Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Já muito ouvi falar sobre o fraco rendimento dos painéis norquente. Pois eu tenho um sistema AQS CF Norquente já há 2 anos e não me posso queixar acerca do seu rendimento.

    Hoje temos um dia soalheiro pelo que, para esclarecer os mais céticos, decidi tirar uma foto do painel com os registos de temperatura dos paineis e depósito.
    Quem diria que estes painéis com tão baixa eficiência conseguiriam atingir os 110ºc às 14h08, em pleno inverno e mesmo com os banhos da manhã, conseguiriam aquecer 300l aos 73ºc? Nada mau para uns painéis com tão baixo rendimento.

    Estou curioso por ver os registos de temperatura dos painéis CF de marcas conceituadas, com qualidade superior, bem mais eficientes e bem mais caros. De certeza que atingem temperaturas bem mais elevadas nesta época do ano, pois como todos sabem, no verão qualquer coisa aquece ao sol, mas é no inverno que precisamos da água quentinha, e se distinguem os bons sistemas AQS dos menos bons.

    Fico a aguardar os comentários do pessoal que já tanto opinou acerca do baixo rendimento destes painéis e está lançado o desafio relativamente aos respetivos registos de temperatura, para na prática compararmos o quão mais eficientes são os painéis das marcas de topo europeias.

    Cump.
      norquente temperatura.JPG
    • eu
    • 3 fevereiro 2013

     # 2

    Eu tenho um sistema igual ao seu e também não tenho razões de queixa da sua eficiência. Mas não consigo obter essas temperaturas nesta altura do ano, nem pensar... o meu aquece a água a "apenas" uns 50 graus nesta altura do ano.
    • ns03
    • 3 fevereiro 2013 editado

     # 3

    Eu tenho da Vulcano, CF com 300lts e também não obtenho esse rendimento.
    Por acaso hoje não verifiquei a temperatura que terá atingido, mas amanhã se o dia estiver igual, vou fazer a medição.

    http://new-life-inn.blogspot.pt/2012/09/paineis-solares-vulcano-programa-solar.html

    PS: Um colega de trabalho tem Norquente e está muito satisfeito com o rendimento, só não gostou tanto foi do tempo de resposta da assistência técnica.
  2.  # 4

    .. não podem comparar "rendimentos", sem saberem as condições da instalação. Pelo menos a orientação e localização ;)
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 5

    Rendimento de um painel é uma coisa, agora quando se tem 3 painéis e as outras marcas tem 2, a coisa já fica mais equilibrada.
    Segundo as tabelas da "medida solar do socrates" esses eram, se bem me lembro, bons, mas não dos primeiros, e com os tais 3 painéis. Ou seja , tinham um rendimento total bem respeitável. O que se tem falado por ai é da qualidade do material, isso eu já não sei , excepto o que se ouve/viu sobre os vidros.

    Claro que a localização/orientação/consumo pode baralhar tudo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu
  4.  # 6

    Colocado por: system32Rendimento de um painel é uma coisa, agora quando se tem 3 painéis e as outras marcas tem 2, a coisa já fica mais equilibrada.
    Segundo as tabelas da "medida solar do socrates" esses eram, se bem me lembro, bons, mas não dos primeiros, e com os tais 3 painéis. Ou seja , tinham um rendimento total bem respeitável. O que se tem falado por ai é da qualidade do material, isso eu já não sei , excepto o que se ouve/viu sobre os vidros.

    Claro que a localização/orientação/consumo pode baralhar tudo.
    Concordam com este comentário:eu


    Boas,

    A norquente tem 3 paineis e as outras marcas 2 porque supostamente os painéis são bem menos eficientes. Há pouco, já perto das 16h00 tirei outra foto, e os painéis atingiram os 107ºc e tenho os 300l a 83ºc... isto alguma vez são painéis pouco eficientes?

    Eu acho que faz sentido comparar as "performances" dos sistemas AQS das várias marcas nesta altura do ano. De nada me serve ter painéis, segundo as tabelas, com rendimentos xpto se depois na prática não cumprem o seu propósito: disponibilizar água quentinha em abundância.

    Mantém-se o desafio, mostrem qual a performance dos vossos CF de marca, para vermos na prática que diferenças há entre eles.

    Cump.
      Norquente temp.JPG
    • ns03
    • 4 fevereiro 2013

     # 7

    Na zona do Porto, com um sistema de CF com 300Lts da Vulcano, hoje às 14H o líquido que circulava nos painéis estava a 57º...
    Bem sei que não podemos comparar desta forma, mas parece-me uma diferença muito acentuada.

    http://new-life-inn.blogspot.com/2012/09/paineis-solares-vulcano-programa-solar.html
  5.  # 8

    Aqui em lisboa os meus paineis sonnenkraft às 15h andava pelos 82º deposito a 76º.
    Virados a sul e a 45º inclinação
  6.  # 9

    Falta: zona, orientação, inclinação, utilização, etc...

    E já agora a temperatura do deposito é medida onde?

    É que eu até tinha 70 e tal graus a 1/3 de altura, mas basta ir lavar a loiça que ao entrar agua fria esta temperatura desce bastante.


    Colocado por: nunoneiva75

    Boas,

    A norquente tem 3 paineis e as outras marcas 2 porque supostamente os painéis são bem menos eficientes. Há pouco, já perto das 16h00 tirei outra foto, e os painéis atingiram os 107ºc e tenho os 300l a 83ºc... isto alguma vez são painéis pouco eficientes?

    Eu acho que faz sentido comparar as "performances" dos sistemas AQS das várias marcas nesta altura do ano. De nada me serve ter painéis, segundo as tabelas, com rendimentos xpto se depois na prática não cumprem o seu propósito: disponibilizar água quentinha em abundância.

    Mantém-se o desafio, mostrem qual a performance dos vossos CF de marca, para vermos na prática que diferenças há entre eles.

    Cump.
      Norquente temp.JPG
  7.  # 10

    Colocado por: system32Falta: zona, orientação, inclinação, utilização, etc...

    E já agora a temperatura do deposito é medida onde?

    É que eu até tinha 70 e tal graus a 1/3 de altura, mas basta ir lavar a loiça que ao entrar agua fria esta temperatura desce bastante.



    Os meus ainda têm mais inclinação do que os seus. Nunca medi mas deve andar pelos 55º de inclinação (ainda tive que gastar algum latim a convencer o instalador a colocá-los com esta inclinação, por ele ficavam com muito menos inclinação).

    Quanto à utilização, somos 5 cá em casa. As ML também estão a receber água quente direta. A MLL trabalha todos os dias.

    O termoacumulador norquente tem 2 sensores de temperatura. O digital que vos mostrei mede a temperatura na parte inferior. O analógico junto à resistência de apoio mede a temp mais acima. Se a R aquecer a água, chega a haver 20ºc de diferença entre eles.

    300L a 80ºc chega perfeitamente para todos os gastos diários incluindo banhos de imersão. A termoestática está a 40ºc por isso mesmo que a água da rede entre a 10ºc, tenho mais de 600L de água quentinha disponível para gastar, praticamente à borlix. Basta esperar que esteja um dia de sol.

    Cump.
  8.  # 11

    umas fotos do sistema completo eram bem vindas!
  9.  # 12

    Colocado por: ramos1999umas fotos do sistema completo eram bem vindas!


    Boas,

    É um sistema CF como tantos outros, nunca viu um sistema CF ao vivo?

    Cump.
  10.  # 13

    Falta a zona do pais!
    A inclinação ideal também depende da latitude.

    E o problema não nos dias de sol, mesmo no inverno . é nos outros.

    Mas não tenho problema em dizer que o seu sistema não se está a comportar nada mal. Espero que continue assim por muitos anos...


    Colocado por: nunoneiva75

    Os meus ainda têm mais inclinação do que os seus. Nunca medi mas deve andar pelos 55º de inclinação (ainda tive que gastar algum latim a convencer o instalador a colocá-los com esta inclinação, por ele ficavam com muito menos inclinação).

    Quanto à utilização, somos 5 cá em casa. As ML também estão a receber água quente direta. A MLL trabalha todos os dias.

    O termoacumulador norquente tem 2 sensores de temperatura. O digital que vos mostrei mede a temperatura na parte inferior. O analógico junto à resistência de apoio mede a temp mais acima. Se a R aquecer a água, chega a haver 20ºc de diferença entre eles.

    300L a 80ºc chega perfeitamente para todos os gastos diários incluindo banhos de imersão. A termoestática está a 40ºc por isso mesmo que a água da rede entre a 10ºc, tenho mais de 600L de água quentinha disponível para gastar, praticamente à borlix. Basta esperar que esteja um dia de sol.

    Cump.
  11.  # 14

    Boas,

    Alguém sabe se há um valor mínimo admissível ou aconselhável para a pressão no circuito prímário de um sistema de circulação forçada?

    Cump.
    • eu
    • 24 fevereiro 2013

     # 15

    Colocado por: nunoneiva75Alguém sabe se há um valor mínimo admissível ou aconselhável para a pressão no circuito prímário de um sistema de circulação forçada?

    Penso que esse valor depende muito da distância vertical entre os painéis e o acumulador...
  12.  # 16

    Boas Eu,

    No meu caso, com os paineis quentinhos a 100ºc, a pressão não chega aos 2 bar, mas com eles frios a pressão chega a baixar dos 0,5 bar, o que me parece muito baixo... o acumulador está logo por baixo dos painéis.

    No seu caso os valores são idênticos?

    Cump.
  13.  # 17

    Colocado por: eu
    Penso que esse valor depende muito da distância vertical entre os painéis e o acumulador...


      depende de onde tenha o manometro! se for um predio de 5 andares junto aos paineis tera uma certa pressão no acumulador sera outra!
      • eu
      • 25 fevereiro 2013

       # 18

      Colocado por: nunoneiva75Boas Eu,

      No meu caso, com os paineis quentinhos a 100ºc, a pressão não chega aos 2 bar, mas com eles frios a pressão chega a baixar dos 0,5 bar, o que me parece muito baixo... o acumulador está logo por baixo dos painéis.

      No seu caso os valores são idênticos?

      Cump.

      Não, no meu a pressão está sempre em 1,5 bar, frios ou quentes...
    •  # 19

      Assim é que está bem! O vaso de expanção equilibra as variações de volume/pressão do liquido a quente ou a frio.

      Colocado por: eu
      Não, no meu a pressão está sempre em 1,5 bar, frios ou quentes...
      • z1979
      • 25 fevereiro 2013

       # 20

      Colocado por: Sergio Rodrigues

      depende de onde tenha o manometro! se for um predio de 5 andares junto aos paineis tera uma certa pressão no acumulador sera outra!


      Como assim caro Sergio ?

      Porque é que varia e qual a diferença?
     
    0.0222 seg. NEW