Iniciar sessão ou registar-se
    • kitiana
    • 12 fevereiro 2013 editado

     # 1

    Boa noite, decidi participar neste fórum de uma forma activa, depois de muitas pesquisas em posts já antigos, mas só colocando aqui as minhas questões poderei ficar mais elucidada sobre o que fazer.
    A minha mãe tem uma habitação antiga e estou a pensar reabilita-la para poder habitar.
    Existem várias possibilidades de reconstrução para o imóvel ficar habitável, mas o dinheiro tem um papel fundamental e vou focar 2 das várias ideias que tenho.

    1ª possibilidade - Reparar a casa e anexos tal como estão.
    2ª possibilidade - Deitar abaixo os anexos e construir de novo para a habitação propriamente dita. A casa atual ficaria para arrumos e quem sabe uma dia, a futura garagem.

    A casa está desabitada a varios anos e está sem água e sem electricidade.

    Na primeira possibilidade encontro alguns problemas, a casa não tem casa de banho e teria de ser feita uma nova (na parte dos anexos). A casa tem uma caixa de ar e chão em madeira, no qual não me iria sentir segura dormir sobre ele.
    Tem um sótão que poderá ser utilizado para arrumos, mas tem vigas em madeira e algumas telhas tem de ser substituídas.
    Uma das paredes da casa tem uma fenda não muito simpática.

    Na segunda possibilidade, eu pergunto é preciso projecto de arquitetura?

    Existem outras questões que vou colocando á medida que obtiver feedback da vossa parte.

    Não hesitem em fazer perguntas sobre este imóvel para ajudar á compreensão das minhas intenções.

    Este imóvel situa-se numa freguesia de Alcobaça.
      Casa 1.png
  1.  # 2

    Foto 2 com a parte dos anexos
      Casa 2.png
    •  
      FD
    • 14 fevereiro 2013 editado

     # 3

    Colocado por: kitianaNa segunda possibilidade, eu pergunto é preciso projecto de arquitetura?

    Não se percebe muito das fotos que colocou... mas, em princípio, sim.

    Colocado por: kitianapara ajudar á compreensão das minhas intenções

    Falta saber isto: quais são as suas intenções? Casa permanente, de férias?

    Sinceramente, das fotos, isso parece ser coisa para mandar abaixo... não leve a mal mas, não vejo aí grande coisa que se aproveite.
    Claro, tudo depende do que é que quer fazer. Se for só para uma remodelação, é possível gastar pouco dinheiro, a questão é se não é preferível juntar esse dinheiro e fazer uma coisa como deve ser...
  2.  # 4

    Olá boa noite, obrigada pela resposta e opinião.
    A casa é para ser permanente, portanto é par reconstruir. Logo se vê se o empreiteiro prefere ou não deitar abaixo...

    Em anexo deixo uma planta que ando a pensar... utilizei um software básico.

    Sugestões aceitam-se!
  3.  # 5

    aqui a planta do primeiro andar.

    ps: as medidas ainda vão ter de ser ajustadas mas é dentro destas dimensões.
  4.  # 6

    Colocado por: kitianaLogo se vê se o empreiteiro prefere ou não deitar abaixo...

    Não é o empreiteiro que decide isso, é você e o projectista.
    A primeira coisa a fazer é contratar um projectista.
  5.  # 7

    Sim concordo, mas por enquanto estamos a estudar possibilidades, também é uma forma de me entreter (e o meu marido). Assim acho que podemos "regatear" com o futuro projetista (arquiteto). Convém conhecer os meandros da construção e fazer as coisas com certeza.

    É possível saber um orçamento com este tipo de planta?
  6.  # 8

    o que acha que vai regatear com o projectista?? trocos??
    lá por estar a fazer uns rabiscos acha que isso lhe vai lucrar cerca de quê?? 200 euros ??300 ??
    tendo em consideração que um pequeno "erro" de projecto lhe pode custar em obra para cima de 1000 euros, acho essa postura ridicula.
    este pais não avança... mesmo havendo neste momento arquitectos a preço de saldo.
    pode fazer todos os racunhos que quiser mas evite fazer isso com o pretexto que é para poupar uns trocos com o projectista.
    essa sua casa a meu ver é perfeita para a buldozer, ficará mais bem servida e será menos oneroso fazer uma de raiz bem pensada.
    desculpe levar por tabela mas como arquitecto e em face da situação não consigo evitar este desabafo.
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2013

     # 9

    Colocado por: marco1não consigo evitar este desabafo

    Não sei se o "regatear" não foi dito com sentido de "dar ideias" ou "discutir"...

    Colocado por: kitianaportanto é par reconstruir

    Conhece aquele ditado "o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita"?
    Vê algumas mais valias nessa casa? Pense bem nisso...
  7.  # 10

    Caro Marco1, por acaso estou a por de parte fazer um projecto com arquiteto como deve ser? eu escrevi isso? Estou só a levantar ideias, e deixe-me dizer que este pais não avança porque as pessoas deixam tudo para os outros fazerem... Ahhhh e tal tenho uma casa, vou deitar abaixo e dar a um arquiteto para ele fazer a planta da minha casa porque eu sou uma naba e vazia de ideias e eles é que são os bons... pago e tenho tudo feito sem me chatear...

    Então nesse caso, vou apagar o post neste forum e vou aqui ao meu cunhado arquiteto que ele faz-me esse trabalho de borla!
    Tá a perceber, pela boca, morre o Peixe.
    Eu estava com boa fé, e quero explorar ao máximo diversas opiniões, muito bem eu já estou a perceber o pensamento.
  8.  # 11

    olhe entendo o que diz mas é reciproco, repare que para mim ao falar em empreiteiro inicialmente, diz-me logo algo.
    esta é a sua frase : ....Logo se vê se o empreiteiro prefere ou não deitar abaixo...
    prefere falinhas mansas ou ir direto ao assunto??

    1º essa casa não tem interesse nenhum quer financeiro quer material para ser renovada/ ampliada e alterada.
    2º o arquitecto não trata com clientes nabos, o arquitecto faz e interpreta o que o cliente quer da forma correcta e racionalizando recursos.

    repare que nem sempre uma opinião válida tem que ser necessáriamente diplomatica.
  9.  # 12

    Colocado por: kitiana por acaso estou a por de parte fazer um projecto com arquiteto como deve ser?

    se não está parece:

    Colocado por: kitianaeu pergunto é preciso projecto de arquitetura?


    Colocado por: kitianaLogo se vê se o empreiteiro prefere ou não deitar abaixo...
  10.  # 13

    Obrigado a todos... pelas opiniões, já fiquei esclarecida....


    Não era bem o que esperava mas...


    Obrigados
 
0.0122 seg. NEW