Iniciar sessão ou registar-se
    • rsgirao
    • 13 fevereiro 2013 editado

     # 1

    Bom dia a todos,

    Já li vários tópicos mas tenho ainda algumas, senão muitas dúvidas.

    Trata-se de um telhado de um prédio com 4 fracções (2 lojas em baixo e 2 apartamentos em cima)
    O apartamento tem dois andares e no andar de cima tem 2 quartos e um WC. O sótão, que quero isolar fica a toda a volta do andar de cima e ao mesmo nível.
    O sótão tem a lage plana, não tem reboco e está em telha bruta e vigas e cimento. Quando abro a porta do sótão, o vento e frio e mais que muito e quando chove e está muito vento, entram salpicos de água pelas juntas das telhas.
    O tecto dos quartos é de lage (betão?) só o sótão é que está em telha.

    No verão a casa é fria na parte de baixo e um forno na parte de cima. No inverno devo ter mais 2 graus em casa em relação à rua.

    Este ano a humidade é mais que muita e no andar de cima, as paredes interiores do lado do sótão estão cheias de bolor.
    Os tecto do andar de baixo, junto ás paredes, em toda a casa está com bolor, que sai com a passagem de um pano.

    Como é que eu resolvo o problema da humidade e do isolamento térmico tendo em conta que quero usar o sótão para arrumos.

    - Estendo MLV com papel kraft na lage para isolar térmicamente e colono pladur ou outro qualquer material junto das telhas para o frio e calor não entrarem no Sótão?

    - Pode-se andar em cima da manta de lã de vidro ou coloco alguma coisa por cima dela?

    - Ou posso colocar a MLV entre as placas de pladur e a telha e a lage não leva nada?
  1.  # 2

    se vai andar por cima do isolamento, meta XPS ou poliuretano Projectado, no pavimento do sótão
    Concordam com este comentário: eu
    • rsgirao
    • 15 fevereiro 2013 editado

     # 3

    fotos
      DSC_0004.jpg
      DSC_0005.jpg
      DSC_0006.jpg
      DSC_0007.jpg
      DSC_0008.jpg
      DSC_0009.jpg
  2.  # 4

    Boas!

    Colocado por: rsgirao- Ou posso colocar a MLV entre as placas de pladur e a telha e a lage não leva nada?


    Partindo do principio, que a falta de isolamento prejudica ambos os apartamentos, eu optaria, pelo isolamento junto ao telhado e nas paredes laterais, não com MLV, pelo risco de esta se molhar, acabando por se deteriorar com o tempo, mas sim com placas de Roofmate ou até mesmo com Xps, que colocaria no intervalo das vigotas, e por fim, colocaria o pladur hidrófugo, se possivel.

    Se isolar somente o piso, vai possivelmente resolver parte do problema, ou seja, protege o piso inferior da humidade, no entanto, vai encurtar o pé-direito, que a julgar pelas fotos, não parece ser lá "grande coisa". Neste caso, o apartamento junto ao sótão, vai continuar a mercê do frio e do calor!

    Cumpts
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  3.  # 5

    Eu colocaria o isolamento no piso e na parede.
    xps ou PU Projectado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bmccruz
      DSC_00062.jpg
    •  
      alv
    • 15 fevereiro 2013

     # 6

    Vivam!

    Vou intervir por se tratar de uma situação corrente, muito comum. Tratam-se de sótão que são adaptados para, enfim o que quiserem, são relativamente bme tratadas em termos de isolamento térmico na zona habitável e depois descoraram as zona não útil, deixando como estava. É corrente.
    Assim teríamos duas abordagens: Utilizar o espaço não útil para arrumos e só resta isolar junto ao tecto, ou dando o espaço como perdido, poderemos optar por isolar junto ao pavimento, com o cuidado de isolar também a parede de separação do espaço não útil com o espaço útil.
    No caso em apreço, como se vê as áreas somada de parede de separação e pavimento é muito maior que a área de tecto, pelo que nesta situação optaria por colocar um tecto falso, o mais barato possível e isolar bem essa cobertura.
    Normalmente sugiro a colocação de uma manta, desta vez com o papel kraft virado contra as telhas e entre as vigotas. Sob estas uma camada contínua, bem calafetada de XPS apertada com buchas para materiais isolantes nas vigotas e resolveria. Com esta solução, continua a poder usar o espaço não útil para arrumos.
    "Fassam" parte.
  4.  # 7

    Bom dia. há pouco tempo atrás tive uma situação parecida em que apliquei lã de rocha na cobertura entre as vigotas e uma estrutura de teto falso hídrofugo. o porquê da lã de rocha, porque parece me ser dos isolamentos mais completos em relação térmica, acústica e risco de incêndio o que resulta numa boa relação custo /beneficios.
    o problema do poliuretano projetado é a sua preparação e aplicação apesar de ser dos com maior poder isolante. EPS está em desuso , mas XPS tb é uma solução a considerar tb pelo baixo custo.
    • Luis D
    • 15 fevereiro 2013 editado

     # 8

    Viva,
    (Tenho uma situação quase igual na casa que estou a remodelar.)
    Em que zona fica a casa?..isto porque causa da espessura do isolamento XPS.
    Neste caso como o sotão é habitavél...Penso que a melhor solução é meter placas de isolamento XPS(espessura minima= 6cm) logo abaixo da cobertura(mas deixar uma caixa de ar ±5cm) e um tecto falso(de material leve. exemplo..PVC). Para cortar o ruído pode colocar lã de rocha entre o isolamento XPS e o tecto falso. Para todas as paredes interiores em contacto com o exterior, projectar PU(poliuretano projetado).
    Esta solução tem um grande defeito...vai perder pé-de-direito(altura) mas fica com o problema térmico e acustico resolvido.

    Nota: Nunca se deve colocar lã de rocha logo abaixo das telhas, imagine que uma telha se parte e começa a entrar água...espalha-se,depois ensopa o isolamento todo...e mais tarde ou mais cedo tem de o retirar!...
    O melhor é colocar XPS que escorre mas não absorve água e dura toda a vida.

    cumprimentos,
  5.  # 9

    Boa noite e agradecido a todos os que estão a dar a sua crítica.

    A casa fica na Golegã, a bela da capital do cavalo.

    Vou ser eu e a ajuda de amigos a montar o isolamento, portanto não pode ser nada que tenha forçosamente de recorrer a entidades externas, isto porque o orçamento é curto. Talvez até curto de mais. Talvez tenha de fazer a coisa por partes. Para já tenho pouco mais de 400€ para gastar.


    Colocado por: alvVivam!
    Normalmente sugiro a colocação de uma manta, desta vez com o papel kraft virado contra as telhas e entre as vigotas. Sob estas uma camada contínua, bem calafetada de XPS apertada com buchas para materiais isolantes nas vigotas e resolveria. Com esta solução, continua a poder usar o espaço não útil para arrumos.


    Alv,
    Eu assim não corro o risco de a manta molhar-se e apodrecer?
    O papel kraft é suficiente para não deixar a humidade e salpicos de água chegarem à lã? Ou a lã é tolerante a estas condições?
    Não teria de isolar também as paredes interiores do sótão?

    Como ainda não vi preços certos das placas XPS e MLV, não sei quando poderei vir a gastar.

    O que pensam vocês? O sótão é em "U"
    Medias em metros (comprimento e medição junto da telha)
    11,80x2,06
    11,80x1,75
    8,61x1,70
  6.  # 10

    Actualização do tópico:

    Já encomendei o material e já comecei a instalação.

    4 rolos de lã de vidro da URSA de 1.20mx12.5m 6mm espessura
    3 embalagens de 14 palcas de fibran WL30 XPS 2,60mx0.60m
    32 calhas mestras lisas
    Mais parafusos, buchas e anilhas

    Tudo por 507€

    A lã está a ser colocada entre a telha e o XPS, por cima das calhas e entre as vigas.
      DSC_0012.jpg
      DSC_0013.jpg
      DSC_0014.jpg
      DSC_0015.jpg
      DSC_0016.jpg
      DSC_0017.jpg
      DSC_0018.jpg
      DSC_0019.jpg
  7.  # 11

    posso não estar a ver bem mas parece que se esqueceu de impermeabilizar apenas está a isolar termicamente e tambem a descurar possiveis acumulações de aguas por infiltração ou condensação entre o xps e a telha.
    Concordam com este comentário: J Filipe
  8.  # 12

    Se inserir a mão entre o xps e a telha, sente-se bem o vento que entra pelas frestas das telhas. Suponho que esta aragem elimine a condensação. Mesmo no verão o vento sente-se, só que quente.

    Vamos ver como fica. Bem ou mal, postarei os resultados, e alguém haverá de ter razão.

    Os efeito imediatos são notáveis. Já não tenho frio quando entro no sótão. :)
    Agora veremos o que acontecerá a longo prazo.

    cumps
    rsgirao
  9.  # 13

    Ola Amigo rsgirao

    Para o sotão, tens uma solução que é a ideal...espuma de poliuretano projectado...é o ideal e nao deixa passar água...

    è o que eu vou usar para isolar o telhado da minha casa...
  10.  # 14

    Boas Viva,
    Amigo rsgirao, pelas as fotos acho que vai ficar bom(a espessura das placas devia ser no minimo 60mm!..mas como leva a lã de rocha talvez ajude...).Quanto ás condensações basta que exista 5cm(no minimo) entre as telhas e o XPS. Nos topos entre as placas XPS e as paredes encha com espuma de PU para vedar.

    Caro johnny1984, pela mesma razão que não se deve colocar lã de rocha por baixo das telhas, também não se de colocar a espuma de PU projectado. Imagine que se parte uma telha, vai ter de tirar a espuma porque ela está colada á telha partida. Ainda gostava de saber quem inventou essa forma de isolar telhados de telha?...isso era usado para isolar telhados lisos(de chapas) nunca em telhas.
    E nesse caso sim vai ter probelmas com as condensações?!..

    abraço,
  11.  # 15

    Boa tarde,

    Tudo prontinho e com um verão em cima. Tive o Sótão mais frio que o interior da casa, e eu sei porquê! São aquelas malditas clarabóias. Nota-se bem o calor quando encosto a mão ao estore interior que é de tecido blackout. Mesmo assim registei em média menos 9ºC na divisão de cima. 32ªC no interior com os 46ªc que se fez sentir na rua.
    Dentro do sótão registei 29ºC.
    Nestes últimos dias de vento e com temperaturas de 15ºC na rua, tenho o interior a 24.6ºC. À noite cai 1ºC.

    Agora vamos ver como se porta no Inverno rigoroso.

    Ainda me falta tapar as frestas entre as placas as paredes. Comprei uma lata de espuma para experimentar e fica jeitoso.

    Estou a pensar em estender linóleo ou algo do género no chão para me ver livre do pó. por mais que eu varra, esse maldito na desaparece.

    PS: Sobrou metade de 1 rolo de lã e muito quadrados de placa. Vou usar os restos de placa para isolar a parede do lado exterior. Não sei se fará alguma diferença.
    • Luis D
    • 8 outubro 2013 editado

     # 16

    Boas, viva rsgirao

    Porquê malditas claraboias?..Que vidros têm as claraboias?..eles têm protecção solar?
    Uma coisa é claraboia com 1 vidro simples, outra coisa é uma claraboia com 2 vidros (1 vidro+"caixa de ar"+1 vidro com proteção solar)!
    Marcas de claraboia e janelas de sotão de qualidade com protecção solar são: Velux ou Fakro... (dê uma olhada nos sites).
    Como o nome indica as claraboias são para dar apenas luz e normalmente são aplicadas em sotões não habitados, para um sotão habitado (que é o seu caso) a claraboia ou janela devem ter protecção solar e ventilação.
    Eu no seu lugar colava o resto das placas nas paredes todas á volta(mesmo que tenha que comprar mais umas placas) e depois tapava todas as fendas entre as placas e as paredes com a espuma de PU(espuma expansiva de poliuretano).
    Se as placas não chegarem coloque as que tem no parade exterior. Vai melhorar mais.

    abraço,
  12.  # 17

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Colocou a lã de rocha entre o XPS e a telha?


    Sim. entre as vigas e as calhas de alumínio.

    Como o telhado não tem muita inclinação, o vento passa entre as telhas e ventila a lã e não deixa criar condensação.
  13.  # 18

    Colocado por: Luis DBoas, viva rsgirao

    Porquê malditas claraboias?..Que vidros têm as claraboias?..eles têm protecção solar?
    Uma coisa é claraboia com 1 vidro simples, outra coisa é uma claraboia com 2 vidros (1 vidro+"caixa de ar"+1 vidro com proteção solar)!
    Marcas de claraboia e janelas de sotão de qualidade com protecção solar são: Velux ou Fakro... (dê uma olhada nos sites).
    Como o nome indica as claraboias são para dar apenas luz e normalmente são aplicadas em sotões não habitados, para um sotão habitado (que é o seu caso) a claraboia ou janela devem ter protecção solar e ventilação.
    Eu no seu lugar colava o resto das placas nas paredes todas á volta(mesmo que tenha que comprar mais umas placas) e depois tapava todas as fendas entre as placas e as paredes com a espuma de PU(espuma expansiva de poliuretano).
    Se as placas não chegarem coloque as que tem no parade exterior. Vai melhorar mais.

    abraço,



    Se não estou em erro, tem 2 vidros simples e tem respiração. Comprei os estores térmicos de rolo. Corta o calor mas não muito porque a lona aquece bastante e o calor acaba por passar para o interior.

    Depois tiro uma fotos das clarabóias e meto aqui.
    • Luis D
    • 8 outubro 2013 editado

     # 19

    Viva,

    Se tem 2 vidros simples, ventilação e estores termicos não é nada mau, até é bom. É um pouco normal que aqueça um pouco mais; nos telhados/coberturas é normal porque o sol está a bater todo dia (exemplo disso é janelas/claraboias viradas a Sul e Oeste).

    Eu no seu lugar, (caso o resto das placas que tem não chegue) comprava mais umas placas iguais e isolava aquelas paredes exteriores. Aquilo é fácil e rápido, vai melhorar ainda mais as diferenças de temperatura. É que aquelas paredes exteriores como estão na foto são uma ponte termica. Nem é necessario furar para fixar, basta colar directamente.

    Abraço,
 
0.0229 seg. NEW