Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Hoje, a alguns minutos atrás(22:30), ao sair do estacionamento de frente do prédio onde vivo, fiz como todos aqui fazem todos os dias, fiz marcha-atrás para o lado da rua para ir para o outro lado.
    A rua é bem larga e tem ótima visibilidade, e não havia nenhum carro na rua. Mas a menos de 10 metros existe uma rotunda, e surgiu uma carrinha da polícia daquelas azuis escuras antigas a fazer sinal para eu encostar. Disseram que pisei a linha contínua a fazer marcha-atrás, pediram os documentos e disseram que eu iria receber a notificação por correio. Viram meu endereço e perguntaram se eu vivia no tal endereço. Eu disse que sim e que era mesmo ali de onde eu havia saído do estacionamento.
    Realmente existe um traço contínuo, mas está todo cheio de falhas, parece mais descontínuo do contínuo.

Será que é isso mesmo? Não me deram nenhum documento, além dos meus.
    Corro risco de perder a carta? E quanto será a multa por isso?
    Quais os procedimentos que tenho que fazer?
    Dá para acreditar?
      DSCF6954b.jpg
    • AoV
    • 19 fevereiro 2013

# 2

Se eu tivesse no seu lugar, tirava umas fotos a essas falhas que refere no traço (antes que pintem isso de novo), e se recebesse a notificação, lá deverá referir que têm X dias para dizer que não concorda com a multa.
    É fazer uma carta com a sua exposição juntando as referidas fotos, claro que já sabe que ao fazer a carta deve partir do princípio que o NÃO é garantido, mas pode ser que até tenha uma boa surpresa e concordem com a sua exposição.

Boa sorte
  2.  # 3

ai andam eles paracem gatos a espera que os ratinhos saim das suas tocas em busca do alimento para os atacarem!da mesmo vontade de dar uma sova nalguns policias!
  3.  # 4

Epá isto realmente..... cada vez me revolta mais este pais pá.... até metem nojo....
    Em vez de andarem a apanhar bandidos andam a chatear as pessoas que estão sossegados no seu canto.
    Mas atrás dos bandidos não vão eles porque levam logo na tromba.... assim é mais fácil, encher o cú ao estado à conta dos mesmos, é a dobrar já não basta os impostos e agora a encher a malta de multas por tudo e por nada.
    Esta caça às multas que se instaurou nos últimos tempos já mete nojo.
    • hangas
    • 19 fevereiro 2013 editado

# 5

Colocado por: stakerEpá isto realmente..... cada vez me revolta mais este pais pá.... até metem nojo....
    Em vez de andarem a apanhar bandidos andam a chatear as pessoas que estão sossegados no seu canto.
    Mas atrás dos bandidos não vão eles porque levam logo na tromba.... assim é mais fácil, encher o cú ao estado à conta dos mesmos, é a dobrar já não basta os impostos e agora a encher a malta de multas por tudo e por nada.
    Esta caça às multas que se instaurou nos últimos tempos já mete nojo.

Percebo que quando nos calha a nós é sempre chato, e que achamos que há sempre quem faça pior e que se safa.
    Ainda assim acho que devia haver mais fiscalização a "pequenas" infracções; como passar traços continuos, mudar de faixa ou de direcção sem piscas, fazer rotundas quase a direito, andar a fazer slalom quando há varias faixas no mesmo sentido e um sem número de outras coisas. Não é que me irrite com isto, mas ver isto constantemente chatei-me profudamente, ainda mais quando estas infrações são feitas a conduzir com uma mão ao telemóvel.

Por exemplo em frente a minha casa, e com um lugares de estacionamento de um dos lados da rua, chateia-me quem estaciona na faixa de rodagem do lado oposto, e pior nas esquinas dos cruzamentos, ou muito perto destas. Resultado a rua passa de duas faixas para apenas uma, dificulta o acesso as garagens, e quando se vira para dentro da rua, tenho sempre que o fazer em contra mão pois uma das faixas está ocupada com carros estacionados.

No verão isto chega a ser ridiculo, pois à hora de almoço os lugares de estacionamento estao todos vazios ao sol, e a faixa que está à sombra completamente ocupada!
  4.  # 6

Colocado por: hangas

Percebo que quando nos calha a nós é sempre chato, e que achamos que há sempre quem faça pior e que se safa.
    Ainda assim acho que devia haver mais fiscalização a "pequenas" infracções; como passar traços continuos, mudar de faixa ou de direcção sem piscas, fazer rotundas quase a direito, andar a fazer slalom quando há varias faixas no mesmo sentido e um sem número de outras coisas. Não é que me irrite com isto, mas ver isto constantemente chatei-me profudamente, ainda mais quando estas infrações são feitas a conduzir com uma mão ao telemóvel.

Por exemplo em frente a minha casa, e com um lugares de estacionamento de um dos lados da rua, chateia-me quem estaciona na faixa de rodagem do lado oposto, e pior nas esquinas dos cruzamentos, ou muito perto destas. Resultado a rua passa de duas faixas para apenas uma, dificulta o acesso as garagens, e quando se vira para dentro da rua, tenho sempre que o fazer em contra mão pois uma das faixas está ocupada com carros estacionados.

No verão isto chega a ser ridiculo, pois à hora de almoço os lugares de estacionamento estao todos vazios ao sol, e a faixa que está à sombra completamente ocupada!

Sim de certa forma até tem razão, há aí muita gente a conduzir e a colocar em perigo os outros condutores, a fazer manobras perigosas e etc....

Mas neste caso em particular.... poupem-me lá.... então a pessoa está a tirar o carro do estacionamento, passa da metade da via, o que é normal a menos que tenha um carro com 4 rodas direccionais e leva uma multa porque está lá um traço continuo?? Se calhar o traço continuo é que não devia lá estar.... Bem sabemos que há por aí muita sinalização mal estruturada e com coisas que não lembra a ninguém.

Os policias são agentes da autoridade mas também têm que ter bom senso e medir as coisas e evitar atitudes ridículas como estas.... e outras tantas que quem anda diáriamente na rua por vezes vê.

Eu só gostava de saber era se também lá iam multar se em vez da pessoa que foi, se fosse uma carrinha cheia de ciganos..... com esses até viram a cara para o lado a fingir que nem viram....
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  5.  # 7

Peço desculpa mas eu acho que cada vez mais se conduz pior. Não é que não se saiba (presumo eu..) mas por preguiça e distracção. Ninguém faz piscas, nas AE's anda tudo na faixa do meio, não sinalizam as saídas das rotundas, etc... Telefonar, dar um jeito à maquilhagem, até fazer a barba. Isso sim. Conduzir é que não.

Se tem um traço contínuo, então não se faz a inversão nesse sentido. A rotunda é do lado esq ou dt da foto que mostrou?
  6.  # 8

Eu aposto que a multa não foi apenas por pisar o traço, mas sim por o ter transposto para circular na direcção oposta. Na pratica equivale a uma inversão de marcha sobre um traço contínuo.
    Estou em crer que se tivesse seguido na direcção oposta à que indica não lhe tinham dito nada.
  7.  # 9

Podem dizer o que quiserem.... para mim não passou de marrice pura. Não deviam ter mais nada para fazer então bora lá multar o primeiro que apanharmos pelo caminho....

Continuo na minha, havia de ser uma carrinha cheia de ciganos.... queria ver se iam lá....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
    • eu
    • 19 fevereiro 2013

# 10

De facto é frustrante ser multado por infracções destas que não colocam ninguém em perigo nem prejudicam ninguém...

Nestes casos, não vale a pena chorar sobre o leite derramado, é pagar e seguir em frente...
  8.  # 11

Pois, é frustante. Eu sempre procuro seguir o código quase sempre à letra. Os amigos até gozam comigo, pois evito sempre não ultrapassar os limites de velocidade, estacionar sempre nos lugares certos, ligo sempre os piscas e até fico furioso com as pessoas que não ligam.
    Mas agora, ser multado mal saí do estacionamento...
    A 3 dias atrás, quase fui multado em frente ao meu trabalho. Estava em casa, de folga, e meu chefe, por volta das 23 horas, ligou a dizer que eu tinha que ir lá assinar as folhas de compensações, senão iriam ser marcadas 3 faltas. Eu fui, parei o carro mesmo na porta, falei com o segurança para ele ficar de olho, que não ia demorar nem 1 minuto lá dentro. E assim fiz, entrei, assinei e saí. Não levou mesmo nem 1 minuto. Ao chegar na porta, já tava um carro da polícia, a anotar a matrícula do carro.
    O segurança disse que quando foi falar com ele, o policia disse para ele nem começar.
    Resultado, levei uma bronca do polícia, mas o outro que tava dentro do carro, disse-lhe para deixar pra lá. Penso que este polícia teve bom senso.
    Começo a sentir persequido pelo polícia. rsss
  9.  # 12

Colocado por: alexmbraPois, é frustante. Eu sempre procuro seguir o código quase sempre à letra. Os amigos até gozam comigo, pois evito sempre não ultrapassar os limites de velocidade, estacionar sempre nos lugares certos, ligo sempre os piscas e até fico furioso com as pessoas que não ligam.
    Mas agora, ser multado mal saí do estacionamento...

Na verdade, parece ter passado um traço contínuo (colocando de lado a questão de ele não estar bem marcado). Cumprir o código seria sair do estacionamento e seguir à direita, até ao local onde pudesse inverter o sentido de marcha.
  10.  # 13

Colocado por: luisvv

Na verdade, parece ter passado um traço contínuo (colocando de lado a questão de ele não estar bem marcado). Cumprir o código seria sair do estacionamento e seguir à direita, até ao local onde pudesse inverter o sentido de marcha.

Pois, eu disse quase sempre, pois às vezes, uma vez ou outra, sem pensar, acabo por ir no automático.
  11.  # 14

Esqueci de mencionar a maneira como falam conosco! Parece que somos bandidos ou algo parecido. E sem contar que eram 4 polícias a cercar o carro. Ficou um cada ponta do carro.
    • eu
    • 19 fevereiro 2013

# 15

Colocado por: alexmbraEsqueci de mencionar a maneira como falam conosco! Parece que somos bandidos ou algo parecido

Parece ser um comportamento típico dos agentes... deplorável.
    • becas
    • 20 fevereiro 2013

# 16

Colocado por: eu
    Parece ser um comportamento típico dos agentes... deplorável.

Já apanhei de tudo...até um que tentou resolver o problema do vidro que não baixava (avariou no momento em que fui mandada parar e ia, naturalmente baixar o vidro), como não conseguiu, nem o colega que também chamou, disse-me para me ir embora que já tinha tido um azar :-)
  12.  # 17

Colocado por: becasdisse-me para me ir embora que já tinha tido um azar :-)

Lembrei-me de uma cena que se passou comigo, que não resisto a contar. Estava a chegar ao Algarve, Odeceixe cerca das 2 da manhã, quando me mandaram parar, conduzia o carro que normalmente era utilizado pela minha mulher. Pedem-me os documentos da viatura e peço à minha mulher para me dar os documentos, ela começa a procurar e não encontra, começamos a ficar stressados e ela diz-me baixinho "acho que ficaram em casa", então começo aos berros "ouve lá,... como é que é?... encontras os documentos ou não, olha que está aqui o sr. polícia à espera, e ele não tem a noite toda!!!...depois viro-me para o policia e digo-lhe "desculpe lá sr polícia, mas este carro é da minha mulher e as mulheres não são sabem arrumar nada", o policia começou a ficar à rasca e disse-me "deixe lá os documentos, vá embora, vá à sua vida, boa noite" e eu "desculpe lá sr polícia, boa noite".
    A minha mulher ainda hoje não acredita que berrei com ela apenas para nos safar-mos de uma multa :))
    •  
      FD
    • 20 fevereiro 2013 editado

# 18

Para quem não viu nas notícias:

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, admitiu nesta terça-feira ter dado uma “ordem política” para que fosse intensificada a fiscalização rodoviária, através das polícias, nas estradas portuguesas.

“Não tenho problema nenhum em assumir politicamente que houve uma ordem política para intensificar a fiscalização nas estradas portuguesas”, referiu Macedo durante uma audição no Parlamento, na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas. A audição teve como principal objectivo a revisão intercalar da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária.

O titular da pasta da Administração Interna salientou ainda que “pela primeira vez” as acções de fiscalização levadas a cabo pelas forças de segurança foram feitas com “aviso prévio” através da sua divulgação nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais de Internet. “As forças de segurança deram a conhecer muitas das acções que desenvolveram. Vamos continuar com esse caminho”, sublinhou.

O ministro da Administração Interna adiantou ainda estar para breve a revisão do Código da Estrada, onde serão incluídos alguns objectivos fundamentais como o “acentuar das regras que protegem os utilizadores mais vulneráveis da estrada [peões e ciclistas], a criação de zonas residenciais de coexistência com primazia para os peões, regras mais apertadas nas taxas de alcoolemia para os condutores recém-encartados e para os motoristas de táxis, veículos pesados e veículos de mercadorias”. O ministro pretende ainda tornar mais célere o processo de contra-ordenações junto da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Durante a audição, Miguel Macedo destacou a diminuição de 15% no número de vítimas mortais no ano passado face a 2011. Em 2012 ocorreram 508 mortes, 2033 feridos graves (menos 433 do que em 2011) e 35.727 feridos ligeiros (menos 399). Sublinhando sempre que os dados divulgados são ainda preliminares, Macedo explicou ainda que, de acordo com as estatísticas mais recentes, 70% dos acidentes ocorrem em localidades e ambientes urbanos. E, apontando para o período entre 2003 e 2012, o ministro sublinhou que houve uma diminuição de 53% das vítimas mortais.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/mai-assume-ter-dado-ordem-politica-para-aumentar-fiscalizacao-nas-estradas-1581696

0.0177 seg. NEW