Iniciar sessão ou registar-se
    • Luis D
    • 14 fevereiro 2013 editado

     # 1

    Viva,

    Estou com uma duvida...alguém pode ajudar!?...
    Tenho um pilar redondo de 0.25m para encher com 2.7m. Para tal comprei um tubo de cofragem descartavél Tubotec(polipropileno+cartão+alumino). Igual á foto.
    Gostava de saber se posso usar o vibrador electrico para vibrar o betão?... ou corro algum risco do tubo não aguentar e abrir ou rasgar!... o vibrador tem uma agulha de ±Ø45 com 500cm de comprimento e tem uma freguência de ± 9000 vpm.
    Isto, porque houvi dizer que não posso vibrar o betão com vibrador neste tipo de cofragem, só posso usar um "magote"!...

    Fico aguardar pelos vossos comentários;
      TUBAC0931.jpg
    • eu
    • 14 fevereiro 2013

     # 2

    O pilar é estrutural ou meramente decorativo?
  1.  # 3

    Viva,

    Sim, é estrutural!..(senão também não era em betão armado).
    A questão é simples, posso usar o vibrador ou não?...isto porque a cofragem é de cartão.
    «Quando referi a marca, foi só para terem uma ideia do que se trata. Apenas isso»

    fico aguardar..
  2.  # 4

    Colocado por: Luis D

    Sim, é estrutural!..(senão também não era em betão armado).
    ..

    fazia como?, 4 por 1 e massa lá para dentro?
  3.  # 5

    Pode pois. utilize o vibrador à vontade. Tem de haver cuidado e que esteja tudo bem escorado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis D
    • Luis D
    • 18 fevereiro 2013 editado

     # 6

    Viva,
    Obrigado desde já.
    Isto porque em conversa sobre a obra com um amigo surgiu esta dúvida, depois andei a ver na internet e não encontrei nenhuma marca que nas caracteristicas, montagem ou uso dos tubo diga que se pode usar o vibrador de betão.
    Sim claro, tudo bem escorado.

    Para Pilares(redondos) decorativos já existem alguma no mercado...mas também podem ser feitos com gesso cartunado usando.Quem sabe usa uma tecnica em que vai fazendo uns semi-cortes sempre com a mesma distancia, depois enrola o gesso cartunado com uns moldes por dentro e dá massa por fora até ficar bom. Eu já vi fazerem, dá trabalho mas fica muito bom e em qualquer altura podem ser retirados. Exemplo disso são os pilares decorativos em lojas e centros comerciais.

    cumprimentos,
 
0.0106 seg. NEW