Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas se acharmos o valor que as finanças atribuiram ao um apartamento muito elevado, podemos pedir uma reavaliaçao ? quais as vantagens e quais os contras ??
    • Jacinta
    • 10 fevereiro 2013 editado

     # 2

    Eu também pedi a reavaliação do meu apartamento o ano passado.
    Como eles os reavaliam quase todos os anos, ficou com o mesmo valor patrimonial, mas como é um apartamento que foi adquirido ao construtor em 1982 e que nunca foi vendido nem comprado uma segunda vez, aplicavam-me uma taxa muito mais elevada que aos outros do mesmo prédio que foram vendidos e comprado posteriormente. Fiquei a pagar uma taxa quase de metade e o ano passado já paguei um bocadinho menos.
    Há anos que eles estavam para regularizar essa questão, mas não o faziam, talvez porque lhes estava a dar jeito, enquanto ninguém reclamasse.
    Contudo, como este ano vão aumentar os impostos, talvez nem seja necessário pedir a reavaliação, pois devem de pôr tudo à mesma taxa.
  2.  # 3

    e pagou quanto ????
  3.  # 4

    O imposto que se paga está relacionado com o valor patrimonial e a zona aonde a casa foi construída.
    O meu apartamento foi construído em 1981/1982 e está situado no Cacém.
    Antes da reavaliação aplicavam-me uma taxa de 1/70 e depois da reavaliação passei a pagar 1/40 (é uma questão de milésimos, parece-me a mim).
    O valor patrimonial manteve-se, não foi alterado.
    O ano passado não passei a pagar muito menos, mas paguei um pouco menos. Ainda valeu a pena.
    •  
      FD
    • 14 fevereiro 2013

     # 5

    Colocado por: catarinamse acharmos o valor que as finanças atribuiram ao um apartamento muito elevado, podemos pedir uma reavaliaçao ?

    Depende. A avaliação é feita com base num cálculo. Se esse cálculo ou algum dos dados utilizado no mesmo estiver errado, sim, vale a pena corrigir a situação.
    Se não existe nenhum erro, vai gastar dinheiro (€?) e não vai servir para nada se é só para baixar o IMI.
  4.  # 6

    Boas
    Não explicou aqui ao pessoal, quanto pagou nas finanças pela reavaliação da sua casa.
    Não é só chegar e pedir, quer tenha ou não razão, tem de pagar a reavaliação.
    • ICLG
    • 15 fevereiro 2013

     # 7

    "Quer queira quer não", não é bem assim e parece-me que quem pediu informação não pediu ainda reavaliação.
    Pessoalmente, também estando num caso semelhante, posso dizer-lhe que basta preencher um papel, enviá-lo às finanças e, se se dirigir a um advogado, como é o caso de muita gente que vive fora do país, pagar a despesa ao advogado.
    Para saber quais os honorários dos advogados, basta telefonar antes de pedir uma consulta.
    • ICLG
    • 15 fevereiro 2013

     # 8

    Se se paga alguma coisa, é coisa de muito pouco valor, pois, para além dos honorários do advogado que englobavam outras pequenas coisas, não me recordo se paguei alguma coisa de valor significativo relativa ao pedido de reavaliação.
  5.  # 9

    e é necessario recorrer a advogados ?????
    • ICLG
    • 15 fevereiro 2013

     # 10

    Quem disse isso?
    Se vive ai vá à repartição de finanças. Também se pode informar por telefone.
    Peça o formulário e as instruções.
    Deve ter em seu poder as certidões da Câmara Municipal e a certidão predial do prédio para poder preencher o formulário.
    Preenche o papel, assine-o e entregue-o na repartição de finanças.
    Se for preciso pagar qualquer coisa, logo saberá quanto.
  6.  # 11

  7.  # 12

    Viva, a minha questão é a seguinte: adquiri recentemente um terreno que tinha sido avaliado em 2012 por 38500€. Agora (2013) recebo uma carta das finanças da zona onde o terreno se situa a avaliá-lo em 62000. Aumento que ainda me custa a perceber....Ja tive a ler alguns tópicos na net acerca disto e penso que devo reclamar pelo facto de no site do SIGIMI o coeficiente de localização atribuído aquela zona é de 1,25 e nos cálculos do valor patrimonial tributário vem escrito 1,50. Fiz a simulação e o valor baixa 10000€. Estou a raciocinar bem e devo realmente avançar com a reavaliação? O pedido de reavaliação não pode ser feito via internet no Portal das Finanças? Obrigado desde já pela ajuda.
  8.  # 13

    Ou o coeficiente pode ser aumentado a seu belo prazer pelas câmaras municipais, respeitando uma margem?
    • mog
    • 13 março 2013

     # 14

    Viva,
    Na minha opinião, deverá avançar por forma a corrigir a situação. Não sei se deve pedir uma reavaliação ou se deve reclamar da avaliação feita, sendo que no segundo caso tem um prazo - que vem descrito na carta das finanças - para o efeito. De qualquer forma, eu no seu lugar passaria primeiro na repartição de finanças para expor o caso. Boa sorte!
  9.  # 15

    Bom dia,
    obrigado pela opinião mog . agora fiquei na dúvida porque dizem que os coeficientes são revistos a cada três anos. E a útima portaria data de 2009.
    O que é certo é que o site das finanças onde se pode consultar os coeficientes não está a funcionar ou estão a actualizá-lo. Vou ligar às Finanças para saber.

    http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp

    Se por acaso mais alguém tiver uma opinião acerca deste tema agradecia que comentassem

    Obrigado
  10.  # 16

    A câmara de Almada, qual o coeficiente q aplica, alguem sabe?
    • mog
    • 14 março 2013

     # 17

    Colocado por: ParamonteA câmara de Almada, qual o coeficiente q aplica, alguem sabe?


    O coeficiente de localização não depende de município para município, é normal que numa mesma freguesia haja mais do que um coeficiente. Veja o link que o Rei colocou para ver qual o coeficiente de localização do local em concreto em Almada.
  11.  # 18

    Estou a falar na percentagem a aplicar ao valor patrimonial calculado, creio q em Almada é 0.7%, certo?
    • mog
    • 14 março 2013

     # 19

    Colocado por: mog

    O coeficiente de localização não depende de município para município, é normal que numa mesma freguesia haja mais do que um coeficiente. Veja o link que o Rei colocou para ver qual o coeficiente de localização do local em concreto em Almada.


    Site este que de facto não está a funcionar neste momento...:)
    Concordam com este comentário: Dj_C
  12.  # 20

    Ora viva a todos, agora que o site das Finanças se encontra a funcionar de novo, anexo aqui duas fotos do terreno em questão, onde se vê os coeficientes bem delimitados e clicando em cima o resultado que dá (1,25). Deverei realmente avançar para o pedido de reavaliação? Infelizmente ainda não tive tempo de ir as Finanças e por telefone não fui ainda bem sucedido, pois em época de entregas de IRS é complicado alguém nas Finanças atender um telefone. Encontrei uma minuta na net, mas não a confirmação de que se pode enviar por correio. Se alguém tiver mais informções agradecia.
    Obrigado desde já.
      image4.jpg
 
0.0217 seg. NEW