Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Pois é, mais uma surpresa, hoje voltei a telefonar para a Câmara para saber o estado do meu Aviso Prévio Construção.

Informaram-me que o projecto tinha sido aprovado, e que as taxas já tinham sido calculadas e que tinha 735,40€ a pagar.

Alguem me ajuda a perceber que taxas são estas, baseiam-se em que critérios ? A unica coisa que percebi é que enquanto não as pagar não será emita a licença de construção.

Mas entretanto recebo um oficio a informar de que o projecto está aprovado.

Obrigado
  2.  # 2

Estas taxas variam de câmara para cãmara e têm basicamente a ver com a àrea de construção.
    È certo que para ser emita a licença terá mesmo que as pagar e se ainda não apresentou vai ter que apresentar o alvará de construção o segura de acidentes pessoais os termos de resp. do director técnico e do director da fiscalização e o lano de segurança e saude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Projecto
  3.  # 3

bem bom, pagar 735€.....

Conheço um caso bem pior................. :(

Coisas da Casa
  4.  # 4

Colocado por: zedasilvaEstas taxas variam de câmara para cãmara e têm basicamente a ver com a àrea de construção.
    È certo que para ser emita a licença terá mesmo que as pagar e se ainda não apresentou vai ter que apresentar o alvará de construção o segura de acidentes pessoais os termos de resp. do director técnico e do director da fiscalização e o lano de segurança e saude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Projecto

De forma a poder ter o projecto aprovado, já apresentei o alvará e o seguro de um construtor, e o termo de responsabilidade do director de fiscalização que será o meu arquitecto. O plano de segurança e saude, penso que tambem foi entregue, julgo fazer parte das especialidades do Engº.

Nesta fase estou a tentar obter orçamentos dos construtores, mas existe a possibilidade de o construtor sobre o qual entreguei a documentação não ser o escolhido, se houver necessidade de alterar essa informação junto da Câmara é demorado ? o que implica ?

Obrigado
  5.  # 5

Colocado por: AdrianoPbem bom, pagar 735€.....

Conheço um caso bem pior................. :(

Coisas da Casa

Bom nunca é, mas seria menos mal se tivesse a contar com isso, mas mais uma vez ninguem nos informa de nada... a não ser que sejamos chatos e insistirmos a perguntar várias vezes "tem a certeza que não vou ter que pagar mais nada ?"...

Ja agora faz ideia de como é que este valor é calculado ?

Obrigado
  6.  # 6

Se o alvará que entregou não for o da empresa que vai construir a obra implica substituir o alvará e o seguro pois não creio que essa empresa esteja de acordo em manter o seu alvará numa obra que não vai construir.
    Quanto ao palno de seguranaça sim ele faz partes das especialidades, mas esse plano que a sua equipa projactista fez devará ser agora entregue ao empreiteiro que lhe vai fazer a obra para que ele o desenvolva de harmonia coma sa tecnicas construtivas que vai aplicar na obra e será esse plano que deve entregar na cãmara.
    Não se esqueça de nates de montar o estaleiro dar conhecimento disso á ACT uma vez que corre os risco do empreiteiro inicial participar de si e 1250€ de multa ninguem lhe perdo-a.
  7.  # 7

Ja agora faz ideia de como é que este valor é calculado ?

É uma equação complicada. Das diversas parcelas, sei que a área de construção, o local e a duração do tempo da licença fazem parte da equação. Desconheço se existem mais ou em que propurções.

Eu nunca ninguém me disse que tinha que pagar licença de construção. Mas o meu bom senso já sabia que para ter uma licença de qualquer coisa, tinha que pagar :)

Coisas da Casa
  8.  # 8

Se não me engano na câmara da minha zona as coisas são mais ou menos do género:
    2.84 por cada mês de licença
    3.00 imposto de selo
    0.50 por cada m2 de construção
    4.00 por cada termo de responsabilidade que contenha o projecto.
  9.  # 9

Colocado por: zedasilvaSe não me engano na câmara da minha zona as coisas são mais ou menos do género:
    3.00 imposto de selo

Pois resta-e ganhar coragem para ir lá pagar, suponho que me darão um recibo, se for do interesse de alguem poderei colocar depois aqui.
  10.  # 10

Não se esqueça de nates de montar o estaleiro dar conhecimento disso á ACT uma vez que corre os risco do empreiteiro inicial participar de si

Não percebi isto de dar conhecimento à ACT. O que é a ACT?

Coisas da Casa
  11.  # 11

Coragem?
    Se está já assim com tão pouca nem quero imaginar quando lhe começarem a surgir os problemas na obra e as facturas de trabalhos a mais : )))

Sim. Porque uma obra é um "bicho" muito propenso a atrair trabalhos a mais.
    O melhor é sempre antes que nasçam "vacinalas" com uma boa dose de cadernos de encargos e mapas de medições.
    Para que durante a sua execução não seja apanhadas por uma virose qualquer nada como uma boa, eficaz e competente fiscalização.
    Esta fiscalização como já aqui se defendeu e eu admito que é uma boa solução não deveria ser ninguem da equipa projectista.

votos de BOA OBRA
  12.  # 12

Adriano
    Não me diga que já tem a casa no telhado e ainda não descobriu que deveria ter comunicado a abertura do seu estaleiro à ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) antiga IGT.
    Já me deve um almoço só por não fazer uma queixita à ACT da sua zona e popar-lhe assim uma multita de no minimo 1250€
    Afinal que faz o seu coordenador de segurança em obra que não o informa das suas obrigações?
  13.  # 13

Ele lá deve saber o que anda a fazer...

Mas acho que está a falar de um papel que se envia para a camara no inicio da obra, certo? Papel esse que é distribuido com a licença de construção?

Coisas da Casa
  14.  # 14

Colocado por: Projecto
    Colocado por: zedasilvaSe não me engano na câmara da minha zona as coisas são mais ou menos do género:
    3.00 imposto de selo

Pois resta-e ganhar coragem para ir lá pagar, suponho que me darão um recibo, se for do interesse de alguem poderei colocar depois aqui.

Eu quando recebi a carta da cârama a dizer que posso ir buscar a licença de contrução vem lá o valor e depois tem uma folha aparte onde explica esses valor,parcela por parcela.
    Já agora o meu preço foi quase 550€ para 350m2 de construção
  15.  # 15

Colocado por: zedasilvaCoragem?

Esta fiscalização como já aqui se defendeu e eu admito que é uma boa solução não deveria ser ninguem da equipa projectista.

votos de BOA OBRA

Quem melhor do que o arquitecto conhece o projecto ? Qual a solução alternativa ?

Colocado por: zedasilvaAdriano
    Não me diga que já tem a casa no telhado e ainda não descobriu que deveria ter comunicado a abertura do seu estaleiro à ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) antiga IGT.
    Já me deve um almoço só por não fazer uma queixita à ACT da sua zona e popar-lhe assim uma multita de no minimo 1250€
    Afinal que faz o seu coordenador de segurança em obra que não o informa das suas obrigações?

A obrigação de comunicar a abertura do estaleiro á ACT é do construtor ou do proprietário ?
  16.  # 16

Adriano
    O que deveria ter feito e que é da sua exclusiva responsabilidade sobre pena de ser bafezado com uma multita passada pelos fiscais da ACT era ter enviado um docomento que se chama Comunicação prévia da abertura do estaleiro para a delegação da ACT da sua zona indicando a data de inicio e final da obra e quais os seus intervenientes.
    Tenha algum cuidado pois uma das apostas da ACT para este ano é a fiscalização dessas anomalias.
    Consulte o DL 273/2003 e se tiver mais duvidas dê uma vista de olhos no meu post pk é que tenho que ter um Coordenador de segurança
  17.  # 17

Colocado por: zedasilva

Eu quando recebi a carta da cârama a dizer que posso ir buscar a licença de contrução vem lá o valor e depois tem uma folha aparte onde explica esses valor,parcela por parcela.
    Já agora o meu preço foi quase 550€ para 350m2 de construção

Hum.. a minha casa é mais pequena, cerca de 290m2 de construção, só me resta ir á câmara validar.
  18.  # 18

Caro Projecto, não vá pela proporção, porque não existe nenhuma relação entre m2 e €...

a minha tem pouco mais de 350 e foi várias vezes mais cara que os 55€ indicados pelo zedasilva...

Coisas da Casa
  19.  # 19

Eu defendo que a fiscalização deverá ser isenta.
    Imaginem que o seu arquitecto cometeu uma argolada no projecto, e que o empreiteiro dá por ela e diz "eu para fazer tal trabalho tenho que fazer 1º tal e tal que não está previsto no projecto. Quem paga?"
    Não acha que o arq. para não ter que assumir que errou não vai tentar entrar em acordo com o empreiteiro do género.
    "Voçê faz isto que não estava previsto no projecto e eu tapo os olhos naquilo e naquele outro"
  20.  # 20

Colocado por: zedasilvaEu defendo que a fiscalização deverá ser isenta.
    Imaginem que o seu arquitecto cometeu uma argolada no projecto, e que o empreiteiro dá por ela e diz "eu para fazer tal trabalho tenho que fazer 1º tal e tal que não está previsto no projecto. Quem paga?"
    Não acha que o arq. para não ter que assumir que errou não vai tentar entrar em acordo com o empreiteiro do género.
    "Voçê faz isto que não estava previsto no projecto e eu tapo os olhos naquilo e naquele outro"

Bem no meu caso é um arquitecto amigo, conto com a sua honestidade e que zele pelos meus interesses.
    O projecto está feito, o construtor orçamenta de acordo com o objectivo final, ele é que terá que saber os passos necessários para atingir o objectivo, ou não percebi o seu exemplo ?
    Pode explicar melhor ?

0.0220 seg. NEW