Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: marco1ninguém quer impedir nada por principio, não foi isso que perguntei,


    Então, mas é isso que aqui se está a falar.

    Colocado por: marco1não seja trapalhão ( sem ofensa) você disse que os chineses não tinham dinheiro para comprar produtos ( e serviços) portugueses
    e eu perguntei porque então eles tem dinheiro para comprar produtos caros á Alemanha e não só.


    Sempre tiveram, mas têm cada vez mais...

    Se calhar é porque nas últimas décadas tem havido um fluxo de capital para a china, graças ao comércio?
    • eu
    • 21 maio 2013
    Colocado por: danobregaSe calhar é porque nas últimas décadas tem havido um fluxo de capital para a china, graças ao comércio?

    Obviamente. Este "fluxo", basicamente significa que houve transferência de riqueza da União Europeia e dos EUA para a China, ou seja, o enriquecimento deles foi feito à custa do empobrecimento dos Americanos e Europeus.
  2. Colocado por: euObviamente. Este "fluxo", basicamente significa que houve transferência de riqueza da União Europeia e dos EUA para a China, ou seja, o enriquecimento deles foi feito à custa do empobrecimento dos Americanos e Europeus.

    O que você está a dizer é que os países ricos estão menos ricos e os países pobres estão menos pobres. Irónico - os ideais marxistas a concretizarem-se, a nível global, através dos mecanismos de mercado capitalistas.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 21 maio 2013 editado
    Colocado por: J.FernandesO que você está a dizer é que os países ricos estão menos ricos e os países pobres estão menos pobres. Irónico - os ideais marxistas a concretizarem-se, a nível global, através dos mecanismos de mercado capitalistas.

    Repare que eu não fiz juízos de valor, apenas constatei factos. Factos esses com os quais concordará certamente.
  3. Tretas, tretas e mais tretas tiradas da vossa bíblia. Teorias. Na prática, o que é que está a acontecer ? É isso? Ou um desemprego galopante!
    A realidade é bem diferente das vossas teorias...


    Não, não são tretas. A indústria de calçado está aí para prová-lo, a indústria textil, idem. São dos sectores mais expostos à concorrência, e no entanto crescem..

    O desemprego, caso não tenha ainda percebido, vem essencialmente de outros sectores, por acaso os menos expostos à concorrência externa...
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  4. J.Fernandes

    "isto" ou isso não devia ser um jogo , ora ganho eu ora ganhas tu

    olhe por exemplo, eu acho que nós não estamos mais pobres, acho que estamos a ser exterminados se acha que é assim que se conseguem equilíbrios....
    • eu
    • 21 maio 2013
    Colocado por: marco1acho que estamos a ser exterminados

    Temos pena. São as leis do mercado.
  5. Colocado por: marco1se acha que é assim que se conseguem equilíbrios....

    Eu apenas constatei factos. E é um facto que o mundo, globalmente, está menos desigual que há umas décadas atrás.
    Concordam com este comentário: eu
  6. Que condições? Dê exemplos? É que na UE já existem regras comuns de qualidade, de respeito pelo meio ambiente e de segurança.


    Os ordenados em Portugal, e uma série de outras "regalias", chamemos-lhes assim, são bem diferentes dos alemães.
    • eu
    • 21 maio 2013
    Colocado por: luisvva indústria textil, idem

    É preciso ter lata... foram centenas as empresas têxteis a fechar portas. Foram lançadas milhares de pessoas no desemprego.
    • eu
    • 21 maio 2013 editado
    Colocado por: luisvvOs ordenados em Portugal, e uma série de outras "regalias", chamemos-lhes assim, são bem diferentes dos alemães.

    Ninguém defende que as condições sejam exactamente as mesmas. Mas repare que as diferenças que existem entre a Alemanha e Portugal são quase irrelevantes, quando se comparam as condições entre Portugal e o Bangladesh, por exemplo...
    • eu
    • 21 maio 2013
    Colocado por: J.FernandesIrónico - os ideais marxistas a concretizarem-se, a nível global, através dos mecanismos de mercado capitalistas.

    Mas convém não esquecer que não se trata de benevolência dos "mercados" para com os pobres, mas sim de maximização de lucros: produzir a um euro no Bangladesh para vender a 20 euros na Europa.

    Não é por acaso que este senhor é um dos mais ricos do mundo.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  7. eu

    não iluda, não seja ingénuo ao pensar que estamos apenas entregues ás leis do mercado livre, antes fosse.
    e não se iluda também ao pensar que que esta "expansão" da riqueza visa o benemérito das populações, é apenas ter mais consumidores mais nada, enquanto nós por exemplo andamos a minguar com a "crise" europeia, há muita boa gente na europa a encher-se cada vez mais.
  8. oops, concorda comigo pelos vistos
    Concordam com este comentário: eu, rafaelisidoro
  9. Colocado por: euMas convém não esquecer que não se trata de benevolência dos "mercados" para com os pobres, mas sim de maximização de lucros: produzir a um euro no Bangladesh para vender a 20 euros na Europa.

    Não há benevolência nem solidariedade, nem tem que haver. O interesse que leva à deslocalização da produção para o Bangladesh é exactamente essa disparidade de custos de produção e é o primeiro passo para a melhoria de condições de vida dos seus cidadãos. Sempre que aparecer um iluminado socialista que queira apressar o aumento salarial nesses países, por decreto, pode crer que são mais uns milhares de pessoas atirados para a fome e indigência.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 21 maio 2013
    Colocado por: J.FernandesSempre que aparecer um iluminado socialista que queira apressar o aumento salarial nesses países, por decreto, pode crer que são mais uns milhares de pessoas atirados para a fome e indigência.

    Aqui discordo de si. O mundo não é a preto e branco e entre o socialismo puro e o mercado puro sem regras, há muitos graus de liberdade.

    Eu acredito que é possível melhorar o mundo através de regras. Eu acredito que as regras podem impedir a exploração selvagem, o trabalho infantil, a escravatura e a falta de condições de segurança.
  10. É preciso ter lata... foram centenas as empresas têxteis a fechar portas. Foram lançadas milhares de pessoas no desemprego.


    Isso já foi chão que deu uvas. Hoje em dia, a indústria textil resiste muito bem à concorrência e exporta a maioria da sua produção.

    Este "fluxo", basicamente significa que houve transferência de riqueza da União Europeia e dos EUA para a China, ou seja, o enriquecimento deles foi feito à custa do empobrecimento dos Americanos e Europeus.

    Sim, na mesma exacta medida em que quando o eu vai comprar o seu almoço está a transferir riqueza sua para o vendedor. Acontece que o faz em troca de bens, e é esse o propósito do comércio e da economia em geral: melhorar a vida dos agentes.

    "isto" ou isso não devia ser um jogo , ora ganho eu ora ganhas tu
    olhe por exemplo, eu acho que nós não estamos mais pobres, acho que estamos a ser exterminados se acha que é assim que se conseguem equilíbrios....

    O comércio não é um jogo desse tipo. É um jogo win/win. Quem compra tem vantagem, quem vende idem. Sim, há largas regiões do globo que estão a aproximar-se dos nossos níveis de vida, mas parece que isso é indesejado..

    E por amor de Deus, exterminados? Quem ler julga que está a falar de algum país da África subsariana. Continua a falar com o conforto de quem vive num dos 40 países mais ricos do mundo, mas falta-lhe um bocado essa noção..

    Ninguém defende que as condições sejam exactamente as mesmas. Mas repare que as diferenças que existem entre a Alemanha e Portugal são quase irrelevantes, quando se comparam as condições entre Portugal e o Bangladesh, por exemplo...

    Acha? E os alemães, acharão o mesmo?
    E a Bulgária, por exemplo, que tem um SMN que é cerca de 1/4 do português, já faz diferença?
    Concordam com este comentário: two-rok
  11. Mas convém não esquecer que não se trata de benevolência dos "mercados" para com os pobres, mas sim de maximização de lucros: produzir a um euro no Bangladesh para vender a 20 euros na Europa.


    Mas quem falou em benevolência? Não precisa de haver qualquer tipo de favor para ser vantajoso para ambas as partes: quem produz a preços mais baixos tem vantagem, quem tem emprego em melhores condições do que teria também tem vantagem.

    não se iluda também ao pensar que que esta "expansão" da riqueza visa o benemérito das populações, é apenas ter mais consumidores mais nada, enquanto nós por exemplo andamos a minguar com a "crise" europeia, há muita boa gente na europa a encher-se cada vez mais.

    Tem piada: queixa-se por consumir, queixa-se por não consumir. Por esta altura já devia saber que não é por bondade que o padeiro fabrica e vende pão, é para prover ao seu sustento.
    Concordam com este comentário: two-rok
  12. ó luisvv

    você e o gaspar vivem numa redoma imunes á realidade
    e pare de meter afirmações do género que eu e outros não queremos o bem estar dos outros povos
    essa forma de debater é baixa.
    e para sua informação há pessoas que em Portugal só não passam fome porque tem alguma ajuda alimentar.
    entretanto já perderam toda a dignidade.
  13. Só para relembrar que a Auto-Europa fabrica muita viatura para ser vendida na China, que a venda de produtos alimentares Portugueses para o dito país aumentou e muito.

    Uma curiosidade:

    http://www.operacional.pt/marinha-da-republica-popular-da-china-em-portugal/

    Quando estes senhores passaram por cá, esgotaram o leite em pó nas lojas das imediações, tudo porque na China fartam-se de morrer crianças por causa de leite em pó adulterado.
    Concordam com este comentário: two-rok
 
0.2615 seg. NEW