Iniciar sessão ou registar-se
    • Sharky
    • 4 fevereiro 2013 editado

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Não sei se alguém me poderá ajudar no seguinte. Tenho a aprovação de um projecto a decorrer, no entanto fui notificado pela câmara de forma a responder se o levantamento topográfico está georeferenciado, acontece que o levantamento foi efectuado há alguns anos e não sei onde pára o topógrafo que fez o trabalho. Com isto pretendo saber se existe alguma forma de saber através do levantamento que tenho em formato digital se ele está georeferenciado ou não.

    Agradeço desde já qualquer ajuda.
  1.  # 2

    Se foi feita à alguns anos não está quase de certeza.
    Precisa sempre da declaração de um topografo atestando a georeferenciação
  2.  # 3

    Tente colocar um pdf com o levantamento e informe em que zona do país é para ver se é possivel dar uma ajuda.
    • Sharky
    • 4 fevereiro 2013 editado

     # 4

    Boa tarde novamente,

    Não tenho forma de passar para .pdf, pois apenas tenho uns ficheiro que não consigo abrir em formato .dwg ; .plt.
    Posso tentar passar estes ?
    O pedido encontra-se na câmara de Sintra.
    Deixe-me só adiantar que o pedido feito pela câmara é o seguinte e passo a transcrever "...Esclarecer se o levantamento está georreferenciadoao sistema de coordenadas planimétricas no sistema DATUM 73 do Merégrafo de Cascais..."
  3.  # 5

    Tal como lhe disseram muito provavelmente não está georreferenciado. Poderá no entanto comprovar isso olhando para o levantamento que tem em papel e ver se tem alguma quadrícula ( onde neste caso que mostro aparece -78175, -125025, no seu caso serão outros valores ) ou na legenda algo semelhante a:

    Depois é ver se o ficheiro em CD está georreferenciado.


    www.gabineteop.com
      lev_top.jpg
  4.  # 6

    Obrigado pelas respostas, vou olhar então para o levantamento em papel e verificar se este contem os dados que me indicou. No entanto e sem certezas não tenho ideia desses dados existirem.
    Antecipando que não está georreferenciado, é necessário efectuar novo levantamento?

    Obrigado a todos pela ajuda.
  5.  # 7

    Boa tarde,

    Infelizmente confirmo que o levantamento não contêm os dados que o "Gabinete OP" me indicou, assim sendo alguém me sabe responder se isto implica fazer um novo levantamento topográfico?.

    Cumprimentos
  6.  # 8

    A quadricola pode dar a indicação que georeferênciado, mas o técnico que fez o trabalho pode ter o trabalho georeferênciado e não ter colocado a quadricola. Se tem o desenho em formato dwg, terá de ídentificar um ponto no desenho e verificar quais são as coordenadas. Como a zona de sintra se encontra no 3º quadrante geográfico as coordenadas teram de ser ambas negativas (MP / XY).
  7.  # 9

    Boa tarde sfescada,
    Agradeço a informação, mas será que consigo fazer o que me indica "...identificar um ponto no desenho e verificar quais são as coordenadas." consegui instalar um programa (DWG See) que me deixa ver o ficheiro neste formato .dwg, mas não faço a minima ideia como poderei selecionar um ponto e ver as coordenadas.

    Obrigado
  8.  # 10

    Para identificar um ponto e verificar as coordenadas terá de usar um comando indicado para isso e não sei se esse programa que instalou (DWG See) permite isso. Veja a sua caixa de mensagens porque ontem envie-lhe uma para o tentar ajudar. Se o levantamento não estiver georeferênciado poderá pedir a um topógrafo para o georeferênciar, mas existem trabalhos que é mais facil fazer tudo de novo. Outro contra de não ter o levantamento georeferênciado é que possivelmente o autor do projecto de arquitectura terá de alterar tudo o que sejam cotas de projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sharky
    • Sharky
    • 6 fevereiro 2013 editado

     # 11

    Antes de mais quero agradecer a amabilidade do utilizador sfescada, que se disponilizou de imediato para ver o ficheiro .dwg e avaliar se o levantamento estaria verdadeiramente georreferenciado. Tendo chegado à conclusão que o mesmo está georreferenciado mas que o técnico se terá esquecido de indicar qual o Datum de referência.
    Anexo um extracto do levantamento, que o utilizador sfescada amavelmente fez e me enviou para colocar aqui e poderem dar as vossas opiniões.
    Para terminar e visto que aparentemente o levantamento está georreferenciado, como posso dar resposta à câmara na questão que cito abaixo.

    Obrigado a todos e especialmente ao sfescada.

    Colocado por: Sharky

    "...Esclarecer se o levantamento está georreferenciadoao sistema de coordenadas planimétricas no sistema DATUM 73 do Merégrafo de Cascais..."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 12

    Muito bem... ainda bem que se resolveu.
  10.  # 13

    Antes de dar qualquer resposta sobre o levantamento ainda falta saber em que datum está georeferênciado o levantamento, e isso não consigo dizer apenas pelas coordenadas porque a diferença entre os dois datum mais usados é de 2/3m. Em relação às cotas e desde que tenham tido como base o marégrafo de Cascais, são iguais em ambos os datuns. O levantamento está georeferênciado, mas tanto pode estar no sistema de coordenadas hayford gauss datum 73 ou Lisboa. Depois para dar resposta à camara deve bastar entregar um cd com o levantamento gravado e colocar a informação que está em falta na legenda.
 
0.0178 seg. NEW