Colocar cortiça por cima da tijoleira (Posso aplicar Espuma de polietileno juntamente com a cortiça? Qual deve de ficar por cima e compensa?) Aplicar piso flutuante de 7mm Aplicar rodapés da mesma referencia do piso flutuante.
Virgilioferreira, em minha opinião o que quer fazer é o mesmo que mandar pintar um carro com ferrugem, mas sem a tirar... Pouco tempo depois ela estará novamente à vista. Pelo que li e pelas opiniões já dadas, maioritáriamente o Seu problema será térmico, falta de ventilação, ou infiltrações. A falta de isolamento com a falta de ventilação é a principal causa para esses bolores, e no seu desenho a pior parte da casa é a que nem sequer está pintada por fora, o que deverá ser pela conjugação dos 3 factores. Todo o dinheiro que investir em tintas XPTO e anti-bolores vai para o lixo, pois eles vão continuar a aparecer. Eu começava por aqui: Retirar as caixas de ovos lá do sótão e coloque-as para a reciclagem, que é para isso que elas são boas. Cubria o chão do sótão com lã de vidro que tenha Barreira Para Vapor(papel kraft), a BPV deve ficar sempre para o lado do chão do sótão. Recomendam que se façam 2 camadas, uma por cima da outra e cruzadas. A grande maioria do calor das casas perde-se pelo tecto e o Seu não tem isolamento e tem a telha à mostra no sotão. No chão colocaria a espuma de polietileno e uma BPV por cima, e o chão flutuante a seguir(se estiver errado corrijam). Limpava as paredes. Ventilava a casa. Compraria AC, aquece, arrefece e desumidifica. Deixava passar um inverno e logo via o comportamento.