Iniciar sessão ou registar-se
    • Fyling
    • 10 fevereiro 2013 editado

     # 1

    Boa noite a todos.

    Tenho uma lareira e quero colocar lá um recuperador de calor.
    Alguém me pode dizer quais os aspectos a ter em conta para escolher um recuperador de calor.

    Cumprimentos,
    Manuel Cruz
    • DSMJ
    • 10 fevereiro 2013

     # 2

    Boa noite,
    Quero por um recuperador, mas não sei qual a melhor opção entre ter no interior tijolo refratário e não o ter, visto que já vi os dois modelos e os dois são com ventilador.
    Alguém consegue esclarecer esta diferença ?
    • TLS
    • 12 fevereiro 2013

     # 3

    Tenho uma lareira e quero colocar lá um recuperador de calor.
    Alguém me pode dizer quais os aspectos a ter em conta para escolher um recuperador de calor

    Em primeiro deve ter em conta o tamanho da lareira para não ter que fazer grandes alterações e obras, em segundo lugar deve escolher um recuperador que lhe satisfaças a necessidades calorificas para o efeito.
    • TLS
    • 12 fevereiro 2013

     # 4

    Quero por um recuperador, mas não sei qual a melhor opção entre ter no interior tijolo refratário e não o ter, visto que já vi os dois modelos e os dois são com ventilador.
    Alguém consegue esclarecer esta diferença

    O que tem o tijolo refratario dentro tem um melhor rendimento que os outros visto as as pedras conservam o calor o'que torna o recuperador com outra rentabilidade. Se notar o preço deve ser mais elevado. Quanto ao ser ventilado ou não acho que devia de optar pelo ventilado, alem de poder levar calor para outros compartimentos também lhe aquece mais rápido onde ele esta instalado.
  1.  # 5

    Vou tentar dar algumas dicas...

    Se escolherem um recuperador em fundição, cuidado com o material chinês que anda por aí em varias marcas, os chineses também têm coisas boas, mas a ambição dos Europeus só os leva a comprar na china o mais barato para obterem mais lucro.

    Se escolher uma marca em fundição, já sabe que mais anos menos ano vai ter que mudar peças (quem nem têm garantia). Normalmente o que mais se estraga é o deflector que apanha com todo o fogo. Por isso escolha uma marca que tenha peças.

    Notem bem... A garantia de 5 anos que muitos dão não abrange as peças que se estragam, chamam-lhe peças de desgaste :-)

    Quando forem à loja comprar um recuperador finjam que têm um igual e que querem um deflector, (peça de cima onde o fogo bate) se o vendedor se engasgar... risque logo a marca a e firma que o vende .

    Se pretender um recuperador em aço, que normalmente têm um aspecto mais moderno observe bem a espessura da chapa e como é feita a protecção ao aço.

    A qualidade da chapa não se consegue ver, mas varia muito de marca para marca, só se fizer um furo é que nota a qualidade do aço... Poder ter mais ou menos carbono ser aço mais ou menos refractário, mas uma coisa é certa,

    As marcas que andam por aí muito baratas seja em salamandras ou recuperadores não têm aço de qualidade, algumas até torcem todas no 1º ano.

    O ideal será ir ver em casa de alguém que tenha um aparelho igual já com algum uso, mas convém ver mesmo e não se fiar no que cada um diz na Net.

    Se a protecção do aço for em vemiculite Já sabe que quando se estragar é só serrar um bocado como se fosse madeira e mudar. Uma placa com 1000x500 custa cerca de 25 € por isso não tem que se preocupar .

    Se a protecção for em tijolos cerâmicos, veja se são façil de substituir e se há iguais no mercado, pois os tijolos estragam-se muito pois ao fim do um ano estão todos rachados, mas isso não é um problema desde que se aguentem na sua função que é proteger o ferro.

    Por vezes há quem fale que é bom um recuperador em fundição ou com tijolos para ter mais inercia e porque agente mais tempo...

    Mas não é bem assim, pois o que tem mais inercia leva mais tempo a aquecer e o que não tem inercia liberta o calor mais rapidamente... Na verdade não é por aí ...

    Tanto faz libertar mais rápido ou mais devagar, mas tempo que ter cuidado com aparelhos com grande dimensão e grande inercia pois alguns levam duas hora a aquecer, e não é à meia noite que o calor faz falta :-)

    O que é mesmo importante é que o recuperador tenha um ventilador (ou dois) silencioso e de boa marca, que consiga retirar o calor para fora do mesmo, ou seja, para a sala. Pois se não o retirar, grande parte perde-se pela chaminé.

    Há recuperadores que têm ventiladores com 2 ou 4 ou 5 velocidades. Devem ligar sempre os ventiladores para ouvir o barulho antes com comprar um recuperador

    É também muito importante o bom controlo do consumo da lenha , e isto só se consegue num recuperador que vede bem as entradas de ar.

    Quem gosta de ver o fogo opte por um recuperador que não suje muito o vidro. Há recuperadores sem qualquer controlo decente que não sugam o vidro, assim como há uns com bom controlo que vedam tanto que o vidro está sempre sujo.

    O ideal é que o recuperador tenha uma cortina de entrada de ar por cima da porta, mas no próprio recuperador.

    Se a ma$$a for pouca ... bem então lá terá que ser um recuperador em fundição sem ventiladores nem carter...

    Neste caso lembrem-se de uma coisa.... Um bidão aquece que se falta se for colocado no meio de uma casa... Uma salamandra boa ou má aquece sempre bem, até as de 160 € aqueçem embora durei pouco tempo.

    Porque aquecem bem ? apenas por uma razão... Nas salamandras não se tapa o calor com paredes nem com lã de rocha...

    Por isso, se optarem um um recuperador sem ventilação, já sabem deixem o calor se libertar ... Coloquem grelhas de entrada de ar nas laterais em baixo e em cima a 20 cm do tecto quanto mais calor se libertar mais aqueçe como é obvio.

    Mas se já tem uma lareira aberta e já usada, provavelmente terá que abrir a parte de cima da "hotte" (Pano frontal) para limpar a fuligem do interior , a lã de rocha e todo o lixo que lá tiver dentro.

    Depois pode voltar a fazer a parede em alvenaria, ou melhor ainda, fazê-la em pladur .


    Cumprimentos

    Jorge Santos
    Concordam com este comentário: TLS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, ClioII, ricat, pensador, NB_Viseu
  2.  # 6

    Obrigado pelas dicas Jorge.

    Cumprimentos,
    Manuel Cruz
  3.  # 7

    O recuperador mcz hydrotherm 80 é boa ou nem por isso??
  4.  # 8

    Boa Tarde,

    Sou nova aqui num fórum.
    Estive a ver que percebe de recuperadores.
    Tenho um recuperador da marca les radiantes instalado em 1995.
    Este ano resolvemos usá-lo.
    A sensação que tenhoé que não aquece a sala muito, mas pior ao fim de 15 dias tenho o teto amarelo.
    Nas paredes lateriais pelo a lareiira com o recuperador avança em relacão à parde tem 2 grelhas laterais de cada lado, uma em baixo e outra em cima. Tenho assim 4 grelhas, sendo que as 2 de baixo não mandam qualaquer calor, só as de cima se sentem calor.
    Não sei o que está mal, será que alguém me pode ajudar?
    Muito obrigado,
  5.  # 9

    Colocado por: bezinhoBoa Tarde,

    Sou nova aqui num fórum.
    Estive a ver que percebe de recuperadores.
    Tenho um recuperador da marca les radiantes instalado em 1995.
    Este ano resolvemos usá-lo.
    A sensação que tenhoé que não aquece a sala muito, mas pior ao fim de 15 dias tenho o teto amarelo.
    Nas paredes lateriais pelo a lareiira com o recuperador avança em relacão à parde tem 2 grelhas laterais de cada lado, uma em baixo e outra em cima. Tenho assim 4 grelhas, sendo que as 2 de baixo não mandam qualaquer calor, só as de cima se sentem calor.
    Não sei o que está mal, será que alguém me pode ajudar?
    Muito obrigado,


    Boa noite Bezinho.

    As grelhas da parte de baixo , servem para entrar o ar frio. Como sabe o ar quente é mais leve, logo sobe, e vai sair pelas grelhas de cima. Se tem a sala muito isolada devia ter deixado um tubo do exterior para dentro da chaminé, para que haja uma renovação de ar. Penso que esclareci-
  6.  # 10

    Colocado por: bezinhoTenho um recuperador da marca les radiantes instalado em 1995.


    É um boa marca, a sua fundição não tem nada a ver com a sucata que anda pelo mercado que se desfaz em pouco tempo, mas infelizmente quase todos no pais estão mal instalados, e nada aquecem !

    Tudo por culpa dos Franceses que não se preocupavam com a necessidade de retirar o calor do interior da hotte mas apenas com o isolamento com "montes" de lã de rocha a tapara todo o calor.

    Alguns dos recuperadores dessa marca "Phlippe" são bastante grandes e leva muito tempo a aquecer e pouco ou nada aquecem em tempo útil.

    Se tem 4 grelhas, nesse aspecto está bem instalado pois pelas de baixo entra o calor que irá sair por cima por convecção.

    Verifique com está o interior da hotte no que diz respeito à lã de rocha. Pode retirar um grelha de cima e tirar umas fotos para cima e para baixo para nos mostrar e ver como está isso.

    Os erros mais vulgares são:
    - Forrarem o recuperador com lã de rocha impedindo o calor de se libertar-
    - Não vedarem bem a passagem da conduta inox na laje, deixando que o calor "fuga" para o exterior por essa passagem (vedação com lã de rocha de nada serve)
    - Grelhas de entrada e saída muito pequenas... Pouca capacidade de convecção.
    - Espaço interior da hotte muito grande.

    Enfim.... só mesmo vendo as fotos posso ajudar mais.

    Mas possivelmente depois de limpar a lã de rocha do interior da hotte pode colocar ventiladores nas grelhas inferiores para forçar a convecção e aumentar o rendimento.

    Se o ser Recuperador for dos pequenos e ventilado , posso adientar que o ventilador de origem é fraco de mais .

    Mas provavelmente tem instalado o modelo Primo ou o 600 que foram os mais vendidos pelos 7 importadores que havia em Portugal ...

    Cumprimentos

    Jorge Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, NB_Viseu
 
0.0159 seg. NEW