Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei um apartamento (usado durante cerca de 1 ano) com recuperador de calor na sala que nunca tinha sido usado (tem todo o aspecto de ser o mais rasca do mercado eheh). Como ainda estou na fase das pequenas reparações e pinturas, decidi investigar o recuperador de calor. Abrir a grelha superior (não tem entrada inferior) e decidi espreitar... segundos depois desejei não o ter feito!! Está cheio de lixo, tijolos partidos, cimento, etc. E tem uma "placa" de lã de rocha com o alumínio numa das faces (a que toca nos 3 tubos de fumos). A foto que se segue foi tirada com o telemóvel pela abertura superior. Nunca tive um recuperador de calor mas parece-me que tem pouco rendimento!! Apenas sei, do pouco que percebo, que a instalação é péssima!!
    Infelizmente não sei marca nem modelo do recuperador...!!
    De referir que na hotte passam 3 tubos de fumos... um é meu, os outro dois são dos vizinhos de baixo (moro no último piso). É feita em tijolo "normal" e o exterior é estuque. A "armação" é pedra e o recuperador foi enfiado lá dentro ficando assente numa base de 4 tijolos! Pelo que me apercebo o recuperador não toca na pedra, havendo cerca de 7mm de espaço entre a lateral do recuperador e a pedra, e uns 5mm de espaço entre o topo do recuperador e a pedra. Apenas a parte de cima da pedra aquece ao fim de algum tempo de funcionamento.

    Que posso fazer para melhorar isto??

    recuperador


  2.  # 2

    Alguém tem sugestões?
  3.  # 3

    Colocado por: maverickDe referir que na hotte passam 3 tubos de fumos

    devem ser dois tubos de ar quente, e o tubo do meio é que é de fumos.
    meta uma foto dos tubos
    duvido que o seu recuperador esteja a aquecer outros apartamentos, mas....
    procure se não tem saídas de ar quente nos quartos...
    se tá mal feito, é mandar fazer bem, por quem sabe
  4.  # 4

    Colocado por: fernandoFerreira
    devem ser dois tubos de ar quente, e o tubo do meio é que é de fumos.
    meta uma foto dos tubos
    duvido que o seu recuperador esteja a aquecer outros apartamentos, mas....
    procure se não tem saídas de ar quente nos quartos...
    se tá mal feito, é mandar fazer bem, por quem sabe


    Não tem quaisquer saídas de ar quente para outras divisões. Os três tubos são claramente de fumos que vêm dos apartamentos de baixo. São iguais ao meu e têm cerca de 20cm de diâmetro, tipo tubo spiro!

    O mandar fazer certamente seria o mais correcto (e mais caro) mas deduzo que quem fez durante a construção também devia saber o que estava a fazer mas pelos vistos (e pelo que tenho lido aqui) não o fez e por isso vou (tentar) fazer com as próprias mãos :)
  5.  # 5

    Colocado por: maverickNão tem quaisquer saídas de ar quente para outras divisões. Os três tubos são claramente de fumos que vêm dos apartamentos de baixo. São iguais ao meu e têm cerca de 20cm de diâmetro, tipo tubo spiro!

    AH OK. já percebi
    é que há recuperadores que têm um tubo de fumos e dois de ar quente... sorry
    • TLS
    • 12 fevereiro 2013

     # 6

    o espaço que tem entre a parede e o recuperador não é o fundamental na relação Temperatura/isolamento, o que esse recuperador não tem é um cárter com a capacidade de produzir ar quente para as necessidades do lugar onde esta instalado. também não deve ter ventiladores?! Ou tem? quanto aos tubos que vem de baixo não tem nada a perder mas sim a ganhar pois pela chaminé é irradiada uma grande parte do calor produzido na combustão, que lhe vai passar em sua casa e aquecer alguma coisa, caso os seus vizinhos façam lume
  6.  # 7

    Colocado por: TLSo espaço que tem entre a parede e o recuperador não é o fundamental na relação Temperatura/isolamento, o que esse recuperador não tem é um cárter com a capacidade de produzir ar quente para as necessidades do lugar onde esta instalado. também não deve ter ventiladores?! Ou tem? quanto aos tubos que vem de baixo não tem nada a perder mas sim a ganhar pois pela chaminé é irradiada uma grande parte do calor produzido na combustão, que lhe vai passar em sua casa e aquecer alguma coisa, caso os seus vizinhos façam lume


    Não tem quaisquer ventiladores nem carter!
    Os dois tubos que vêm de baixo tem uma união mesmo no meio da minha hotte, e o receio é que saiam por lá fumos.

    A hotte está cheia de lixo (restos de tijolos e cimento) e de lã de rocha e não sei muito bem como tirar aquilo de lá a não ser pela saída de ar no topo. Actualmente a parede praticamente não aquece talvez devido á lã de rocha.

    Terei vantagens se abrir duas entradas de ar na base da hotte? A sala tem cerca de 30m2.

    Que outro "tunning" poderei fazer? :)
    • TLS
    • 12 fevereiro 2013

     # 8

    se não tem cárter nem ventiladores tem toda a vantagem em tirar a la de rocha.
  7.  # 9

    Tenho um recuperador igual a esse
    tambem ja pensei em abrir umas entradas na base da hotte
    e se a entrada de ar fosse do exterior??
    já pensou em retirar a lã de rocha? ja ouvi dizer por aqui que não faz muito bem á saude!!!
  8.  # 10

    Boa Tarde,

    Sou nova aqui num fórum.
    Estive a ver que percebe de recuperadores.
    Tenho um recuperador da marca les radiantes instalado em 1995.
    Este ano resolvemos usá-lo.
    A sensação que tenhoé que não aquece a sala muito, mas pior ao fim de 15 dias tenho o teto amarelo.
    Nas paredes lateriais pelo a lareiira com o recuperador avança em relacão à parde tem 2 grelhas laterais de cada lado, uma em baixo e outra em cima. Tenho assim 4 grelhas, sendo que as 2 de baixo não mandam qualaquer calor, só as de cima se sentem calor.
    Não sei o que está mal, será que alguém me pode ajudar?
    Muito obrigado,
    • eu
    • 26 fevereiro 2013

     # 11

    Colocado por: bezinhomas pior ao fim de 15 dias tenho o teto amarelo.

    Tem obviamente uma fuga no circuito de exaustão. Não o ligue sem reparar essa fuga, pois anda a inalar partículas e gases perigosos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bezinho
  9.  # 12

    Colocado por: bezinho... Tenho assim 4 grelhas, sendo que as 2 de baixo não mandam qualaquer calor, só as de cima se sentem calor.
    ...


    As grelhas de baixo são para "puxar" ar frio para a hotte, é natural que não mandem calor ;)
    Depois, esse ar frio é aquecido na hotte, saindo quente pelas grelhas superiores!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bezinho
  10.  # 13

    Colocado por: treladocao

    As grelhas de baixo são para "puxar" ar frio para a hotte, é natural que não mandem calor ;)
    Depois, esse ar frio é aquecido na hotte, saindo quente pelas grelhas superiores!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bezinho


    Muito obrigada, e o que devo fazer?
    O recuperador foi instalado em 2005 ( e não 1995) não sei se tenho o contacto.
    Alguém me pode dar um contacto de alguém que me resolva este problema?
  11.  # 14

    Eu posso dar um contacto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bezinho
  12.  # 15

    Colocado por: treladocaoEu posso dar um contacto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bezinho


    Agradecia o contato para Lisboa
  13.  # 16

    ah, para Lisboa não faço ideia....


    PS - vê como é importante dizer a localidade? Portugal não é só Lisboa e Porto ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bezinho
  14.  # 17

    Colocado por: treladocaoah, para Lisboa não faço ideia....


    PS - vê como é importante dizer a localidade? Portugal não é só Lisboa e Porto ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bezinho
 
0.0212 seg. NEW