Iniciar sessão ou registar-se
  1. Desde que assuma a consequência lógica disto: desemprego galopante!


    A consequência lógica não é essa. A consequência lógica é a especialização noutros produtos, o aproveitamento de outras vantagens competitivas (capacidade de produzir pequenas quantidades, por exemplo, é valorizada pela indústria textil), o desenvolvimento de novos processos, etc.
  2. No entanto não deixa de ser triste que estando uma parte do mundo com um numero de população enorme, a crescer bem e a necessitar de "coisas", os nossos governantes e nós em geral, não consigamos arranjar algo para vender, caramba somos apenas 10 milhões será que não há um buraquinho de oportunidade para tão pouca gente?? ainda por cima geoestrategicamente bem situados??
    afinal quem nos está a travar????
    afinal a quem interessa esta desorganização e falta de união nacional??
    será que ainda não viram que a união europeia falhou, pois só quis avançar numa logica de centro forte ( Alemanha) e não de uma união de nações fortes mas sem medo uns dos outros pois uma certa identidade europeia seria sempre o garante de segurança e respeito entre os europeus??
  3. Disse bem, regraseuropeias. Lá, vale tudo: até usar melamina no leite em pó para bebés! Não há problema, dizem vocês... as leis do mercado encarregam-se de levar essas empresas à falência...



    Muito bem. Vamos então passar do monstro burocrático que é a UE para um monstro ainda maior, a nível mundial.

    Não há como não dar certo.
    • eu
    • 21 maio 2013
    Colocado por: danobregaOlha... não é que o mercado está mesmo a resolver o problema...

    Sim, eu não dei aquele exemplo do leite em pó por acaso. Triste sistema esse, em que precisam de morrer bebés para que o "mercado funcione"...

    Eu continuo a preferir a regulação europeia de qualidade alimentar... e pelos vistos os Chineses também...
  4. Colocado por: danobrega

    Ok, tipo uma tshirts de algodão? Tenho umas tantas "cópias" da LACOSTE que a minha mãe comprou quando eu era adolescente e ainda estavam boas passado 10 anos. E em vez de custarem (o equivalente a) 50€, custaram tipo 1€ cada uma.

    mas há disso feito em Portugal já comprei na feira do relógio há uns anos uma serie de t shirts e acho que nem chegava a esse valor lol e esquisito eram fabricadas no Porto ... ainda hoje tenho algumas e já vão mais de 10 anos ... mas contudo ainda não foi isso que eu disse ...

    mostre-me que tem uma camisa de marca chinesa feita na china , tem?
  5. Colocado por: euO meu problema está na concorrência de produtos no mercado Europeu, uns feitos na Europa segundo regras rígidas, e outros feitos sem qualquer respeito pelo ambiente, pelos trabalhadores ou pela segurança.


    O eu importa-se? Já se deu ao trabalho de ver para quem é que a fábrica no Bangladesh produzia para poder deixar de consumir? Já deixou de consumir produtos chineses? Não comprou brinquedos este Natal? E se o eu se importar, os outros terão de se importar também, porque o eu quer?

    E se eu, que vivo na Alemanha, tiver capital para exigir condições de trabalho inatingíveis em Portugal? Deve Portugal deixar de poder exportar produtos para a Alemanha? E assim como é que alguma vez poderemos chegar a esse patamar de exigência?

    Porque é que os chineses (alguns suponho) já se podem dar ao luxo de exigir mais qualidade nos seus produtos?
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 21 maio 2013
    Colocado por: luisvvA consequência lógica não é essa. A consequência lógica é a especialização noutros produtos, o aproveitamento de outras vantagens competitivas (capacidade de produzir pequenas quantidades, por exemplo, é valorizada pela indústria textil), o desenvolvimento de novos processos, etc.

    Tretas, tretas e mais tretas tiradas da vossa bíblia. Teorias. Na prática, o que é que está a acontecer ? É isso? Ou um desemprego galopante!

    A realidade é bem diferente das vossas teorias...
    • eu
    • 21 maio 2013
    Colocado por: luisvvMuito bem. Vamos então passar do monstro burocrático que é a UE para um monstro ainda maior, a nível mundial.

    Não há como não dar certo.

    Mais uma crença...
  6. Colocado por: rafaelisidoromostre-me que tem uma camisa de marca chinesa feita na china , tem?


    Veja o episódio do Top Gear, série 18, episódio 2. Está a acontecer à industria automóvel o que aconteceu à chinesa japonesa. Há uns anos copiavam os carros de fora, agora já têm marcas próprias. Mais uns anos e suspeito que estarão ao mesmo nível que os outros fabricantes em termos de qualidade.
  7. Colocado por: marco1No entanto não deixa de ser triste que estando uma parte do mundo com um numero de população enorme, a crescer bem e a necessitar de "coisas", os nossos governantes e nós em geral, não consigamos arranjar algo para vender


    marco1, no preço dos nossos produtos está incluído o custo de todas as burocracias, o custo de todas as exigências a nível de segurança, o custo de um serviço de saúde de topo, de um sistema de ensino, de um sistema de transportes de luxo, de um sistema de apoio social caríssimo, e depois o custo do trabalho,capital e recursos usados para o fabricar.

    Se um Português tem capacidade de pagar isso tudo quando compra uma "coisa", um Chinês ainda não tem. Desse modo, não vai conseguir competir com a China, esqueça lá isso.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 21 maio 2013 editado
    Colocado por: danobregaO eu importa-se? Já se deu ao trabalho de ver para quem é que a fábrica no Bangladesh produzia para poder deixar de consumir?

    Claro que sim. O que torna a situação ainda mais repugnante. É o vale tudo para ganhar dinheiro!

    Colocado por: danobregaJá deixou de consumir produtos chineses? Não comprou brinquedos este Natal?

    Já disse mais que uma vez: nem sempre é possível, mas eu tento evitar ao máximo consumir produtos importados. Opto primeiro pelos produtos Portugueses e depois pelos produtos UE. O egoísmo consumista vai levar o País a um desemprego insustentável: depois queixem-se....

    Colocado por: danobregaE se o eu se importar, os outros terão de se importar também, porque o eu quer?

    Sim eu importo-me. Sim eu preocupo-me com a comunidade em que estou inserido. Sim eu preocupo-me com o desemprego galopante. Sim, eu preocupo-me com o futuro dos meus concidadãos.

    Colocado por: danobregaE se eu, que vivo na Alemanha, tiver capital para exigir condições de trabalho inatingíveis em Portugal?

    Que condições? Dê exemplos? É que na UE já existem regras comuns de qualidade, de respeito pelo meio ambiente e de segurança.
  8. Colocado por: marco1No entanto não deixa de ser triste que estando uma parte do mundo com um numero de população enorme, a crescer bem e a necessitar de "coisas", os nossos governantes e nós em geral, não consigamos arranjar algo para vender, caramba somos apenas 10 milhões será que não há um buraquinho de oportunidade para tão pouca gente?? ainda por cima geoestrategicamente bem situados??
    afinal quem nos está a travar????
    afinal a quem interessa esta desorganização e falta de união nacional??
    será que ainda não viram que a união europeia falhou, pois só quis avançar numa logica de centro forte ( Alemanha) e não de uma união de nações fortes mas sem medo uns dos outros pois uma certa identidade europeia seria sempre o garante de segurança e respeito entre os europeus??


    o que falha é que nós não tivemos a educação alemã ... o alemã quando está noutro país compra o que é seu lol e nós é precisamente ao contrario ...
    o que falha é investimento próprio que como já disse o nosso sistema é fraco , primeiro dá de graça e depois é manso para quem não cumpre !!!!...
  9. Colocado por: danobrega

    Veja o episódio do Top Gear, série 18, episódio 2. Está a acontecer à industria automóvel o que aconteceu àchinesajaponesa. Há uns anos copiavam os carros de fora, agora já têm marcas próprias. Mais uns anos e suspeito que estarão ao mesmo nível que os outros fabricantes em termos de qualidade.
    errado ainda não havia top-gear e a china já fabricava os seus carros de marca própria !!!!
  10. Danobrega

    porque será que os chineses compram coisas caras aos alemães???

    você devia fazer uma pausa e não responder logo com uma tirada superficial sobre questões mais complexas.
    nota-se que está com uma enorme falta de paciência mas se não reflectirmos de uma forma mais ampla também não vamos a lado nenhum.
  11. Colocado por: rafaelisidoroerrado ainda não havia top-gear e a china já fabricava os seus carros de marca própria !


    ... E depois? O que é que isso tem a ver? O que lhe estou a dizer é que a industria deles se está a desenvolver exponencialmente, em breve terá carros chineses a competir com as marcas que conhece.
  12. Colocado por: euJá disse mais que uma vez: nem sempre é possível, mas eu tento evitar ao máximo consumir produtos importados.


    Onde é que compra roupa? :-)
  13. Colocado por: marco1Danobrega

    porque será que os chineses compram coisas caras aos alemães?


    Marco, a pergunta será: Porque é que querem impedir os chineses de comprarem coisas aos Alemães? Ou o que acha que vai acontecer quando impedirem os chineses de venderem para a europa?

    E se quer reflectir, concordo plenamente. Vá ler um pouco sobre a razão pela qual o Japão atacou os EUA na segunda guerra mundial. Pode ser que fique admirado.
  14. ninguém quer impedir nada por principio, não foi isso que perguntei,
    não seja trapalhão ( sem ofensa) você disse que os chineses não tinham dinheiro para comprar produtos ( e serviços) portugueses
    e eu perguntei porque então eles tem dinheiro para comprar produtos caros á Alemanha e não só.
    • eu
    • 21 maio 2013
    Colocado por: danobregaOnde é que compra roupa? :-)

    Olhe, durante muitos anos comprava quase exclusivamente na macmoda. Entretanto eles deixaram de produzir em Portugal e começaram a vender produtos chineses e eu procurei alternativas. Na roupa atualmente é complicado comprar produtos Europeus, mas eu lá vou tentando. Ainda recentemente fui ao Cartaxo de propósito para comprar um casaco de pele na casa das peles, por ser feito em Portugal.

    Mas nem sempre é possível, já o disse várias vezes, também tenho roupa feita na China.

    Os meus dois carros, um foi feito na Alemanha e outro na França.
    • eu
    • 21 maio 2013
    Colocado por: danobregaMarco, a pergunta será: Porque é que querem impedir os chineses de comprarem coisas aos Alemães? Ou o que acha que vai acontecer quando impedirem os chineses de venderem para a europa?

    E que tal um acordo comercial deste tipo: vocês chineses, exportam para a UE "x" milhões de dólares anuais, mas têm que importar "x" milhões de dólares da UE. Não seria mais inteligente por parte da união europeia? Não seria melhor para garantir emprego na união europeia?
    Concordam com este comentário: staker
 
0.2449 seg. NEW