Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Vou explicar a minha situação e peço-vos a vossa opinião sobre este assunto:

Adquiri um imóvel (ano de construção 2008) que tinha (e tem) um problema na casa de banho do meu quarto. Houve uma infiltração da casa de banho do vizinho de cima (problema na cabine de duche) que me estragou a casa de banho.

Eu já estava ciente do problema quando adquiri o imóvel. A inundação ocorreu há cerca de 2 meses e na altura disseram-me que o seguro multi-riscos do vizinho de cima cobriria a situação.

A questão é que, apesar de na seguradora me garantirem que a resolução do meu problema está assegurada, só avançarão com as obras depois de esclarecerem umas questões com o vizinho de cima, pois não vale a pena arranjarem a minha casa de banho sem repararem a origem do problema.

Agora, a seguradora diz que o construtor deve assumir a reparação pois ainda se encontra nos 5 anos de garantia, enquanto que o construtor diz que o problema é da cabine de duche (e foi mesmo uma fuga na cabine), e que esta tem apenas 2 anos de garantia.

Enquanto andam com estas questões, eu não posso habitar a minha casa. Tenho telefonado e pressionado quase todos os dias (bem como o vizinho de cima, que está privado da sua casa de banho), mas dizem que para estas questões não há prazo definido, mas esperam que seja resolvida rapidamente.

A equipa técnica da seguradora esteve no apartamento no dia 31 de Dezembro e elaborou um orçamento (o qual já pedi para ver mas ainda não tive acesso, para saber o que cobria) e eu próprio pedi a uma empresa para me fazer um orçamento com tudo aquilo que acho que deve ser reparado/reconstruído, e já enviei também para lá.

Agora, preciso que me digam para avançar com as obras da parte deles ou com o meu orçamento, mas não me dizem nada.

Pensei dar-lhes um prazo para me darem uma resposta ou eu avançaria com as obras e depois enviava-lhes a factura, mas um amigo meu que trabalha numa seguradora disse q não havia a certeza de eu receber o valor orçamentado.

O q acham q devo fazer? Contactar a DECO? O instituto de seguros de Portugal? Estou farto de esperar!
  2.  # 2

Queria acrescentar que o valor orçamentado das obras ronda os 5000 euros, pelo que não me seria nada fácil aguentar com a despesa para me pagarem sabe-se lá quando...
  3.  # 3

Então, ninguém tem opinião sobre este assunto? Agradecia mesmo uns conselhos...
    •  
      FD
    • 5 fevereiro 2013

# 4

Colocado por: Tom_JoadO q acham q devo fazer?

Telefonar todos os dias até lhe conhecerem a voz.
    • Pepe
    • 5 fevereiro 2013

# 5

Uma queixa no ISP, costuma acelarar o processo.
  4.  # 6

O prazo de garantia tambem é valido para si, por isso você pode tambem exigir que o empreiteiro repare a sua casa de banho e que ele seja ressarcido pelo fornecedor da cabine. Embora esta não seja a forma como você pretenda resolver o assunto pode ser que ele se mostre mais interessado em reparar o vizinho de cima mais rapido, argumentando que todos os dias a sua casa de banho se degrada mais.
  5.  # 7

A questão é que isso daria mais poder de fogo à seguradora, que neste momento apenas coloca o problema da garantia para o meu vizinho de cima, e não para o meu apartamento, que está coberto pela responsabilidade civil do seguro multi-riscos do vizinho de cima. Se eu agora meter o construtor ao barulho também no meu apartamento, penso que só estou a contribuir para a confusão em que se encontra este processo.

A meu ver, tenho apenas duas hipóteses: ou continuo a insistir diariamente com a seguradora para me resolverem o problema, sem qualquer garantia em termos de prazos, ou avanço para as obras apresentando a factura à seguradora, sem qualquer garantia que vou receber o dinheiro.

0.0115 seg. NEW