Iniciar sessão ou registar-se
    • karma
    • 8 fevereiro 2013 editado

     # 1

    Olá a todos,

    1º peço desculpa por não ser um tópico acerca de obras, mas como acompanho este forum há algum tempo, e já li tópicos de pessoas que não tinham nada a ver com construção, decidi postar.
    2º sinto-me "envergonhada" por partilhar algo tão pessoal, mas a resposta é muito simples, não é algo que posso partilhar com amigos/família, neste momento. Na busca por conselhos de pessoas que já passaram por situações semelhantes, e como eu n tenho a experiência de vida para saber como agir (22 anos), aqui vai:

    Hoje, depois de algum tempo a desconfiar, tive a prova (através da minha mãe) que o meu pai está a perder dinheiro na ordem das dezenas milhar/ano por jogar na bolsa. Desde há mais ou menos 2 anos para cá sabia que o fazia, mas nunca lhe perguntei mais pormenores por não me achar nesse direito. No entanto, a minha mae está super revolta, o que é normal, e diz que é algo que não vai conseguir perdoar.

    Em conversa as duas, decidimos que o devia abordar. Ela vai sair de casa no momento da conversa, para não piorar a situação.
    O que eu pretendo com este texto é saber exactamente como devo agir nesta situação. Muitas vezes pensei "Coitadas das famílias que passam por situações de vícios de familiares, seja ele qual for" mal sabia eu que se passava connosco dentro de casa.

    Ainda não acredito que estou a escrever algo assim num fórum público (se calhar vou me arrepender), mas tb inda sinto que hje acordei para um pesadelo que inda não parece real.

    Desde já obgada aqueles que quiserem aconselhar*
  1.  # 2

    Antes de mais acho que fez muito bem em expor a situação.

    Acho que a parte mais importante é saber o temperamento e a capacidade de diálogo do seu pai. Se for uma pessoa com quem se possa dialogar, acho que devem tentar ultrapassar isso juntos. Analisar a carteira de activos que ele possa ter, analisar o dinheiro que ainda tem e pensar que pode ser preferível vender toda a carteira com perdas e abandonar os investimentos em mercado. Isso se ele estiver focado em manter a família unida e se vocês estiverem com o mesmo pensamento.

    Se o seu pai for uma pessoa de difícil diálogo, daqueles que ninguém lhes pode dizer nada, vai ser difícil... Acho que se o seu pai for esse tipo de pessoa é melhor consultar um advogado, eles até costumam escrever aqui no fórum... :)

    Boa sorte
  2.  # 3

    Colocado por: karmapor jogar na bolsa.


    Quem "joga" na Bolsa, arrisca-se - mais do que aqueles que INVESTEM na Bolsa - a perder, principalmente em períodos de "vacas magras". Em períodos de vacas gordas, quase todos ganham na Bolsa, quer "joguem", quer INVISTAM. Os muito entendidos na matéria conseguem ganhar quase sempre e os VICIADOS arriscam-se mais do que os "conscientes", a perder, às vezes até aquilo que não têm.

    Em relação ao seu pai, aquilo que a "Karma" diz acima, penso que não é o suficiente para podermos criticá-lo, porque há muita informação que não nos dá. Por exemplo, o seu pai nos anos anteriores "jogava" na Bolsa e ganhava? Muito ou pouco, comparando com as últimas perdas? A família sabia ou não? Conversavam normalmente sobre esse assunto ou não? A avaliar pelo acima dito, PARECE que a "Karma" não saberia, mas se calhar a sua mãe saberia.
    Em termos de conselho, dependerá muito da relação que tinham anteriormente e também da ideia que o seu pai faz da Bolsa. A Bolsa nem sempre é um papão, mas é muito CONVENIENTE ser-se, pelo menos, relativamente bem informado e entendido. Será que o seu pai o é, e até terá SALDO POSITIVO nos seus negócios na Bolsa? A BOLSA não é um CASINO, é racional quase sempre.

    Quem está a dizer isto também perdeu - na BOLSA - vários milhares de euros nos últimos 2 ou 3 anos e ganhou também vários milhares há alguns anos atrás.
  3.  # 4

    São perdas potenciais ou reais?
  4.  # 5

    A bolsa nao e de facto para brincadeiras, pois muito rapidamente se pode perder muito dinheiro.
    A minha sugestao e que tente entender um pouco da bolsa antes de ter a conversa com o seu pai, de modo a poder entender melhor o que ele anda a fazer e porque o faz.
    O facto de conseguir falar sobre o assunto com ele ira seguramente facilitar a conversa.
    Existe um livro que e muito bom e que num dia consegue ler e vai-lhe dar de imediato um nivel de conhecimento que se calhar o seu pai nao tem .


    A estrategia do seu pai de comprar acoes quando a economia esta uma desgraca ate nem e despropositada de todo, mas na actual situacao e arriscada e obviamente depende do tipo de empresa etc.etc etc.
    Existe tambem um forum muito bom, mas aqui vai demorar muito mais tempo ate conseguir entender o que se passa .
    http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
      image[2].jpg
  5.  # 6

    1.º fale com ele... veja se o investimento é razoável e há boas probabilidades de vir a ter retorno ou se se trata de roleta russa... Na pior das hipóteses, se chegarem à conclusão que o seu pai tem uma dependência e está a delapidar o património é ntentar uma acção de inabilitação para o proibir de investir na bolsa.

    Cumps e boa sorte
  6.  # 7

    Reduzir-lhe acesso às contas bancárias é possível?

    Só joga na Bolsa, ou perde dinheiro em jogos de azar?

    Relativamente a algumas respostas anteriores é infinita a capacidade do ser humano de falar e dizer pouco...
  7.  # 8

    Se for uma pessoa com quem se possa dialogar, acho que devem tentar ultrapassar isso juntos.


    Infelizmente não é muito dado ao diálogo..ontem inda não tive coragem de ter a tal conversa. Espero ter hoje.

    Por exemplo, o seu pai nos anos anteriores "jogava" na Bolsa e ganhava? Muito ou pouco, comparando com as últimas perdas? A família sabia ou não? Conversavam normalmente sobre esse assunto ou não? A avaliar pelo acima dito, PARECE que a "Karma" não saberia, mas se calhar a sua mãe saberia.


    Se jogava não sei, so de há mais ou menos dois anos para cá (altura em que se reformou) é q comecei a dar importancia pois ele todos os dias acorda as 7h da manha e vai para o pc..e esta la todo o dia. Das vezes que sai, leva o computador. Se ganhava ou não, não sei, pois só vi o extracto de 2012 o qual nos alertou para esta situação. Não falávamos pois sempre encarámos como um "passatempo" dele, no qual não havia necessidade de nos "intrometer".

    São perdas potenciais ou reais?


    Potenciais como assim? peço desculpa mas economia não é o meu forte a minha área é outra :P. Se por potenciais quer dizer dinheiro investido em acções que estão a desvalorizar? pode também ser o caso, mas eu referia-me ao valor total de acções compradas no ultimo ano ser superior ao valor total de acções vendidas, ou seja, com perdas significativas.

    O facto de conseguir falar sobre o assunto com ele ira seguramente facilitar a conversa


    Obrigada pela indicação!! fiquei curiosa e quero ler, mas neste momento não tenho tempo porque estou em exames da faculdade, e a conversa com o meu pai tb não pode esperar.

    Na pior das hipóteses, se chegarem à conclusão que o seu pai tem uma dependência e está a delapidar o património é ntentar uma acção de inabilitação para o proibir de investir na bolsa.


    Ter dependencia tem! Tinha essa duvida relativamente à hipotese para não o deixar investir mais..obrigada pelo esclarecimento.

    Só joga na Bolsa, ou perde dinheiro em jogos de azar?


    Que nos tenhamos apercebido, é só na bolsa.. mas já é o suficinete.

    Obrigada a todos pela ajuda..
  8.  # 9

    Colocado por: karmapode também ser o caso, mas eu referia-me ao valor total de acções compradas no ultimo ano ser superior ao valor total de acções vendidas, ou seja, com perdas significativas.


    Isso não indica que haja perdas, tem é de comparar o valor investido ao valor actual da carteira somado ao valor das vendas entretanto feitas.
    Concordam com este comentário: JOCOR, fernandoR, prcion
  9.  # 10

    E o simples facto de ter poucas vendas e muitas compras não significa que esteja a perder dinheiro, pode estar exatamente acontecer o contrário, ele pode ter uma carteira que esteja em valorização. Tem sim nesse mesmo extracto verificar o valor de compra e o valor actual dessas mesmas acções.
  10.  # 11

    Pois, é complicado!
    Sugiro que comece a interessar-se pela Bolsa. compre o livro acima indicado, adira ao forum mencionado e,
    talvez descubra que herdou alguns genes do seu pai... entretanto, comece a falar com ele sobre acções.
    Lentamente, descobrirá tudo. já deu para ver que não percebe nada do assunto. e o pai até pode estar a ganhar.
    Outra coisa: o dinheiro é de quem? E ganhou-o, herdou-o, ganhou no jogo? Talvez o seu pai seja mais capaz do que
    você pensa. Tenha em atenção uma coisa: Ninguém, absolutamente ninguém, defende melhor o seu dinheiro que o
    próprio. Sobretudo, se lhe custou a ganhar.
    Vai ver que o seu pai adorará dialogar consigo sobre Bolsa. É algo de fascinante! eu gosto.
    Espero ter dado uma outra perspectiva.
    Concordam com este comentário: FD, Expat
    •  
      FD
    • 14 fevereiro 2013 editado

     # 12

    Colocado por: parranaTenha em atenção uma coisa: Ninguém, absolutamente ninguém, defende melhor o seu dinheiro que o próprio. Sobretudo, se lhe custou a ganhar.

    Acho que um vício coloca em xeque essa certeza...

    Mas, concordo com o restante. Perceba primeiro, tente abordar numa perspectiva de se interessar e depois então faça o diagnóstico. Perante o mesmo, tome uma decisão e tente sempre levar as coisas a bem, sem dramas ou ultimatos.
    • Neon
    • 14 fevereiro 2013

     # 13

    Ola Karma

    Começo por referir que não sou nem de longe nem de perto nenhum expert no mercado de acções.

    Mas penso que tanto poderá ter algum fundamento para os seus receios, como também poderá acontecer que esteja a sofrer por antecipação.

    Em primeiro lugar deve estudar um pouco sobre o mercado de acções para perceber que existem diferentes perspectivas de investidores.
    Existem os que acompanham os mercados e os percebem, e impõem uma grande dinamica as suas carteiras de acçõe - conseguem comprar barato e vender mais caro, ou por outro lado até mesmo com as acções em queda conseguem vender o que tem e vir a compra-las mais tarde por preços ainda mais baixos, acabando por ficar com a carteira na mesma "plus" algum dinheiro.
    Existem outros que se inserem dentro de uma estrategia tambem ela racional, que é o investimento a longo prazo, pois o mercado de acções tem altos e baixos, mas diversificando a carteiras de acções por varias empresas (chama-se a isto não colocar os ovos todos no mesmo cesto) existem fortes probabilidades de se auferirem de bons rendimentos. Além disso existem algumas empresas que pagam dividendos, ou seja que dividem uma parte dos lucros pelos seus acionistas, regra geral alguns centimos por acção, o que numa boa carteira poderá significar alguns milhares de euros.
    Agora obviamente, também existem os que olham para o mercado de acções como um casino e ai realmente pode ser mais preocupante.

    Muito honestamente, acho que deve em primeiro perceber as nuances do mercado de acções e simultaneamente ter uma conversa franca com o seu pai. A sua mãe também é parte da familia logo não se deve afastar desta questão.
    Diria mais, tanto voce como a sua mãe devem ter esta conversa com a mente aberta e abordar o seu pai no sentido de manifestar a vossa preocupação, e pedir que ele vos explique o que esta a fazer e como esta a fazer, quais as expectativas que ele tem, qual a quantidade de dinheiro investido, qual a carteira de acções, se existe alguma conta a prazo ou á ordem com uma quantidade de dinheiro suficiente para fazer face a alguma supresa inesperada.

    Só depois poderá avaliar se existe algum potencial perigo, ou se as coisas estão apenas desiqulibradas ou então se estão mesmo numa situação de desespero.

    Se ocorrer o pior dos cenários, deve procurar junto do gestor de conta procurar o melhor encaminhamento.

    Boa sorte
 
0.0200 seg. NEW