Quero colocar um corrimão (como o da imagem) numa escada interior, que dá acesso á garagem. Qual a madeira a utilizar (melhor relação preço/qualidade) ? Qual o preço para um corrimão como o da imagem, com 3 metros?
a escolha da madeira depende de vários factores (diria que não faz muito sentido escolher uma determinada madeira por ser mais barata se depois não conjugar com outras madeiras que estejam proximas ao local). Vou dar-lhe um exemplo com base num tipo de madeira dos mais caros do mercado (carvalho) e depois dir-me-á se tem realmente madeiras proximas ao local e qual o tipo de madeira que tem.
Um corrimão com essas dimensoes, com madeira devidamente tratada e invernizada com verniz poliuretano mas apliques de parede metálicos teria um custo de aproximadamente 200€.
neste valor estaria tambem incluida a montagem dos corrimão no local
no caso concreto do corrimão o tratamento serão duas demão de tapa poros , lixa, e duas demão de verniz.
Quanto ao "para quê o tratamento", e neste caso, contando que a ideia de um corrimão é a de nos agarrarmos quando descemos as escadas, a ideia de ficar com uma farpa de madeira espetada na mão...pode nao ser o mais desejado. Há ainda a questão de que, sendo madeira, caso haja humidade no ar (como tem acontecido nos ultimos meses pois chove a toda a hora) esta vai inchar e provavelmente danificar-se. Há ainda a questão de que, madeiras não tratadas, ficarão escurecidas em contacto com agua/humidade, ou seja, ao fim de uns meses terá um bocado de madeira horrivel ou invés de um corrimão de madeira bonita e brilhante.
Obviamente nos dias que correm não se controem apenas moveis de madeira mas todos os meus moveis de madeira maçiça são tratados da forma que indiquei (poderá ainda dar-se o caso de levar uma velatura caso o cliente pretenda mudar o tom ou cor da madeira a utilizar)! poderá ainda haver casos em que se tratem de madeiras que ficarão "chumbadas" em cimento ou betão e ai é necessário outro tipo de tratamento.