apenas uma câmara de combustão. Ambos têm ventilador tangencial silencioso, sistema limpeza de vidro,...só o Kristal tem gaveta de cinzas (a ideia é ter aspirador cinzas o que não é importante na comparação de ambos).

    A minha principal dúvida, é que não vi nenhum Lux 9 ao vivo e a cores...e em fotos que consegui apanhar na net, parece-me que o interior do recuperador é bastante mais pequeno do que o Kristal 88, esse sim, tive oportunidade de apreciar com detalhe.

    Será que alguém me pode ajudar, ora por conhecer algum destes produtos ou já tenha tido a oportunidade de ver de perto ambos os modelos?

    Obrigado desde já.


    VS
  3.  # 3

    kristal 88
      Kristal 88.jpg
  4.  # 4

    Lux 9
      LUX 9.png
      LUX 9 II.png
  5.  # 5

    Esta tarde, contatei a loja onde sondei preços e foram altamente disponíveis.
    Convidaram-me a passar lá (residência por cima da loja), e estivemos a discutir as minhas dúvidas.
    O negócio foi feito contudo de forma condicionada:
    -Vão encomendar o LUX 9 (minha escolha) com a condição de o ir ver antes de ser instalada na minha moradia.

    Após contato com o recuperador ao vivo e a cores, confirmarei a minha escolha ou pedirei para trocar pelo Kristal 88.

    Apesar de exteriormente terem o mesmo tamanho (cerca de 90cm de largura), o interior (onde se coloca a lenha) é mais pequeno no LUX9 do que no Kristal 88.
    A loja diz que apesar de mais pequeno, o rendimento será sempre superior no LUX 9 e a câmara continua a ser suficiente para colocar lenha com dimensões "grandes" (dentro do razoável).

    Depois deixo aqui a minha opinião após ver com os meus olhos o dito recuperador.

    Aceitam-se é opiniões!
  6.  # 6

    Boa sorte na escolha. Eu também comprei recentemente um de outra marca e estou muitíssimo satisfeito!
  7.  # 7

    Muito tenho lido sobre permitir ou não permitir o uso de lã de rocha mesmo que protegida por alumínio no revestimento das paredes exteriores do recuperador, por questões de saúde como, para todos deve ser conhecido.

    A minha questão é a seguinte: Se optar por não permitir o revestimento com lã de rocha e deixar 2 grelhas na lateral da hotte, que incovenientes poderei ter?

    Isto porque, no orçamento apresentado, o instalador de facto menciona o revestimento do recuperador com lã de rocha em placas e devidamente isoladas por alumínio mas receio que com o calor o alumínio "abra" e a lã de rocha deixe de estar isolada!

    Agradeço que partilhem por favor as vossas opiniões/experiência.
  8.  # 8

    Colocado por: Rui A. B.Boa sorte na escolha. Eu também comprei recentemente um de outra marca e estou muitíssimo satisfeito!


    Já agora que aparelho escolheu?
  9.  # 9

    Colocado por: InTheHouse

    Já agora que aparelho escolheu?


    Bodart & Gonay modelo In Fire 683. Eu, se fosse a si, não deixava colocar lã de rocha, pode até levar ao sobre-aquecimento do recuperador e danificá-lo.
  10.  # 10

    E o pladur...com a temperatura, não terá tendência a empenar e a escurecer?
  11.  # 11

    Colocado por: InTheHouseE o pladur...com a temperatura, não terá tendência a empenar e a escurecer?


    Ainda não fiz a hotte, não lhe posso responder...
  12.  # 12

    Após ter visto presencialmente o recuperador Chama Lux 9, tomei a minha decisão...aliás só precisei de 3 segundos para o fazer.
    Efetivemente a escolha recaiu sobre o Lux 9 (91cm)...é de facto mais pequeno em termos de interior face ao Chama Kristal 88, mas chega e sobra para lá colocar umas achas de grandes dimensões a arder.

    Embora em termos de potencialidades (potência, rendimento, estrutura,...) me tenha sido explicado que o lux seria superior ao kristal, em termos estéticos então, dá 10-0 ao kristal...em termos de design, este lux será um dos recuperadores mais apelativos do mercado na atualidade.

    O aro minimalista, o sistema de abertura de porta extremamente bem dissimulado, o vidro totalmente preto (que mais parece ser um plasma de que propriamente um recuperador), dão requinte e modernidade ao conjunto.

    Para já, fica este feedback para os interessados, que não passa de uma análise meramente ao nível de design...
    ...a seu tempo, deixarei o registo da minha experiência, quando atirar lá para dentro o primeiro fósforo...nessa altura veremos as capacidades da máquina.

    PREÇO TOTAL COM INSTALAÇÃO: 1.650,00€ (inclui IVA)

    Este preço não inclui hotte em pladur dado ter ajustado este serviço com o trolha e estar já incluído no orçamento desta arte.
  13.  # 13

    Cá vai umas fotos do Chama Lux 9...a minha escolha:
      DSC03281 (Small).JPG
  14.  # 14

    .
      DSC03279 (Small).JPG
  15.  # 15

    .
      DSC03277 (Small).JPG
  16.  # 16

    .
      DSC03276 (Small).JPG
  17.  # 17

    Caro colega InTheHouse.

    Estou neste momento a pedir orçamentos para a instalação de um recuperador e o modelo Lux da Chama foi aquele que me despertou mais interesse principalmente pela estética. No entanto tenho uma dúvida e julgo que pode ajudar-me. O facto de o vidro ser escuro não dificulta a visualização da chama obrigando a ter de abrir a porta para verificar se é necessário acrescentar lenha?

    Está contente com o recuperador? Isolou com lã de rocha?

    Obrigado.
  18.  # 18

    Boa noite s0ares.
    Esteticamente, considero que a série Lux da Chama é das propostas mais interessantes do mercado...para além disso é uma marca nacional, o que no meu caso também pesou na escolha, após ter constatado junto de revendedores multimarca, das suas boas performances.

    Quanto à questão que me coloca, relativamente ao vidro negro, penso que não terá de todo, a dificuldade de ver se a fogueira necessita de mais lenha...a diferença para o vidro normal, residirá apenas numa forma diferente de visualizar a queima. Em termos de visão, será similar à visibilidade dos fornos de cozinha quando ligamos a luz interior da câmara...portanto, enquanto estiver a funcionar efetivamente a queima é visualizada através de um vidro negro mas translucido com a vantagem de quando não for usado, terá apenas o vidro negro semelhante a um lcd dando um aspeto mais "clean" ao recuperador.

    Quanto ao funcionamento do recuperador, para já não posso partilhar opinião, dado que a casa continua em construção e ainda não o ter utilizado.

    Quanto à lã de rocha, o meu não levou...apesar de dizerem que vem isolada com fita de alumínio, a médio/longo prazo, com o calor, acabará por abrir e libertar partículas que sairão pelas grelhas de ventilação...em troca da lã de rocha, pedi para colarem em cima do recuperador uma tira de 10 a 15 cm de largura de vermiculite sobre toda a largura do recuperador, protegendo a zona onde o recuperador libertará mais calor para o pladur.

    Que preços é que tem conseguido para o recuperador...o meu é o lux9.
  19.  # 19

    Com montagem e saco em pladur fica cerca de 2400€. Considero bastante elevado.
    Ando neste momento à procura de outras marcas com o vidro negro mas parece não haver.


    Cumprimentos
  20.  # 20

    Esse modelo (Chama Lux9) tb existe em dupla face?
 
0.0214 seg. NEW