Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de esclarecer uma dúvida : Adquiri um imóvel usado que já possuia mais de 5 anos a um particular. Deparei-me ao fim de ums meses que o mesmo apresentava alguns defeitos/anomalias tais como infiltrações e humidades. Falei com os antigos proprietários que me disseram que não se queriam responsabilizar uma vez que na data em que venderam o imóvel o mesmo não apresentava qq tipo de problemas. Falei com o Condomínio que disse que o melhor seria falar com o Constutor. Falei com o Construtor que disse que em tempos já tinha feito algumas reparações nesta fracção e inclusivé já tinha indemenizado os antigos proprietário por tal situação, dizendo que agora a responsabilidade já não era dele mas sim dos ex-proprietários. Estou um pouco desorientada pois de quem é a Reponsabilidade ????
  2.  # 2

Creio que não pode passar a responsabilidade ao antigo proprietário.
    A legislação que regula esta matéria é a chamada Lei de Defesa do Consumidor, Lei n.º 24 de 31 de Julho de 1996.

Pode encontrar o diploma completo aqui: http://www.dre.pt/pdf1sdip/1996/07/176a00/21842189.PDF
  3.  # 3

Sou inquilino de um supermercado, situado num imovel bastante velho e quando chove é como estivesemos na rua, já contactei o senhorio e a ultima resposta foi (tem que pintar a loja de amarelo) ora os meus clientes estão insatisfeitos com as condições que a loja apresenta e tambem não falta muito para começar a estragar os produtos.
    O que devo fazer? Será que me podem ajudar?
  4.  # 4

Colocado por: Antonio Pedro ReisSou inquilino de um supermercado, situado num imovel bastante velho e quando chove é como estivesemos na rua, já contactei o senhorio e a ultima resposta foi (tem que pintar a loja de amarelo) ora os meus clientes estão insatisfeitos com as condições que a loja apresenta e tambem não falta muito para começar a estragar os produtos.
    O que devo fazer? Será que me podem ajudar?

pois , pois, com a renda que deve pagar ainda quer obras de borla...

já pensou em mudar de loja ... ou fazer as obras à sua custa , mas com autorização do proprietariado

responsabilidades - peças aos sucessivos governos deste país
  5.  # 5

Boas

Das duas uma:

1 - riu 1234 conhece os pormenores do caso e conhece o valor da renda: ainda assim a resposta é parva já que o senhorio alugou pelo preço que entendeu e conhece - ou devia conhecer - as suas obrigações.

2 - ri 1234 não conhece os pormenores: resposta ainda mais parva.

Haja paciência para parvoíces como esta.

cumps
    José Cardoso
  6.  # 6

Colocado por: smlsnGostaria de esclarecer uma dúvida : Adquiri um imóvel usado que já possuia mais de 5 anos a um particular. Deparei-me ao fim de ums meses que o mesmo apresentava alguns defeitos/anomalias tais como infiltrações e humidades. Falei com os antigos proprietários que me disseram que não se queriam responsabilizar uma vez que na data em que venderam o imóvel o mesmo não apresentava qq tipo de problemas. Falei com o Condomínio que disse que o melhor seria falar com o Constutor. Falei com o Construtor que disse que em tempos já tinha feito algumas reparações nesta fracção e inclusivé já tinha indemenizado os antigos proprietário por tal situação, dizendo que agora a responsabilidade já não era dele mas sim dos ex-proprietários. Estou um pouco desorientada pois de quem é a Reponsabilidade ????

infelizmente, neste momento os responsáveis pelo imóvel é... você.
    A garantia acabou, o ex-proprietário não tem de dar garantia...
    Penso que apenas poderia exigir algo ao construtor se conseguisse provar que se trata de um erro de construção... como esse erro terá sido assumido indemnizando o antigo proprietário, você está tramada....

No entanto, talvez seja melhor procurar um advogado..
  7.  # 7

Colocado por: j cardosoBoas

Das duas uma:

1 -riu 1234conhece os pormenores do caso e conhece o valor da renda: ainda assim a resposta é parva já que o senhorio alugou pelo preço que entendeu e conhece - ou devia conhecer - as suas obrigações.

2 -ri 1234não conhece os pormenores: resposta ainda mais parva.

Haja paciência para parvoíces como esta.

cumps
    José Cardoso

ouve lá, ó parvalhão, eu não insultei ninguém com a minha resposta, quanto muito dei a minha opinião pelo que li do autor e do conhecimento da legislação... o senhor José´Cardoso sim, deveria ter sugerido ao senhor António Reis a criação de um novo tópico em vez de dar uma resposta parva ou ainda mais parva.
  8.  # 8

Boas

Resumindo: não conhece o valor da renda nem as condições em que o arrendamento foi feito.
    Conclusão: saiu parvoíce.

José Cardoso
  9.  # 9

Eu pergunto: qual é o imóvel em Portugal que não apresenta infiltrações!!??

Até em obras novas, acabadinhas de estrear e pagas pelos contribuintes, já presenciei infiltrações de água. As impermeabiliazções são sem dúvida uma área a melhorar na construção em Portugal.
  10.  # 10

Excelentes informações para quem quer comprar casa.

Aqui: http://www.montepio.pt/imagens/34/GuiaHabitacao.pdf

0.0095 seg. NEW