Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho estado a ler sobre o assunto e realmente quem esta a construir de raiz ou a fazer obras vale apena por cabo de rede pela casa toda, quer para transmisão de dados quer para o telefone por exemplo, basta mandar por cablagem de rede de preferencia cat6 e temos o futuro na nossa casa, imaginem estar no quarto e pq tem o vosso cabo de rede podem ver o tal divx que sacaram a tarde e que está no pc do escritorio ja com legendas e tudo ou terem o telefone todo por cabo de rede e até tem uma ligação voip, que no meu caso faz maravilhas pois ligo todos os dias para a hungria a custo 0, www.poivy.com aconselho os preços são bons, Portugal inclusivé a nivel de teleles e sms e a fixa é de borla claro, e não se esqueçam da tv do futro a alta defenição é toda por cabo como a MEO.
  2.  # 2

Quando você acabar de construir com o cabo CAT6, não terá o futuro mas o passado, porque a fibra óptica vem ai com força
  3.  # 3

Ok mas a fibra optica ainda é um futuro o cabo de rede é a realidade, ter a fibra optica e depois não poder fazer nada pq estamos no futuro, ehehehehe
  4.  # 4

porque a fibra óptica vem ai com força

Paulo, vem mais não lhe vai entrar em casa... fica-se pelo lancete da rua..e mesmo assim, não sei de vai da central ao lancete....

Coisas da Casa
    • eu
    • 16 janeiro 2009

# 5

O que é importante é deixar canalizações para todas as divisões. Quando a fibra for usada na LAN (dentro de casa), basta tirar o cabo UTP e meter fibra.

No entanto isto só será necessário daqui a uma década, pois actualmente os cabos UTP cat 6 já permitem velocidades bastante elevadas, desde que as distâncias sejam curtas.
  5.  # 6

Eu utp ou stp? já ouvi dizer que o blindado pode trazer ruido para os outros cabos mm que estejam independentes e o stp já pode ter dist. grandes
  6.  # 7

desde que as distâncias sejam curtas

Curtas, é inferior a uns 100 metros..lol

Coisas da Casa
  7.  # 8

Eu utp ou stp?

UTP! Tem assim tanto dinheiro para estoirar em cabo stp?

Coisas da Casa
  8.  # 9

também a solução podera ser facil. é subsituir o cabo da tv e colocar o cabo de fibra optica, quando chegar.

actualmente todas as casas novas têm que ter junto a tomada de tv uma de teelfone (foi algo que me disseram mas nao tenho a certeza)
  9.  # 10

Esqueçam a fibra óptica.

Fibra óptica é para as infra-estruturas da rede. Não é para instalação residencial. É caríssimo, de instalação profissional obrigatória e não traz vantagens nem em velocidade nem em estabilidade. Alguém tem noção de quanto custa um conversor/injector de fibra óptica? :)
    UTP/STP é (e continuará a ser durante muitos anos) o aconselhado para habitações.

...
    actualmente todas as casas novas têm que ter junto a tomada de tv uma de teelfone (foi algo que me disseram mas nao tenho a certeza)

Não me parece :) Em primeiro lugar porque as tomadas de tv vão desaparecer. Em segundo....porquê telefone? Só se estiver a pensar instalar meo ou clix (que são as únicas que usam TV por IP). E se for TV Cabo? Que fica lá a fazer a tomada? E se tiver um sistema de distribuição de video pela casa e só tiver um receptor central? Que fica lá a fazer a tomada?
    Agora se me disser que em vez de uma tomada de telefone é uma ficha de rede......concordo plenamente :)
  10.  # 11

Colocado por: MikeMelgaNão me parece :) Em primeiro lugar porque as tomadas de tv vão desaparecer.

Desculpem a ignorância... :)
    Mas então o cabo de rede que falam substitui as tomadas de tv? É isso?
    Se vou construir agora, devo deixar as duas cablagens (tv e rede), ou basta de rede?

Isto é o exemplo acabado do quanto ganhamos em andar por aqui... NUNCA me tinha ocorrido ainda pensar sequer nestes assuntos... ;)
  11.  # 12

Se vai construir agora e o projecto for recente deve ter um projecto ITED que cumpre com os regulamentos em vigor, pelo que me explicaram, é montado um bastidor onde ficam os modems e essa coisada toda e depois o sinal de TV, NET, Fone é distribuido pela casa toda por UTP e tomadas RJ45, sendo obrigatório tomadas em todas as divisões excepto WC
  12.  # 13

Não diria que 'substitui'. O que eu digo é que, em principio, as tomadas de tv/rf duram 3 anos no máximo:

Televisão Digital Terrestre arranca a 29 de Abril

Comissão Europeia quer Televisão Digital Terrestre até 2012

O ideal é prever alternativas. Uma delas é certamente o cabo de rede. Outra seria distribuir fichas HDMI pela habitação, mas isso envolve custos maiores.

Com a tomada de rede resolve o problema da ficha de telefone (caso queria lá ligar box's meo ou clix) e dá-lhe mais opções de futuro.

Claro que a tvcaca ainda deverá demorar uns anos a substituir as box's actuais que ligam por cabo rf.
  13.  # 14

Se vou construir agora, devo deixar as duas cablagens (tv e rede), ou basta de rede?

Deixe as duas, porque daqui até lá, ainda vai precisar da tv. Além, de que nada garante que nessa altura já terá equipamentos (TVs) preparado para LCD (não porque não existam, mas se calhar porque ainda não os comprou :) )

Quanto o cabo stp, para usar em casa. É caro, mais dificil de trabalhar e não apresenta vantagens nenhuma.

Coisas da Casa
  14.  # 15

Hdmi para que se tiver um media center perto de cada tv é o ideal e assim so necessita o cabo de rede e depois tem um NAS onde tem o pc principal para sacar tudo o que necessita da net, e como tem a rede construida tera acesso ao nas pela casa toda.
  15.  # 16

Colocado por: rjmsilvaSe vai construir agora e o projecto for recente deve ter um projecto ITED que cumpre com os regulamentos em vigor, pelo que me explicaram, é montado um bastidor onde ficam os modems e essa coisada toda e depois o sinal de TV, NET, Fone é distribuido pela casa toda por UTP e tomadas RJ45, sendo obrigatório tomadas em todas as divisões excepto WC

Tem certamente. Nunca olhei foi para ele nem de relance... :S
    Vou confirmar se está algo do género do que disse.
  16.  # 17

o ideal é ter 1 tomada coaxial para a tvcabo, e 2 de rede uma para net, pc, tv o que for e a outra para o telefone, pq do cabo de rede pode se ligar em 2 tomada, o cat6 ja da para isso
  17.  # 18

Só uma duvida,

E em relação à tv cabo por satélite? Para uma casa a construir agora qual seria a melhor forma da distruição do sinal?

E existe forma de distribuir o sinal ´pelas várias divisões da casa sem ter que ter em todas elas uma box?

Desde ja obrigado

Cumprimentos
  18.  # 19

Sim se o sinal for a um modelador.
  19.  # 20

Colocado por: PauloCorreiaQuando você acabar de construir com o cabo CAT6, não terá o futuro mas o passado, porque a fibra óptica vem ai com força
    Paulo,
    No ano passado meti 17km de cabo CAT6 num escritório duma dessas empresas de tecnologias de ponta.
    Mas isto não é nada. O dono desta empresa mandou pôr 5km deste cabo CAT6 na «casinha» dele.
    Eles lá sabem porque puseram cat6...

0.0192 seg. NEW