Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Escrevo para pedir que me ajudem a ajudar um casal amigo. Este casal arrendou em Janeiro deste ano um apartamento em Lisboa. Dois dias após a assinatura do contrato, deslocaram-se à Galp Energia para efectuar o contrato de fornecimento de gás. Qual não foi o seu espanto quando lhes disseram que o prédio em questão não estava ligado à rede de gás natural.

Contactado o senhorio, descobriu-se que este não tinha pedido a vistoria final da coluna de gás do prédio, pelo que não era possível fazer o contrato para o apartamento em questão. Os outros condóminos usam gás de botija.

A questão arrastou-se, o casal continua à espera da bendita vistoria do gás, e na segunda-feira "celebram" um mês sem poder tomar banho num apartamento cuja renda é bastante elevada.

O que é que se pode fazer? Esta situação constitui justa causa para resolução do contrato de arrendamento com devolução dos meses pagos e não usufruídos (Março) e da caução (um mês de renda)?

Obrigado,

I.
    •  
      GF
    • 9 fevereiro 2013

# 2

Uma coisa que não percebi: o apartamento não pode ser servido por gás de botija?
    O senhorio tem obrigação de ter o assunto do gás tratado (seja botija ou canalizado). Banho de agua fria é condição mais do que suficiente para resolução do contrato.
  2.  # 3

O apartamento poderia ser servido com gás de botija, mas isso provavelmente implicaria a realização de obras na cozinha (nova), que o senhorio não está disposto a fazer. Seria necessário arranjar espaço onde colocar a bilha, provavelmente mudar o tubo de alimentação de gás do esquentador e comprar um esquentador a B/P (o existente é para gás natural). "Tenha paciência" é o mantra deste senhor.... há um mês.

Há também uma série de outros pequenos pormenores das obras (acabamentos) que ficaram por terminar e cuja resolução se arrasta há semanas.

Há ainda a salientar que:

a) os meus amigos enviaram há duas semanas carta registada com aviso de recepção a avisar formalmente da falta de gás e dos outros pequenos problemas, dando uma semana para a resolução do problema. Nada ocorreu.

b) os meus amigos pagaram a renda de Março, no início de Fevereiro, para não "perderem a razão" ou "dar cartas ao senhorio".

GF, acha então que é uma resolução simples, certa?
    •  
      GF
    • 9 fevereiro 2013 editado

# 4

Colocado por: ItalianoGF, acha então que é uma resolução simples, certa?

Certinho como o sol. Simples não, mas certa.

Tem duas hipóteses:

1) Faz as obras a expensas próprias, e apresenta a conta ao senhorio para pagar;
    2) Sai do imóvel e pede o dinheiro de volta acrescido de uma eventual indemnização, por exemplo, por ter de ir tomar banho a outro local.

Em qualquer uma das circunstâncias, deverá guardar todos os comprovativos e caso o senhorio não ceda voluntariamente, apenas em tribunal verá o dinheiro de volta.
    É ponto assente que uma casa, para habitação, sem água quente, não satisfaz cabalmente o fim a que se destina.
    Qualquer dia chegámos ao faroeste.... ou falta alguma coisa nessa história ou o senhorio tem ar no local dos miolos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  3.  # 5

Obrigado, GF.

Antes faltasse alguma coisa nesta história... Acompanhei de perto a história (para dar uma mão: os meus amigos não são portugueses) e o cheiro a faroeste é mesmo uma realidade. A mudança para Lisboa tem sido um pesadelo para este casal, por causa do total desleixo e desinteresse na resolução dos problemas da casa...

O senhorio é advogado, curiosamente, pelo que deveria ter outra sensibilidade para com estas questões.
    •  
      GF
    • 9 fevereiro 2013

# 6

Colocado por: Italiano
    1. O senhorio é advogado, curiosamente, pelo que deveria ter outra sensibilidade para com estas questões.

Pois... ser advogado não o torna melhor ou pior, mais ou menos sensível.
    Mas, eu se tivesse no lugar deles, escolhia outra casa e perdia o amor aos valores já pagos, partindo para outra, e escolhendo melhor a próxima casa.
    Com os erros, aprendemos todos.

Posto isto, eu riscaria a hipotese 1 que sugeri, sob pena de arranjar um problema ainda maior.
    Não significando isto que não possa exigir judicialmente os valores já pagos pela casa, cuja utilização nunca foi efectuada em pleno. No mínimo, uma redução da renda seria garantida.
  4.  # 7

Nao estou bem a compreender esta situaçao; tive o mesmo problema com apartamentos de herança do meu pai, o gas estava o contadoor e a instalaçao feita, somente o meu pai nunca quiz o por no interior dos apartamentos devido a rendas congelada e muito baratas, foram saindo a pouco a pouco, um dos novos arrendatarios ligou -me que queria o gas natural no seu apartamento, evidentemente todos os outros arrendatarios e incluido mais 3 proprietarios do imovel tambem estavam interessados em por esse gas natural, nao foi complicado telefonei para Setgas, um tecnico deslocou se ao imovel fez um orçamento de 49.90euros ( predio de 8 fracçoes) cada qual pagou esses 49.90euros um mes depois tinham o contrato de gas, e podiam se servir do gas em cada fracçao
  5.  # 8

O que não faltam por aí são casas para arrendar.

Tiveram azar. Que procurem outra, começar assim uma uma relação conflituosa não se justifica.
  6.  # 9

Colocado por: de jesus mendesNao estou bem a compreender esta situaçao;

Talvez a Setgás funcione de forma mais veloz do que a LisboaGás. Ou talvez haja qualquer coisa mal contada por parte do senhorio, como sugeria o GF. A verdade é que se passou quase um mês e ainda não há possibilidade de contratar individualmente o gás no apartamento, porque a coluna do prédio não recebeu ainda o aval. Enfim.

Colocado por: Silver WolfO que não faltam por aí são casas para arrendar.

Tiveram azar. Que procurem outra, começar assim uma uma relação conflituosa não se justifica.

Tem razão. Se isto já começa assim, não augura nada de bom. E o azar acaba por ser do senhorio, porque inquilinos destes vai havendo poucos. O que eu espero é que os meus amigos não tenham de perder o amor ao dinheiro que já pagaram ao senhorio - já basta o stress e os gastos adicionais pela falta de gás em casa e as outras deficiências da casa. O mínimo que merecem é ver cada tostão pago sem usufruto ser-lhes devolvido, e sem histórias.
    •  
      jccp
    • 9 fevereiro 2013

# 10

o apartamento estava anunciado como tendo gás natura?o contrato menciona gás natural?
    se nenhuma destas condições se verifica só têm é que comprar uma garrafa de gás.
    Se alguma destas condições não se verifica pode denunciar o arrendamento.
    •  
      jccp
    • 9 fevereiro 2013

# 11

Colocado por: jccpSe algumadestas condições não se verifica pode denunciar o arrendamento.

gralha

se alguma destas condições se verifica
  7.  # 12

Como imagina, aos meus amigos é indiferente se o gás que serve o apartamento é natural, propano ou butano. A garrafa de gás compra-se... e mete-se onde, se a cozinha não está preparada para isso? E o esquentador a gás natural, novo, joga-se fora? Se sim, quem arca com as despesas? Os meus amigos, a quem foi dito para comprarem aquele esquentador porque a casa era servida por gás natural?

A questão é: a casa não tem água quente. A cozinha não tem capacidade para instalação de bilhas de gás ou soluções a electricidade para aquecimento de água. Os meus amigos pagam 750 euros por mês (sim, não são rendas antigas de 75 cêntimos), pelo que têm o direito de tomar banho com água quente. Paga por eles - a água, o aquecimento desta e o esquentador que a aqueceria...
    •  
      jccp
    • 9 fevereiro 2013

# 13

Colocado por: ItalianoOs meus amigos, a quem foi dito para comprarem aquele esquentador porque a casa era servida por gás natural?

quem é que disse?
  8.  # 14

O senhorio.

Colocado por: jccpquem é que disse?
    •  
      jccp
    • 9 fevereiro 2013

# 15

Colocado por: ItalianoO senhorio.

então é encostá-lo à parede.
    tem várias soluções para resolver o problema,mas como o senhorio é advogado é melhor pensar bem em qual delas se vai meter.
  9.  # 16

ha entao ja nao hé renda de dois tostoes, e se disse que; tinha gas natural e por çima compra um esquentador para esse efeito, seja la ele advogado ou o Papa tem de cumprir o contrato
    •  
      GF
    • 9 fevereiro 2013

# 17

Tinha de vir uma solução esperta !
    Então ó jccp, não lhe parece que se fosse possível colocar as botijas de gás no apartamento, não o teriam já feito ?
    Ou estão a tomar banho de agua fria...... porque são masoquistas e gostam de sofrer?

Italiano, o senhorio por ser advogado não é mais o que outros.
    Poderá é dar mais trabalho do que os outros.... mas isso é outra questão e meramente uma opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
    •  
      jccp
    • 9 fevereiro 2013

# 18

Colocado por: GFOu estão a tomar banho de agua fria...... porque são masoquistas e gostam de sofrer?

banho de água fria nunca matou ninguém,há aqui alguns que deviam experimentar para lhes arrefecer a mona
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  10.  # 19

Ponto da situação: As alminhas já têm gás em casa. Abriram-lhes o gás dois meses e uma semana depois da entrada no apartamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bel99

0.0196 seg. NEW