Iniciar sessão ou registar-se
    • S&I
    • 8 fevereiro 2013

     # 1

    Boa tarde,

    Tenho um painel solar (AQS), ou seja tenho água quente na cozinha e banhos exclusivamente através do painel solar. A minha casa possui pre-instalação de aquecimento central, ou seja, tem a tubagem feita. falta colocar os radiadores e algum "sistema" que aqueça a água. A minha questão é a seguinte: Consigo utilizar o painel solar para ter a funcionar o aquecimento central? Importa dizer que a casa são dois pisos de 110 m quadrados. o painel é termossifão com depósito de 300 litros. O painel são dois paineis juntos como está na foto.

    Muito obrigado pela ajuda!
  1.  # 2

    Colocado por: S&IBoa tarde,

    Tenho um painel solar (AQS), ou seja tenho água quente na cozinha e banhos exclusivamente através do painel solar. A minha casa possui pre-instalação de aquecimento central, ou seja, tem a tubagem feita. falta colocar os radiadores e algum "sistema" que aqueça a água. A minha questão é a seguinte: Consigo utilizar o painel solar para ter a funcionar o aquecimento central? Importa dizer que a casa são dois pisos de 110 m quadrados. o painel é termossifão com depósito de 300 litros. O painel são dois paineis juntos como está na foto.

    Muito obrigado pela ajuda!
    Não!!! Só se quiser utilizar o aquecimento central de verão!!! :)
    Tem a água quente de Inverno mas há dias de certeza que não são os paineis a aquecer a água, mas sim o sistema de apoio (em principio resistência eléctrica).
    Esse algum "sistema" terá de ser uma caldeira ou bomba de calor de alta temperatura para usar com radiadores.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 8 fevereiro 2013

     # 3

    Colocado por: JancidoTem a água quente de Inverno mas há dias de certeza que não são os paineis a aquecer a água, mas sim o sistema de apoio (em principio resistência eléctrica).

    No Inverno, já é uma sorte termos água quente para os banhos. E estamos a falar de apenas uns 3 ou 4 KWh de energia. Para aquecer uma casa, são necessários uns 30 a 50 KWh de energia por dia (depende do tamanho da casa e do isolamento, obviamente).
    • S&I
    • 8 fevereiro 2013

     # 4

    Mas desculpem a minha ignorância, penso que já ouvi falar de alguma coisa que aproveita os painéis solares para esse fim. Não existe nada, ou nenhum sistema que trabalhe aliado ao painel solar? e em termos de caldeira e bomba de calor como funcionam? bomba de calor é eléctrica e caldeira é a gás? tipo um esquentador?
    Muito obrigado pelo apoio!
  2.  # 5

    funcionamento de uma bomba de calor Daikin Alterma
  3.  # 6

    Boa noite,
    Vou pedir licença ao autor/a deste tópico para clocar uma pergunta aos entendidos em aquecimento da casa. Na minha obra ficou tudo instalado para colocarmos bomba de calor reversível e ventiloconvectores. Porém, arrependi-me pois penso que não vou ter necessidade de arrefecer a casa. Posso colocar uma bomba de calor só para aquecer e em vez dos ventiloconvectores colocar radiadores, pois penso que será muito mais barato esta última solução. Muito obrigada!!
  4.  # 7

    Colocado por: SabrinaPosso colocar uma bomba de calor só para aquecer e em vez dos ventiloconvectores colocar radiadores,

    sim, sem qualquer problema,

    mas a diferença é pequena, porque os radiadores de baixa temperatura ainda são caros e a diferença de valor na bomba de calor é de algumas dezenas de euros,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  5.  # 8

    Obrigada Jorgealves pensava que as bombas de calor reversíveis fossem muito mais caras e os ventiloconvectores também mais caros que os radiadores, isto é o que diz o meu namorado. Olhe, já agora acha que nos sítios dos compartimentos que ficaram destinado para se colocar o ventilocenvector caberá um ventilocenvector porque diz ele que só caberá um radiador muito pequeno... e, como tal, a eficácia no aquecimento era reduzida. Será assim?? Muito obrigada!
  6.  # 9

    já agora acha que nos sítios dos compartimentos que ficaram destinado para se colocar o ventilocenvector caberá um ventilocenvector


    ?????????
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  7.  # 10

    Jorgealves, estou a referir-me ao local na parede onde tem aquele tubo para ser colocado o ventilocenvector...
    Quanto custa um ventilocenvector assim uma gama média??? Obrigada!!
  8.  # 11

    Colocado por: Sabrinaestou a referir-me ao local na parede onde tem aquele tubo para ser colocado o ventilocenvector

    não percebo qual a sua questão.

    Quanto custa um ventilocenvector assim uma gama média

    na casa dos 400€ de baixa potencia\capacidade, já com comando.

    os radiadores de baixa temperatura ainda são caros

    esqueci-me de referir que também são muito grandes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  9.  # 12

    A minha questão é a seguinte: como foi projectado a casa levar ventiloconvectores e como estes pelos vistos são mais pequenos que um radiador com alguma dimensão, por exemplo, 10 varetas (não sei se é o termos certo), não cabe nesse local um radiador que seja de 10 ou mais varetas... e isto poderia inviabilizar a possibilidade de substituir os ventiloconvectores por radiadores porque parece que os ventiloconvectores são avaliados pela potência e não pelo tamanho... mas se diz que não há muita diferênça de preço... obrigada
  10.  # 13

    Boa noite meu caro jorgealves,

    funcionamento de uma bomba de calor Daikin Alterma
    Um sistema destes quanto custaria para uma vivenda 250mts para aquecimento a piso radiante hidráulico, e águas sanitárias.

    obg
  11.  # 14

    Colocado por: SabrinaA minha questão é a seguinte: como foi projectado a casa levar ventiloconvectores e como estes pelos vistos são mais pequenos que um radiador com alguma dimensão, por exemplo, 10 varetas (não sei se é o termos certo), não cabe nesse local um radiador que seja de 10 ou mais varetas... e isto poderia inviabilizar a possibilidade de substituir os ventiloconvectores por radiadores porque parece que os ventiloconvectores são avaliados pela potência e não pelo tamanho... mas se diz que não há muita diferênça de preço... obrigada
    quer os ventilo convectores quer ps radoadores sao calculados para a potencia. necessaria para o local,

    os radiadores normais funcionam com alta temperatura de impulsao, e as bombas de calor mais eficientes sao de baixa temperatura, enquanto que as bombas de calor de alta temperatura sao muito mais caras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  12.  # 15

    Colocado por: antoniogoisBoa noite meu caro jorgealves,

    funcionamento de uma bomba de calor Daikin Alterma
    Um sistema destes quanto custaria para uma vivenda 250mts para aquecimento a piso radiante hidráulico, e águas sanitárias.

    obg

    entre 7500€ e 9000€, dependendo das especificacoes do sistema do piso radiante.
  13.  # 16

    Boa noite,

    Quanto custa a instalação de um painel solar AQS num termoacumulador já existente?

    Cria acrescentar painel (que já tenho) numa das serpentinas do termoacumulador.
 
0.0201 seg. NEW