Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho de encontrar um apartamento para arrendar até ao final deste mês. Data em que vou sair de onde estou.
    Ontem encontrei um imóvel que me satisfez e vou hoje visita-lo.

    No entanto, pela conversa que tive ao telefone, estou com receio que o senhorio não faça contrato de arrendamento e passe recibo.
    Deixa-me numa situação duvidosa pois tenho receio de dar o valor da caução como sinal, e esperar até ao final do mês para entrar no imóvel (faltam 3 semanas).
    Sei lá se me vai dar as chaves verdadeiras ou posso confiar na palavra dele?

    A história que dizem sempre é que se fiz contrato e passar recibos o valor da renda sobe, etc, etc.

    O que fariam no meu caso?

    Obrigado pela atenção
  2.  # 2

    bom dia
    Se tiver tempo e fizer uma leitura pelos tópicos sobre arrendamento neste forum encontrará várias situações problemáticas com "contratos" desse género.
    Convém que o/a pafgm saiba que para o arrendamento ser legal tem que haver contrato escrito.

    Apesar do valor da renda ser diferente, eu não aceitaria essas condições. Caso o valor da renda com contrato não lhe interesse, imóveis há muitos e decerto encontrará outro ao seu gosto com tudo feito como deve ser.
    Concordam com este comentário: FD, pafgm
    •  
      GF
    • 4 fevereiro 2013 editado

     # 3

    Não dê cauções sem assinar nada.
    Dá a caução quando assinar o contrato.
    Pode assinar o contrato agora, dar um mês apenas, e dar o restante valor quando acordar com o senhorio.

    E não confundir contrato escrito com recibos. São coisas totalmente distintas a dissociáveis.
    Sem contrato escrito, nunca. Sem recibo, é uma opção sua.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: pafgm
  3.  # 4

    Concordo plenamente com vocês.

    Sem contrato e recibos não há arrendamento.
    Não me sinto seguro pois não conheço a pessoa, nem o senhorio se devia sentir.

    Obrigado pela ajuda.
    • pafgm
    • 4 fevereiro 2013 editado

     # 5

    Bem como esperava, a pessoa não faz contrato de arrendamento. No entanto, a pessoa inspira-me confiança e propõe algo que nunca tinha ouvido falar.

    Disse-me que vai existir contrato assinado por ambas as partes, mas simplesmente não estará registado nas finanças (obviamente que é ilegal).
    Se houver algo que eu não concorde e queira fazer queixa, eu vou às finanças e registo o contrato para ter os meus direitos. E vice-versa.

    Vai enviar amanhã o contrato por email para ver se quero quero alterar ou acrescentar alguma coisa.
    Depois de ambos assinarmos o contrato, eu dou a caução e dá-me as chaves na hora.
    Todos os recibos de água, luz, etc vêm parar a casa, e eu tenho de pagar da forma que entender.

    Sei que isto pode ter implicações para ambos os lados, eu não declaro no IRS nem o proprietário.
    Na verdade eu não pretendo isto, mas o acréscimo da renda é muito elevado e o apartamento é muito bom pelo preço que é.
    A longo prazo quero colocar o contrato nas finanças para estar seguro da vida.

    Será que é assim tão simples eu registar o contrato de arrendamento nas finanças caso exista algo grave no decorrer do arrendamento?
    Que implicações pode ter para mim?

    Obrigado pela ajuda
    •  
      GF
    • 4 fevereiro 2013

     # 6

    Colocado por: GFE não confundir contrato escrito com recibos. São coisas totalmente distintas a dissociáveis.


    Muita gente confunde as duas coisas, ou melhor, associa-as como sendo a mesma coisa.
    Um contrato de arrendamento é legal, bastando-se, entre outras coisas, a sua forma escrita.

    Portanto, tendo um contrato escrito, assinado pelas partes, está tudo legal e correcto.

    O facto do proprietário não passar recibos, é problema dele. Pode vir um dia o fisco bater-lhe à porta (a ELE), e pedir-lhe contas.
    O seu único problema é não ter nada para deduzir no seu IRS.
    E o problema moral, de estar a contribuir para que alguém fuja ao fisco, mas não tem que saber disso...
    tirando isso.... tudo correcto!
    Concordam com este comentário: pafgm
 
0.0122 seg. NEW