Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu pai esta numa casa arrendada desde 1972. Recebeu a carta do senhorio para atualização da renda. Constatamos que o valor patrimonial foi calculado com base em áeras erradas. Por exemplo: a garagem está com o dobro da área.

    Constatando esta situação o que pode fazer o meu pai, estando dependente do senhorio para reclamar o valor patrimonial nas Finanças. Estamos a falar de uma diferença significativa na renda no caso de não chegarem a acordo.

    Aguardo ajuda.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Colocado por: becas_sbO meu pai esta numa casa arrendada desde 1972. Recebeu a carta do senhorio para atualização da renda. Constatamos que o valor patrimonial foi calculado com base em áeras erradas. Por exemplo: a garagem está com o dobro da área.


    será que essa área que está a mais... não estará em falta na habitação.... é que por norma as pessoas faziam garagens grandes e depois transformam em habitação.....
  3.  # 3

    Colocado por: costa3333

    será que essa área que está a mais... não estará em falta na habitação.... é que por norma as pessoas faziam garagens grandes e depois transformam em habitação.....



    Sim até fazia sentido, mas não é o caso. Na habitação a área está correcta. Não me parece que seja o caso.
  4.  # 4

    Mas são dois artigos? Têm 2 cadernetas prediais, uma para a casa e outra para a garagem?
  5.  # 5

    Colocado por: JOCORMas são dois artigos? Têm 2 cadernetas prediais, uma para a casa e outra para a garagem?


    Bom dia, é tudo no mesmo artigo. A área bruta dependente corresponde à garagem.
  6.  # 6

    Colocado por: becas_sbA área bruta dependente corresponde à garagem.


    não tem alpendres???? varandas cobertas??? anexos???? tudo isto é area dependente e não só a garagem....
  7.  # 7

    Colocado por: costa3333

    não tem alpendres???? varandas cobertas??? anexos???? tudo isto é area dependente e não só a garagem....


    É um apartamento RC s/ varandas (apenas janelas) e sem alpendres. A única área coberta é a garagem.
    Esclareço que não tenho dúvidas acerca da área estar errada. A minha questão é se o meu pai pode reclamar o valor patrimonial porque é a base de incidência de calculo de renda caso não haja acordo com o senhorio.
    Relembro que o meu pai é inquilino e não proprietário.

    Antecipadamente, agradeço a vossa ajuda e disponibilidade para este assunto.
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2013 editado

     # 8

    É um bom truque para os senhorios... só eles controlam a actualização da matriz predial e podem, apenas para estes casos, aumentar artificialmente o valor do imóvel.
    Então se forem arrendatários com pouca perspicácia nem devem dar pelo gato...

    Responda opondo-se à actualização da renda porque o valor do locado não foi calculado correctamente.
    A lei não prevê isto, do que estive a ver, mas, não vejo razão porque não seja uma reclamação válida.
    Concordam com este comentário: becas_sb
  8.  # 9

    E a garagem dá apenas para um carro? Cerca de 15 metros quadrados? Se for assim, a alteração de valor não será significativa, tanto para senhorio como para inquilino. Não que isso lhe retire razão, mas talvez não chegue a "pagar" as chatices para repor os valores correctos.
    De que valor patrimonial estamos a falar? E a diferença seria de quantos euros?
  9.  # 10

    Colocado por: JOCORE a garagem dá apenas para um carro? Cerca de 15 metros quadrados? Se for assim, a alteração de valor não será significativa, tanto para senhorio como para inquilino. Não que isso lhe retire razão, mas talvez não chegue a "pagar" as chatices para repor os valores correctos.
    De que valor patrimonial estamos a falar? E a diferença seria de quantos euros?


    Estamos a falar de um VP de 60.000€. Pela analise que fiz acho que até o coeficiente de vetustez está errado. O contrato de arrendamento é 1972 e estão a considerar que o imóvel tem menos de 25 anos (!?!).
    Mas apenas com a retificação da área podemos estar a falar de uma redução de cerca de 7.000€ (pelo simulador do site das Finanças). É uma diferença de cerca de 40€/mês.
  10.  # 11

    Sendo assim, são demasiados erros ...
    Concordam com este comentário: becas_sb
    •  
      GF
    • 6 fevereiro 2013

     # 12

    Por acaso é uma questão interessante a que se coloca aqui....
    É que há milhares, dezenas de milhar de casas com àreas erradas na matriz, fruto de muitos anos em que as coisas não batiam a bota com a perdigota....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas_sb
  11.  # 13

    Quem posso consultar para obter soluções que ajudem o meu pai?
    •  
      GF
    • 7 fevereiro 2013 editado

     # 14

    Colocado por: becas_sbQuem posso consultar para obter soluções que ajudem o meu pai?

    Um Advogado, porque vai ter de analisar as leis a responder em conformidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas_sb
 
0.0170 seg. NEW