Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a Todos!!!!

Tenho escritura marcada para esta semana, mas como é a primeira que vou fazer, não sei bem o que tenho de fazer. Sendo assim preciso da vossa ajuda para algumas questões...

1- Que cuidadados e documentação devo ter?

2- Na documentação que o banco entregou está referido o preço da escritura e o valor do imposto de selo. Estes valores são pagos quando e a quem? Na conservatória? Já agora não tenho cheques, eles aceitam multibanco?

3- Segundo sei tenho que pagar com um cheque visado (que tenho de ir pedir ao banco)... Mas no meu caso, o banco vai-me emprestar 70.000€ mas vou comprar a casa por 85.000€... e já dei entrada de 5.000€, ou seja falta 80.000€, é esse valor que deve constar no cheque?

4 - Quando é que o banco vai depositar os 70.000€ na minha conta? Na data da escritura, quando fizer a hipoteca da casa?

Peço desculpa por todas estas perguntas, mas como é a 1ª vez que vou fazer, estou mesmo às aranhas!
    Obrigado!
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2013 editado

# 2

Colocado por: Bob o AmadorTenho escritura marcada para esta semana

Muitas das respostas dependem de onde vai ser a escritura...

Colocado por: Bob o Amador1- Que cuidadados e decumentação devo ter?

Normalmente basta levar o cartão do cidadão ou BI + contribuinte.

Colocado por: Bob o AmadorEstes valores são pagos quando e a quem? Na conservatória? Já agora não tenho cheques, eles aceitam multibanco?

Pois. Se for um balcão CasaPronta, o pagamento é feito na hora da escritura. Em alguns casos aconselham a que faça o pagamento no dia anterior nas finanças.

Colocado por: Bob o Amador3- Segundo sei tenho que pagar com um cheque visado (que tenho de ir pedir ao banco)... Mas no meu caso, o banco vai-me emprestar 70.000€ mas vou comprar a casa por 85.000€... e já dei entrada de 5.000€, ou seja falta 80.000€, é esse valor que deve constar no cheque?

O banco é que normalmente leva os cheques. Já lhe deviam ter perguntado se queria algum a mais...?

Colocado por: Bob o Amador4 - Quando é que o banco vai depositar os 70.000€ na minha conta? Na data da escritura, quando fizer a hipoteca da casa?

Irá um representante do banco ter consigo ao sítio onde vai fazer a escritura. Ele é que tratará de tudo. Com a internet e a ligação remota aos sistemas bancários até se pode dar o caso de nem haver cheques.
    Se foi o banco que marcou a escritura, só tem que lhes perguntar o que é preciso fazer.
  2.  # 3

Colocado por: Bob o Amador1- Que cuidadados e decumentação devo ter?

Poucos...é a vantagem de comprar casa com empréstimo do banco, eles verificam os papeis todos, e se está tudo em ordem.

Colocado por: Bob o AmadorNa conservatória?

sim

Colocado por: Bob o AmadorJá agora não tenho cheques, eles aceitam multibanco?

aceitam.

Colocado por: Bob o Amadoré esse valor que deve constar no cheque?

sim

Colocado por: Bob o Amador4 - Quando é que o banco vai depositar os 70.000€ na minha conta?

Não se preocupe, no dia da escritura o dinheiro entra e sai da sua conta.
  3.  # 4

à partida será num balcão casa pronta pois todos os bancos têm um para receberem as comissoes inerentes!

O banco fará transferência bancária quase de certeza para o vendedor, portanto será de ter o cheque visado no valor que falta, ou na altura acrescentar o valor á transferência feita, pode ser feito na altura (como eu fiz).

Atenção que aos 70 000 o banco vai descontar de imediato comissoes e imposto selo o que irá entrar menos algusn euros e será preciso fundos para os cobrir.

Agora o banco informa de tudo, basta falar com a pessoas que tratou do empréstimo
  4.  # 5

A escritura já está feita.

Quero agradeçer a todos os vossos comentários que relamente foram uma boa ajuda.

De qualquer forma deixo aqui a forma como decorreu a escritura...

-Imposto de Selo e preço da escritura foram pagos por MB

- O representante do banco apenas levou um cheque com o valor do emprestimo (70.000), foi necessário deslocar-me previamente ao banco para pedir um cheque visado em nome do Vendedor, com o valor da diferença (10.000)

0.0136 seg. NEW