Colocado por: Picareta
Já tenho uns anos de experiência em obras, e posso-lhe dizer que é possível esmifrar todos os orçamentos até ao tutano, mais ainda, hoje em dia é possível fazer uma obra com todos ou quase todos os subempreiteiros a perderem dinheiro, à primeira vista parece um espectáculo, mas não é, é um filme de terror, começa bem acaba mal, porque um subempreiteiro que ganha uma obra com um preço abaixo do preço de custo, vai fazer tudo para poupar na mão de obra e nos materiais, mas se houver uma boa fiscalização ele não tem hipótese de fugir, e aí começam os problemas.
Esmifre até ao tutano, na compra de materias, nas subempreitadas que incluam mão de obra, é preciso saber até onde se pode esmifrar.Concordam com este comentário:RMVOliveira
Colocado por: Castelomas é uma pena ver tal fama a circundar os senhores empreiteiros...
Colocado por: pc ferreiraIsto para nao falar nos ROC, nos diversos auditores, etc.
Colocado por: PicaretaTem toda a razão, o que o Pedro Fernandes ainda não percebeu é que na construção existem muitas empresas a dar preços abaixo do preço de custo, na esperança de não cumprirem o que está no contrato, e muitas vezes compensa porque o dono de obra por ignorância deixa-se enganar, se o dono de obra por acaso até percebe umas coisas de construção ou contrata um fiscal, a coisa vai correr mal.
Colocado por: PicaretaCom esta informação é difícil tomar uma decisão, mas se eu tivesse o projecto, iria verificar as quantidades de betão cofragem e ferro necessários para fazer a obra e saberia se os 25.000 seriam ou não suficientes, se sim avançava, mas se as minhas contas indicassem um custo de 30000, eu nuca adjudicaria a obra ao preço mais baixo. Por isso é que estas coisas devem ser feitas por profissionais.