Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Picareta
    Já tenho uns anos de experiência em obras, e posso-lhe dizer que é possível esmifrar todos os orçamentos até ao tutano, mais ainda, hoje em dia é possível fazer uma obra com todos ou quase todos os subempreiteiros a perderem dinheiro, à primeira vista parece um espectáculo, mas não é, é um filme de terror, começa bem acaba mal, porque um subempreiteiro que ganha uma obra com um preço abaixo do preço de custo, vai fazer tudo para poupar na mão de obra e nos materiais, mas se houver uma boa fiscalização ele não tem hipótese de fugir, e aí começam os problemas.

Esmifre até ao tutano, na compra de materias, nas subempreitadas que incluam mão de obra, é preciso saber até onde se pode esmifrar.
    Concordam com este comentário:RMVOliveira

Castelo leia bem este comentário para não ter dissabores
  2.  # 22

Agradeço a todos a vossa intervenção e comentários.
    Daqui retiro, em jeito de resumo, as seguintes questões:
    - "mas se houver uma boa fiscalização ele não tem hipótese"
    - "O que o dono de obra deve exigir é que seja tudo feito conforme no contrato"
    - "o dono de obra por ignorância deixa-se enganar, ... ou contrata um fiscal"
    - "o projecto tem uma laje maciça com 25cm de espessura, eles fazem-na com 20cm ... mas apenas em obras onde eles sabem que não são fiscalizadas"
    Ou seja, a forma mais consciente e consensual de o dono de obra não ser nem enganado, nem roubado, é contratar um fiscal, certo?
    Longe de mim estar aqui a querer ferir as susceptibilidades de possiveis empreiteiros e subempreiteiros por este portugal fora, mas...