Colocado por: Picareta
Já tenho uns anos de experiência em obras, e posso-lhe dizer que é possível esmifrar todos os orçamentos até ao tutano, mais ainda, hoje em dia é possível fazer uma obra com todos ou quase todos os subempreiteiros a perderem dinheiro, à primeira vista parece um espectáculo, mas não é, é um filme de terror, começa bem acaba mal, porque um subempreiteiro que ganha uma obra com um preço abaixo do preço de custo, vai fazer tudo para poupar na mão de obra e nos materiais, mas se houver uma boa fiscalização ele não tem hipótese de fugir, e aí começam os problemas.
Esmifre até ao tutano, na compra de materias, nas subempreitadas que incluam mão de obra, é preciso saber até onde se pode esmifrar.Concordam com este comentário:RMVOliveira
Colocado por: Castelomas é uma pena ver tal fama a circundar os senhores empreiteiros...
Colocado por: pc ferreiraIsto para nao falar nos ROC, nos diversos auditores, etc.
Colocado por: PicaretaTem toda a razão, o que o Pedro Fernandes ainda não percebeu é que na construção existem muitas empresas a dar preços abaixo do preço de custo, na esperança de não cumprirem o que está no contrato, e muitas vezes compensa porque o dono de obra por ignorância deixa-se enganar, se o dono de obra por acaso até percebe umas coisas de construção ou contrata um fiscal, a coisa vai correr mal.
Colocado por: PicaretaCom esta informação é difícil tomar uma decisão, mas se eu tivesse o projecto, iria verificar as quantidades de betão cofragem e ferro necessários para fazer a obra e saberia se os 25.000 seriam ou não suficientes, se sim avançava, mas se as minhas contas indicassem um custo de 30000, eu nuca adjudicaria a obra ao preço mais baixo. Por isso é que estas coisas devem ser feitas por profissionais.
Sabe que andam aí muitos empreiteiros que se o projecto tem uma laje maciça com 25cm de espessura, eles fazem-na com 20cm!!!!....e existem muitas outras situações onde eles "roubam", mas apenas em obras onde eles sabem que não são fiscalizadas.
Colocado por: RMVOliveiraOra bom dia!
ia responder mas não vale a pena pois o picareta já referenciou onde eu queria chegar com o meu ultimo comentário. Neste ramo é muito fácil ser-se enganado principalmente quando que acha que sabe ou que tem esperteza para não ser enganado mas depois acontecem os imprevistos e as coisas ficam a 3/4 de estarem concluídas, e nessa altura vêm os problemas. E hoje em dia é tudo muito complicado quem não se previne, e se baseia só em contratos fica 10 anos à espera para ganhar uma causa.
Bom fim de semana a todosConcordam com este comentário:ze79
Colocado por: Pedro Fernandesnão tem qq culpa por confiar em supostos profissionais...
Colocado por: PicaretaTem, tem, eu por principio não confio em ninguém, e isto relativamente a tudo o que faço, não tem nada a ver com construção
Colocado por: PicaretaNunca ouviu este ditado: Quando a esmola é muita o pobre desconfia.
Colocado por: CasteloQual a melhor solução?
Colocado por: Casteloe em relação às outras paredes no -1? tambem tem de ser betão?
Colocado por: Castelo(ah é estas dúvidas, são para ir ajustando as hipoteses / custos na minha cabeça...)
Colocado por: CasteloNa vossa experiencia, qual a melhor escolha em termos de preço/qualidade: Cobertura plana ou telhado inclinado com telhas?
Colocado por: Pedro Fernandes
Tendo em conta as acrescidas exigências na execução e a pouca formação/experiência em Portugal desaconselho sempre as coberturas planas...Os materiais podem ser os melhores mas é difícil garantir uma boa aplicação...e é uma questão de tempo para os problemas surgirem...
Colocado por: pc ferreiraDesde que se apliquem sistemas para o qual foram concebidos por profissionais, não há que haver problemas.