Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei esmalte sintético para madeira da Robbialac.
    Estou a lacar um móvel em MDF.
    Na lata diz que a secagem ao toque se dá em 2-3 horas e a repintura se deve dar depois de 16-24 horas.
    No entanto já dei a primeira camada ( a rolo) há 24 horas e quando se passa com um lenço de papel em cima, larga ainda pigmento...
    Não sei se é normal ou se deveria dirigir-me à loja...
    E se for normal, quanto tempo demora ainda até ficar completamente seco ao toque?
    Estou a achar a situação um pouco estranha, é que estou habituada a trabalhar com esmalte aquoso...
    Obrigada.
    • mgr00
    • 17 fevereiro 2013

     # 2

    Boa noite.
    O resultado que está a ter é normal porque:
    - para pintar/lacar MDF deve-se utilizar sempre um primário para tapar os poros do mesmo, o que parece que não utilizou. Normalmente e porque tem um custo menor e uma eficácia assinalável, aplica-se tapa-poros na primeira demão, e somente depois tinta.
    - a tinta de esmalte demora algum tempo a secar, normalmente seca melhor com as correntes de ar, sendo dificil de secar com a humidade que anda no ar.
    - o esmalte aquoso, teria o mesmo problema do sintético, mas secaria mais rapidamente.

    No seu caso, esperava que secasse, e para a próxima aplicava primeiro o tapa poros, e depois esmalte aquoso.

    Bom trabalho!!
    Concordam com este comentário: DIYouself
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcatcat
  2.  # 3

    Concordo totalmente com o mgr00.

    Com a humidade relativa normal deste dias é muito dificil um esmalte secar, o aquoso normalmente secará mais rapidamente, pois os esmaltes sintéticos estão regulados face as VOC que podem emitir, o que torna desde 2010 a sua secagem bastante lenta. Aconselho também aplicar demãos finas de esmalte e não querer forçar a sua secagem por secador por exemplo, pode aparecer enrugamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcatcat
  3.  # 4

    Na minha opinião, deveria ter misturado diluente no esmalte sintético, o que penso que não deverá ter feito.

    A mistura com diluente permite: melhor lacagem, secagem mais rápida, melhor acabamento.

    Mas é só a minha opinião.....
    Concordam com este comentário: DIYouself
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcatcat
  4.  # 5

    No caso de optar por diluir com diluente, não o faça com diluente celuloso, é possivel que dê cabo do brilho do esmalte... utilize sintético.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcatcat
    • H.L.
    • 18 fevereiro 2013

     # 6

    o esmalte da robiallac tem esse problema.
    ha uns dias esmaltei umas portas com o ele, e demorou cerca de 3 a 4 dias dias a secar, e quando parecia puder levar com a segunda demao em cima, la fui eu aplicar a segunda demao e o que aconteceu? levantou a primeira demao, isto pprque parecia seco, e estava ao toque, mas afinal nao.
    de referir que apliquei a segunda demao cerca de 5 dias apos ter dado a primeira.
    isto aconteceu com o SMP da robiallac, acetinado.
    pode ter excelente acabamento, que tem, mas para mim nunca mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcatcat
  5.  # 7

    h.L, é esse mesmo que comprei... Fiz um teste à parte numa superfície vidrada e está com o mesmo problema...
  6.  # 8

    Atenção que entre demãos, o esmalte terá de ser passado com lixa fina 150 ou superior, sem lixar corre o risco da nova camada não aderir em condições.

    Se tiver, coloque um desumidificador junto das peças a secar, costuma ajudar e muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcatcat
    • H.L.
    • 18 fevereiro 2013

     # 9

    Colocado por: AlexMontenegroAtenção que entre demãos, o esmalte terá de ser passado com lixa fina 150 ou superior, sem lixar corre o risco da nova camada não aderir em condições.

    Se tiver, coloque um desumidificador junto das peças a secar, costuma ajudar e muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:catcatcat

    entre demaos deve-se lixar sim, mas nao e de certeza com 150.
    no minimo 220, mais grosso que isto e o que vai acontecer e que vao-se notar os riscos todos da lixa.
    deixe secar uns bons dias, e depois faça um pequeno o despolimento com 220, depois experimente dar a 2ª demao, mas faça primeiro um pequeno teste a parte, para ver se nao ha reacçoes com a primeira demao.
    cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcatcat
  7.  # 10

    conselho para aplicação de esmaltes sintéticos ditos modernos :
    A aplicação deve ser feita respeitando sempre todas as indicações que o fabricante dispõe e introduz nos produtos .
    No caso destes produtos realmente tem vindo a aparecer alguns casos que por vezes insiste em se manter no cimo da má informação ...
    É de referir que estes produtos são bons quando bem aplicados e como se deve aplicar estes produtos ?
    algumas coisas já foram ditas outras não pelo que pelas quantidades de queixas que chegam a partir dos clientes menos satisfeitos leva a que nós vendedores também tenhamos responsabilidade na venda destes produtos ...
    problemas normais devido a secagem mais lenta são uma dor de cabeça todos os dias em quase todas as marcas de tintas neste tipo de produto , ora bem sendo que deixo de alguma forma algumas dicas para trabalhar bem com este produto .
    . A aplicação deste produto será sempre em superfícies secas , ( madeiras verdes , primários de ferro sem secagem completa , passivadores conversores de ferrugem , betumes sintéticos etc ... tudo tem que estar bem seco )

    . A aplicação deverá ser feita e adaptada ao horário diário em que se possa maximizar o tempo de secagem , o substrato não poderá estar frio ( gelado) nem poderá estar quente ( materiais expostos ao sol a temperaturas elevadas chegam a ter por vezes 70, 80º de temperatura ) , dando origem no caso do frio aos ditos enrugamentos e no quente costuras visíveis após a lacagem ...

    . A aplicação nunca deverá ser feita ao final do dia excepto se tiver uma secagem mecânica ( estufa ) o frio da noite não deixa secar e amua o produto sendo que este terá uma difícil secagem interna e porque induz em erro o pintor que ao aplicar uma camada nova mexe com a anterior ...

    . A aplicação deverá ser feita por camadas finas evitando o excesso de produto , sendo em particular as zonas de cantos e recortes e outras zonas de acumulação de tintas maiores aonde o produto por via da gravidade tende em acumular mais ...

    . A aplicação do esmalte sintético requer tempo com pouca humidade no ar , tempo + seco ou tempo Norte .

    . estou a falar em esmaltes sintéticos cujo o enchimento é de fabrica , porque existe os afinados pelo sistema automático nas lojas em que por vezes as situações são muito mais graves pelo que é de dizer que os corantes e a sua sobrecarga para atingir varias cores desejadas pelo cliente atrasa em muito a sua secagem natural entre outros problemas , por isso é que temos que admitir que o papel do vendedor é muito importante na qualidade da marca .

    . Outro ponto importante , mesmo que escrito por obrigações legais que o produto não necessita de diluição , o cliente deve perguntar e expor a duvida sendo que o esmalte é aplicado em diversas situações completamente distintas elaborando o seu próprio comportamento de secagem e duração do mesmo .

    espero que ajude numa futura compra e aplicação .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcatcat
  8.  # 11

    pois realmente o meu foi afinado....
  9.  # 12

    Colocado por: catcatcatpois realmente o meu foi afinado....


    nem sempre é mau lol o que quis dizer foi que por vezes certas cores levem muitos corantes e isso atrasa a secagem , existe cores afinadas que levem poucos corantes e a secagem é lenta mas normal , normalmente as cores mais escuras e tons mais fortes é que tem esse comportamento , outra coisa é que algumas cores tem mais falta de cobertura e ao pintar as pessoas tendem em deixar mais tinta a ver se cobre melhor moral da historia dá barricada !!!!! mas pronto o que se há-de fazer nem sempre nos lembramos de tudo lol a solução pra si é deixar secar bem 15 dias para enrigecer o esmalte ... e continuar a pintura se possível .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcatcat
 
0.0130 seg. NEW