Colocado por: marco1é triste, enfim...
mistura-se tanta coisa, uma coisa é reduzir custos de contexto ás empresas outra coisa é por uma pessoa mesmo que a servir cafés e a cumprir um horário igual e a receber 300 euros
enfim para mim isto é muito triste.
é mesmo pobre e miserável que para se dinamizar o mercado e a economia, os miseráveis 485 euros sejam um obstáculo.
eu sou a favor de uma maior flexibilidade nos despedimentos, isso sim mas com a contrapartida de que o posto de trabalho seja mais valorizado.
É uma consequência lógica da globalização: os trabalhadores menos qualificados só terão lugar no mercado de trabalho se trabalharem nas mesmas condições dos Chineses...
Colocado por: J.Fernandes
Pode ser triste para si, mas é mais para quem preferia receber esses 300€ do que ficar sem receber nenhum em casa.
É que, no exemplo anterior, se eu poderia estar disposto a pagar 300€ para alguém servir cafés, se a legislação me obrigar a despender à volta de 700€ para pagar a alguém para essa função, então eu digo aos empregados que levantem o **** das cadeiras e vão lá eles buscar o café.
Colocado por: PeSilvaA existência do SMN propicia, entre outras coisas:
- o trabalho ilegal (o que não deixa de uma expressão curiosa).
- a não produção de bens/serviços que não atinjam determinado valor, levando à importação desses mesmos bens/serviços (que curiosamente é coisa que detestamos).
Não esquecer:
485€/mês pode ser pouco para um trabalhador, mas para uma empresa poder pagar 485€/mês a um trabalhador este tem de produzir pelo menos 760€/mês (485*1,2375*14/11) para a empresa não ter prejuízo com esse trabalhador.
Colocado por: luisvv
Os "miseráveis" 485 euros representam na verdade um custo directo de pelo menos 825 Euros para a entidade patronal, sem contar uma série de outros custos burocráticos e/ou indirectos.
Esse argumento é um bocado estranho tendo em conta que os chineses são para nós o que nós somos para os alemães.
Colocado por: marco1quer dizer como muitos custos de contexto, então há que pagar menos ao trabalhador não é ???
já agora porque não fazer uma tabela em que se defina qual o gasto mínimo para que alguém sobreviva em determinada sociedade e depois sim até pagar 100 ou 75 euros mensais a alguém???
quer dizer como há muitos custos de contexto, então há que pagar menos ao trabalhador não é ???
já agora porque não fazer uma tabela em que se defina qual o gasto mínimo para que alguém sobreviva em determinada sociedade e depois sim até pagar 100 ou 75 euros mensais a alguém???
Colocado por: luisvvFalta o Seguro de Acidentes de Trabalho.
Colocado por: marco1não insista em custos de contexto, arranje-se forma de flexibilizar isso, mas não se tire rendimento liquido que já é mínimo ás pessoas.
será tão difícil perceber isto??
Colocado por: stakerO que o governo havia mesmo de fazer era esses impostos que as empresas pagam pelos vencimentos de cada funcionário, deviam desaparecer e metade desse valor deviam obrigar as empresas a dar de aumento aos funcionários. Era bom para a empresa e para o funcionário e ia aumentar o poder de compra e por consequência o consumo.
O governo já mama muito com os impostos aplicados aos trabalhadores e não o devia cobrar também às empresas pelo mesmo trabalhador.
Colocado por: marco1já agora o que diz de indexar os ordenados aos lucros das empresas?
Colocado por: marco1já agora o que diz de indexar os ordenados aos lucros das empresas???
com uma medida dessas as empresas passavam a ter zero de lucro e os funcionários passavam todos a receber zero. Ou melhor: a empresa tinha prejuízo
Colocado por: marco1não deturpe e manipule os argumentos