Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Recebi ontem 2(!) mails da EDP a informar-me sobre o FEE, que transcrevo a parte mais importante:
    "Conhecendo o seu interesse em investir em energia solar, tomámos a iniciativa de o informar que poderá candidatar-se ao Fundo de Eficiência Energética* (FEE), beneficiando de uma comparticipação de 50% das despesas totais na instalação de um sistema solar térmico para produção de água quente sanitária (até ao limite de 1500 €). Este Fundo estende-se igualmente à instalação de janelas eficientes (até ao limite de 1250 €)."

    Isto é a mesma "ajuda" do tempo do Engº. Sócrates? Alguém sabe se vale a pena?

    Agradeço desde já os esclarecimentos que me poderem vir a dar.
  2.  # 2

    Colocado por: vmontalvaoIsto é a mesma "ajuda" do tempo do Engº. Sócrates? Alguém sabe se vale a pena?

    não é a mesma coisa! é outro programa

    resumindo é o que já disse: paineis solares comparticipam até 1500 e janelas até 1250

    Janelas é para quem tenha vidros simples! é necessário um Pré-Certificado Energético que ateste a necessidade de Novas Janelas, ou dos colectores solares.
    e o prazo termina já este mês
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmontalvao
  3.  # 3

    para as janelas o fornecedor das mesmas tem de ser associado da ANFAJE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmontalvao
  4.  # 4

    Obrigado Fernando Ferreira.

    Quer dizer então que vamos ver os preços dos paineis solares a subirem, certo?
    É que depois do outro programa ter terminado, por 1500€ podia-se fazer uma instalação completa. Duvido que agora se consiga.
  5.  # 5

    Colocado por: vmontalvaoQuer dizer então que vamos ver os preços dos paineis solares a subirem, certo?

    não me parece...
    acho que este programa não está a ter muita adesão... acho que foi pouco publicitado
    ainda só duas pessoas me vieram perguntar informações
    • cgaio
    • 5 fevereiro 2013 editado

     # 6

    eu ia concorrer, mas se dão 1250 tem de se retirar cerca de 250€ para o relatório/pré certificado energético a comprovar o que já disseram acima, já "só" dá 1000€ 8ainda é bem bom).
    o que eu não sei ainda é o seguinte: sendo recuperação, consigo que a mão-de-obra seja cobrada a 6% (cerca de 40% do orçamento), o que no meu caso já me reduz mais 500€ no preço total. será que para concorrer ao FEE tem de ser tudo cobrado a 23% ou isso não tem nada a ver? é que por 500€ não sei se valeria a pena me meter com todos estes procedimentos e também não é certo que recebesse...
    mas não está totalmente certo o que disseram: o prazo acaba este mês para a primeira fase!
    ainda há mais 2 fases - pode concorrer em abril e em junho se não me engano.
  6.  # 7

    Colocado por: cgaio250€ para o relatório

    só para ver se percebi, as empresas que fazem a candidatura estão a levar dinheiro para a fazer é isso?
  7.  # 8


    só para ver se percebi, as empresas que fazem a candidatura estão a levar dinheiro para a fazer é isso?


    :) gostaria de responder bem à pergunta por isso não vai ser para já... passo a explicar: quem já tem certificado energético anterior à data da publicação do anúncio do FEE (foi em novembro se não me engano) não precisa de fazer um novo. ora... eu tenho mas preciso de um novo porque não especifica que tenho janelas de vidro simples e que ficaria melhor servida com duplo xpto.
    por isso, nesse caso, as empresas nada têm a ver com o assunto e não levam dinheiro nenhum, mas eu calculo que, como eu, maior parte das pessoas com certificado não tenham isso especificado (considero incompetência dos profissionais que fazem certificados sem quase nada preenchido, como no meu caso). Agora, eu disse 250 pq perguntei a uma empresa externa, mas pelo que entendi da conversa com o sr das caixilharias acho que eles também têm os seus "contactos", mas estou à espera da próxima reunião para perceber melhor isto...
  8.  # 9

    eu gostaria de ver isto esclarecido.... quando a iniciativa obriga a assinar um contrato de manutenção de 6 anos, parece-me injusto (lei-a "xulice") que as empresas estejam a cobrar dinheiro para fazer a candidatura.
  9.  # 10

    Colocado por: Nene2011eu gostaria de ver isto esclarecido.... quando a iniciativa obriga a assinar um contrato de manutenção de 6 anos, parece-me injusto (lei-a "xulice") que as empresas estejam a cobrar dinheiro para fazer a candidatura.


    as empresas que instalam tanto janelas como painéis solares, por norma não tem nos quadros peritos qualificados que possam emitir os certificados de forma gratuita... e por isso é normal que se cobrem desse serviço, pois vão ter de ir contratar a alguém....

    o certificado energetico/ auditoria é obrigatorio para a candidatura... sendo que é mais trabalhoso que um certificado normal.... sendo ainda mais caro...
  10.  # 11

    Bom dia, sabem informar-me se este fundo é valido para moradia que vai ser demolida e construção de Nova ?
    obrigado
  11.  # 12

    Colocado por: franciscoclementBom dia, sabem informar-me se este fundo é valido para moradia que vai ser demolida e construção de Nova ?

    julgo que não.

    o seu caso é como se fosse construção nova...
  12.  # 13

    Colocado por: franciscoclementBom dia, sabem informar-me se este fundo é valido para moradia que vai ser demolida e construção de Nova ?
    obrigado


    Esse fundo já era!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira
  13.  # 14

    pois realmente nunca mais ouvi falar do f.e.e. confirma-se então que terminou.
 
0.0164 seg. NEW