Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Picareta
    Já tenho uns anos de experiência em obras, e posso-lhe dizer que é possível esmifrar todos os orçamentos até ao tutano, mais ainda, hoje em dia é possível fazer uma obra com todos ou quase todos os subempreiteiros a perderem dinheiro, à primeira vista parece um espectáculo, mas não é, é um filme de terror, começa bem acaba mal, porque um subempreiteiro que ganha uma obra com um preço abaixo do preço de custo, vai fazer tudo para poupar na mão de obra e nos materiais, mas se houver uma boa fiscalização ele não tem hipótese de fugir, e aí começam os problemas.

Esmifre até ao tutano, na compra de materias, nas subempreitadas que incluam mão de obra, é preciso saber até onde se pode esmifrar.
    Concordam com este comentário:RMVOliveira

Castelo leia bem este comentário para não ter dissabores
  2.  # 22

Agradeço a todos a vossa intervenção e comentários.
    Daqui retiro, em jeito de resumo, as seguintes questões:
    - "mas se houver uma boa fiscalização ele não tem hipótese"
    - "O que o dono de obra deve exigir é que seja tudo feito conforme no contrato"
    - "o dono de obra por ignorância deixa-se enganar, ... ou contrata um fiscal"
    - "o projecto tem uma laje maciça com 25cm de espessura, eles fazem-na com 20cm ... mas apenas em obras onde eles sabem que não são fiscalizadas"
    Ou seja, a forma mais consciente e consensual de o dono de obra não ser nem enganado, nem roubado, é contratar um fiscal, certo?
    Longe de mim estar aqui a querer ferir as susceptibilidades de possiveis empreiteiros e subempreiteiros por este portugal fora, mas...
    Isto parece brincadeira! Ou seja, os fiscais só têm trabalho graças às roubalheiras e enganos dos empreiteiros aos donos de obra, certo? Sim porque é por causa disso que um dono de obra o contrata! Ou seja, estão aqui reunidas as condições para um verdadeiro carrossel de interesses...Já agora, quem fiscaliza o fiscal? Tem de ser o dono de obra? mas se o dono de obra o contratou é porque precisa de um fiscal para o trafulha do empreiteiro... mas se há jogo de interesses na relação fiscal/empreiterio o trabalho do fiscal passa a ser parcial... a tender para um lado...
    A verdade é que se todos fossem sérios, como se esperava à partida (pelo menos eu espero isso seja em que relação for) não havia necessidades de um dono de obra ter de contratar um fiscal para ter um bocado mais de certeza de que a lage sempre terá os tais 25cm e não 20cm... entre outros exemplos que a vossa experiencia regista.
    Bem... sinceramente... isto parece-me muito grave... Parece-me um problema cultural essencialmente...
    Desculpem-me o desabafo... e já agora, se para ter a certeza de que a minha obra fica como definido pelo projeto, ok, eu contrato um fiscal, e até um fiscal para fiscalizar o fiscal... mas é uma pena ver tal fama a circundar os senhores empreiteiros...
    Espero encontar um dos sérios, e um fiscal sério também...

Abraços e bom fim de semana,
  3.  # 23

Colocado por: Castelomas é uma pena ver tal fama a circundar os senhores empreiteiros...

Nada disso, as finanças também tem fiscais para fiscalizar as nossas contas, partem do principio que ninguém é sério, a CP também tem fiscais nos comboios, as empresas de transportes públicos todas tem fiscais, as câmaras tem fiscais, o ministério do ambiente tem fiscais, os barcos de pesca são fiscalizados....era bom que apenas os empreiteiros precisassem de ser fiscalizados.
  4.  # 24

Isto para nao falar nos ROC, nos diversos auditores, etc.
  5.  # 25

Colocado por: pc ferreiraIsto para nao falar nos ROC, nos diversos auditores, etc.

até as nossas mulheres nos fiscalizam :))
  6.  # 26

Colocado por: PicaretaTem toda a razão, o que o Pedro Fernandes ainda não percebeu é que na construção existem muitas empresas a dar preços abaixo do preço de custo, na esperança de não cumprirem o que está no contrato, e muitas vezes compensa porque o dono de obra por ignorância deixa-se enganar, se o dono de obra por acaso até percebe umas coisas de construção ou contrata um fiscal, a coisa vai correr mal.

Eu sei que na construção há muitas empresas a dar preços abaixo do preço de custo e a fazerem gato sapato dos clientes...Aliás é o que eu passo a vida aqui a dizer e a ser "desmentido" por alguns profissionais da área que por aqui andam...Profissionais que dizem ser culpa do cliente...por entregar por ex ao orçamento inferior...Ora...o que para mim é CLARO é que uma pessoa que vai fazer casa pela primeira e provavelmente única vez na vida (cliente), não tem qq culpa por confiar em supostos profissionais...

Colocado por: PicaretaCom esta informação é difícil tomar uma decisão, mas se eu tivesse o projecto, iria verificar as quantidades de betão cofragem e ferro necessários para fazer a obra e saberia se os 25.000 seriam ou não suficientes, se sim avançava, mas se as minhas contas indicassem um custo de 30000, eu nuca adjudicaria a obra ao preço mais baixo. Por isso é que estas coisas devem ser feitas por profissionais.
    Sabe que andam aí muitos empreiteiros que se o projecto tem uma laje maciça com 25cm de espessura, eles fazem-na com 20cm!!!!....e existem muitas outras situações onde eles "roubam", mas apenas em obras onde eles sabem que não são fiscalizadas.

O meu ex não é importante...foi apenas com o intuito de exemplificar um caso que, a correr mal, teria sido mais um com culpa da empresa de construção...e não do cliente que entregou ao mais barato...

Colocado por: RMVOliveiraOra bom dia!
    ia responder mas não vale a pena pois o picareta já referenciou onde eu queria chegar com o meu ultimo comentário. Neste ramo é muito fácil ser-se enganado principalmente quando que acha que sabe ou que tem esperteza para não ser enganado mas depois acontecem os imprevistos e as coisas ficam a 3/4 de estarem concluídas, e nessa altura vêm os problemas. E hoje em dia é tudo muito complicado quem não se previne, e se baseia só em contratos fica 10 anos à espera para ganhar uma causa.

Bom fim de semana a todos
    Concordam com este comentário:ze79

Percebi onde o RMV quis chegar...mas na sua abordagem ficou no ar uma pequena culpabilização do cliente...foi o que percebi pela pontuação que usou...o que não concordo de todo...O cliente não tem de entender nem perceber nada...Deve claro precaver-se o mais possível seja com fiscalização, seja com um contrato bem executado e com tranches bastante divididas...de modo a perder o mínimo possível em caso de problemas...Mesmo pagando a um fiscal de obra, seja conhecido ou recomendado nunca está livre de ser enganado por TODOS...Porque eles andam nisto há anos...e o cliente é virgem...Casa e Carro são os bens mais caros e os que temos menos garantias de sermos bem servidos...
    Concordam com este comentário: Castelo
  7.  # 27

Colocado por: Pedro Fernandesnão tem qq culpa por confiar em supostos profissionais...

Tem, tem, eu por principio não confio em ninguém, e isto relativamente a tudo o que faço, não tem nada a ver com construção. Gente desonesta existe em todos os sectores de actividade, e em todos existem profissionais, mas por muito profissionais que sejam eu não confio em ninguém, já ia para dizer que nem na minha mulher, mas não posso, porque ela pode cá vir :-))
    Nunca ouviu este ditado: Quando a esmola é muita o pobre desconfia.
  8.  # 28

Colocado por: PicaretaTem, tem, eu por principio não confio em ninguém, e isto relativamente a tudo o que faço, não tem nada a ver com construção

Quando eu digo confiar, digo com limites...Agora pergunto...Se o Picareta não percebe-se nada de construção e fosse fazer casa, como garantia que a empresa ou o fiscal não o iam enganar num ou em muitos pontos...É simples a resposta...Não garantia nada...Esperava que tivesse rodeado de bons profissionais e que a sorte estivesse do seu lado...O mesmo para 90% das pessoas que fazem casa...

Colocado por: PicaretaNunca ouviu este ditado: Quando a esmola é muita o pobre desconfia.

Fiz a minha casa pelo preço mais baixo e correu tudo bem...coloquei Acs em casa por 3250€ e tive um orçamento para as mesmas máquinas de 6900€...Comprei carro novo num stand de importação paralela e paguei menos 5500€ pelo mesmo carro...Para o RMV isto será talvez visto como mania de esperteza ou xico-espertismo...Mas quando toca a comprar o grande LCD vão todos a correr ver todos os sites, mediamarks e afins e conseguem o mesmo LCD por muito menos comparando com outras lojas...Aqui já não desconfiam da esmola?...

Para mim comprar ou construir pelo preço mais em conta não significa "trafulhice/esperteza/burrice/esmola" mas sim que os outros estavam a exagerar...Apenas temos de ter alguma perspicácia e sorte para encontrar bons profissionais...caso contrario, nem com 20 fiscais...
    Concordam com este comentário: antonio almeida, cgaio, rita.cba.goncalves, Castelo
  9.  # 29

Concordo com muito do que foi dito aqui, quer de um lado, quer do outro lado da barricada...
    E agradeço a todos a interessante discussão que aqui se criou,
    Tenho a certeza que vamos voltar a estes temas não há-de tardar...

Pedia-vos agora que voltassemos ao inicio do meu tópico em que detalhei uma série de preços, e há aqui alguns que me deixaram mais dúvidas. Podem ajudar? Lá no inicio do tópico tem mais pormenores para isto:
    Previsão de Custo para a construção das 2 moradias em propriedade horizontal:- Pedreiro (Fundações; Vigas e Pilares)
    - Trolha (Paredes exteriores em tijolo duplo e Etics; + paredes interiores das divisões + cobertura)
    * - Soma de Pedreiro + Trolha = 100.000€
    - Pichelaria (2 cozinhas + 4 Wc’s) e Painéis solares = 12.000€
    - Pintura interior: 3.000€ Pintura exterior: 3.000€
    Obrigado a todos e boa semana,

Castelo
  10.  # 30

Por favor, ajudem aqui um ignorante,

Na imagem em anexo fiz um pequeno sketch dos desníveis do terreno.
    O que pretendo saber é o seguinte: Na vossa opinião de profissionais qual a forma mais correta de construir aquele andar -1 ?
    Na realidade trata-se de uma cave em que apenas uma das paredes (a do norte) fica encostada à terra.
    Aí imagino que seja como representado na figura, um muro de contenção (1). Certo?
    da mesma maneira que do lado oposto e por força dos desníveis terá tambem de existir aquele muro de contenção (2), verdade?
    Mas, e no que toca às paredes do andar -1 ? Tambem têm de ser em betão armado?
    Qual a melhor solução? Qual a vossa opinião?

Obrigado,
    Castelo,

Obrigado,
  11.  # 31

Colocado por: CasteloQual a melhor solução?

Aqui não há nem melhor nem pior, só existe uma solução, um muro de betão, com impermeabilização e drenagem do lado do terreno.

Não percebo porque é que anda com este tipo de problemas, isto são questões para ver com os projectistas na fase de projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castelo
  12.  # 32

Mas Picareta,
    e em relação às outras paredes no -1? tambem tem de ser betão?

Obrigado,

(ah é estas dúvidas, são para ir ajustando as hipoteses / custos na minha cabeça...)
    Obrigado,
  13.  # 33

Colocado por: Casteloe em relação às outras paredes no -1? tambem tem de ser betão?

Isso é o projectista de betão armado que define, ele só colocará paredes em betão se for necessário. Um bom projectista fará um projecto tendo em conta os custos, só coloca um pilar 30x30 se não for possível colocar um 25x25.

Colocado por: Castelo(ah é estas dúvidas, são para ir ajustando as hipoteses / custos na minha cabeça...)

Relativamente aos custos fica a saber o mesmo. Agora que já sabe que tem que levar uma parede em betão, diga lá qual a sua conclusão relativamente aos custos.

Quanto ao orçamento que colocou no post #1, ninguém comenta porque aquilo não tem ponta por onde se pegue, não é assim que se fazem orçamentos e obras. Eu para orçamentar uma obra tenho que ter o projecto, e mapa de quantidades, sem isso não é possível fazer orçamento. Se que uma previsão para o que vai gastar multiplique a área da casa por 800€, e fica com um valor aproximado, mas podem ser mais 50 ou menos 50, depende de muitas coisas.
  14.  # 34

Correto picareta. Castelo compreende-se perfeitamente a sua curiosidade e a pretençaõ de descobrir quais os custos que terá, mas o processo é inverso ao que está a ser feito.
    1º- arquitetura definida.
    2º- Projeto de especialidades.

Depois disto você saberá quantos m3 vai gastar de betão , se vai gastar 2 ou 4 toneladas de ferro, quais as dimensões das sapatas, se tem ou não paredes resistentes de betão, isso depende do projetista que lhe faça o projeto. vai conseguir calcular o custo da rede de águas e esgotos. etc...

Se quiser ter uma estimativa um pouco longe da realidade veja na sua zona qual o preço a m2. se a 500€ 700...

Cumprimentos
  15.  # 35

O meu obrigado pelos comentários e compreensão,
    Esta fase inicial, este desplotar de ideias e conceitos é entusiasmante, e por natureza sou um curioso ansioso e gosto de ter o máximo de dados possivel :)

Eu volto com avanços, Prometo! :)

Permitam-me outra dúvida macroexistencial :)
    Na vossa experiencia, qual a melhor escolha em termos de preço/qualidade: Cobertura plana ou telhado inclinado com telhas?

Abraço
    Castelo
  16.  # 36

Hoje em dia, falo por mim, que só sou eng à 2 anos e sò exerço à mesma data vejo os projetos com arquiteturas bem mais arrojadas, e como tal com coberturas planas com platibandas,pontos a ter atenção, escoamento de águas pluviais, e principalmente como é feita a impermeabilização nesses pontos críticos. a nível estético também prefiro cobertura plana. a nivel de custo telhado em vigotas com pladur, isolamento e telha saí mais em conta:)

Cumprimentos
  17.  # 37

Colocado por: CasteloNa vossa experiencia, qual a melhor escolha em termos de preço/qualidade: Cobertura plana ou telhado inclinado com telhas?

Tendo em conta as acrescidas exigências na execução e a pouca formação/experiência em Portugal desaconselho sempre as coberturas planas...Os materiais podem ser os melhores mas é difícil garantir uma boa aplicação...e é uma questão de tempo para os problemas surgirem...
  18.  # 38

Colocado por: Pedro Fernandes

Tendo em conta as acrescidas exigências na execução e a pouca formação/experiência em Portugal desaconselho sempre as coberturas planas...Os materiais podem ser os melhores mas é difícil garantir uma boa aplicação...e é uma questão de tempo para os problemas surgirem...

Falta o botão do discordar. Desde que se apliquem sistemas para o qual foram concebidos por profissionais, não há que haver problemas.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Picareta
  19.  # 39

Colocado por: pc ferreiraDesde que se apliquem sistemas para o qual foram concebidos por profissionais, não há que haver problemas.

Exactamente...;-)

0.0261 seg. NEW