Iniciar sessão ou registar-se
    • fgomes
    • 19 fevereiro 2013 editado

     # 1

    Tenho uma dúvida que queria colocar a quem sabe deste assunto. Quando construí a casa foi instalada uma caldeira para aquecimento de AQS e aquecimento central, em que a água quente sanitária era de aquecimento instantâneo. Como há uma certa distancia da caldeira até à última casa de banho optou-se por colocar uma bomba de circulação e ter um circuito de retorno. Ligando a bomba de circulação, ao fim de menos de 2 minutos tinha água quente em qualquer casa de banho. Mais recentemente a caldeira teve uma avaria e aproveitei para a substituir, e adicionar painéis de aquecimento, tendo passado a ter um acumulador de 300 litros com dupla serpentina, uma aquecida pela caldeira, outra pelos painéis. O retorno da AQS entra no local existente para o efeito a meio da altura do acumulador. Foi instalada uma torneira termostatica na saída do acumulador para evitar injectar água demasiado quente na canalização, que poderiam causar danos à canalização em PEX, quando a água é aquecida pelos painéis solares (por vezes a água do acumulador fica com uma temperatura próxima dos 80ºC)

    A minha duvida é a seguinte:

    Se colocar a bomba de circulação em funcionamento sem haver qualquer saída de água nas torneiras das casas de banho/cozinha, como funciona a torneira termostatica? Não pode entrar água fria no circuito para baixar a temperatura, já que a água se encontra a circular em circuito fechado. Isto ocorreu-me agora porque a bomba tem estado desligada desde que mudei de sistema, e agora ao liga-la, constatei que demora uns 15 minutos a ter água quente nas casas de banho, enquanto antes tinha em menos de 2 minutos. Já verifiquei se a bomba estava purgada e se rodava, e parece estar bem, não sei se poderá ser uma avaria na bomba, mas como funciona não me parece que seja normal ter uma avaria em que fique a rodar mais devagar, mas como disse, não sou especialista...

    Desde já agradeço os vossos comentários.

    Fernando Gomes
  1.  # 2

    tem que ligar assim, é so fazer uma derivação depois da bomba e ligar na fria que entre na misturadora!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fgomes
      bb.jpg
    • fsc
    • 19 fevereiro 2013

     # 3

    a ligação do retorno à entrada de água fria é fundamental. caso contrário, sem consumo, a água apenas pode passar pela entrada de água quente da misturadora. se a temperatura no depósito fôr maior do que a temperatura de regulação na misturadora, ela fecha essa entrada e abre a passagem de água fria. como a água não tem como passar por essa via, não há circulação no retorno. porém, se a bomba tiver força suficiente, consegue empurrar um pouco de água através da misturadora e talvez seja por isso que a temperatura leva tanto tempo a chegar às torneiras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fgomes
  2.  # 4

    Muito obrigado pelas respostas, vou verificar no local como estão as ligações!

    Cumprimentos

    Fernando Gomes
  3.  # 5

    Bom dia, constatei que efectivamente não tenho essa ligação do retorno à entrada de água fria, pelo que não poderá funcionar correctamente tal como referiram e era essa a minha duvida. Fiquei no entanto com outra duvida, se há uma ligação directa do retorno à água fria, não vai haver entrada directa de água fria pelo circuito de retorno (a meio do acumulador) numa situação de consumo normal de água quente? E não haverá também saída de água quente pelo circuito de retorno para a torneira misturadora?

    Mais uma vez vos agradeço a ajuda!

    Fernando Gomes
    • fsc
    • 4 março 2013

     # 6

    tem de colocar 3 válvulas de retenção. uma na entrada de água fria da rede na misturadora e duas nas derivações do retorno (ao depósito e à misturadora).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fgomes
  4.  # 7

    Não chega uma na derivação do retorno à misturadora?
    • fsc
    • 4 março 2013 editado

     # 8

    apenas uma na derivação do retorno à misturadora, pode suceder que, enquanto funciona o anel, abrindo uma torneira de água fria, passe a ter água quente.
    pelo menos deve ter uma retenção na água fria. ao todo e no mínimo deve ter duas, no anel e na entrada de água fria, antes das derivações (na posição das setas do esquema em cima).
    pelo esquema do Sérgio e baseado em documentação de algumas marcas, devia colocar 3.
    • alc
    • 24 julho 2014

     # 9

    Vou usar este tópico (espero que o autor do mesmo ñ se importe) para tirar uma dúvida minha :)

    Os dois picheleiros a quem pedi orçamento para a minha casa, disseram que eu devia fazer um circuito de retorno de água quente, para ter logo água quente no momento na casa de banho mais afastada do cilindro.

    Agora as minhas dúvidas, fazendo este investimento terei muitos beneficios? Uma vez que há um investimento numa bomba circuladora, e a mesma vai consumir eletricidade o mês inteiro. Compensará o investimento?
  5.  # 10

    Eu acho que numa habitação unifamilar, não vai compensar.
    Mas se conseguir ter o deposito de agua quente numa posição mais centralizada face os pontos de consumo, será muito mais eficiente... também o modo como a rede de distribuição de agua quente está projectada influência o desempenho e a economia ou não do sitema...
    Discuta isso com o autor do Projecto das aguas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alc
    • alc
    • 24 julho 2014

     # 11

    A minha maior preocupação é o consumo de energia da bomba circuladora, uma vez que a mesma vai estar sempre em funcionamento.

    Aqui pode ver as plantas da casa, para ter uma noção da distância do reservatório aos WC´s (o reservatório fica na lavandaria), e o WC mais longe é o da suite, Rés do Chão:
      digitalizar0003wk2.jpg
    • alc
    • 24 julho 2014

     # 12

    1º andar:
      digitalizar0004mu2.jpg
    • alc
    • 24 julho 2014

     # 13

    Eu ñ percebo muito do assunto, mas acho sinceramente que a distância entre o cilindro e o Wc da suite nem é assim tão grande, o que dizem??
  6.  # 14

    Colocado por: Sergio Rodriguestem que ligar assim, é so fazer uma derivação depois da bomba e ligar na fria que entre na misturadora!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fgomes
      bb.jpg


    E assim?
      bb.jpg
  7.  # 15

    Colocado por: musciE assim?
    vai estar a desperdiçar energia, inves de o retorno que vem quente entrar na parte de cima do acumulador entre por baixo começando a arrefecer o topo do acumulador!
  8.  # 16

    Colocado por: alcEu ñ percebo muito do assunto, mas acho sinceramente que a distância entre o cilindro e o Wc da suite nem é assim tão grande, o que dizem??
    por vias das duvidas deixa preparado!! caso no futuro sinta desconforto e tem que esperar muito pela agua quente entao ai instala a bomba circuladora!! faz uma pre instalação nao tem nada a perder ate pelo contrario
  9.  # 17

    Colocado por: Sergio Rodriguesvai estar a desperdiçar energia, inves de o retorno que vem quente entrar na parte de cima do acumulador entre por baixo começando a arrefecer o topo do acumulador!


    Sendo em deposito vertical (normalmente no CF) deverá ter maior impacto comparativamente com o horizontal (normalmente termossifao).
    • 1255
    • 31 agosto 2014

     # 18

    Alguma coisa não está bem nesse sistema, mesmo antes de instalar os panéis solares.
    Com a bomba de retorno deve ter água quente nas torneiras em pouquíssimos segundos. Quando diz que tinha água quente em menos de dois minutos é muito estranho.
    A ser assim e ao preço para que vai ficar a água no futuro vale a pena instalar a bomba, esta gasta muito pouca energia. E ainda lhe pode instalar um relógio para que funcione apenas às horas que quiser.
  10.  # 19

    Voltando ao esquema apresentado da situação de retorno, para termossifão, devemos considerar redutor de pressão na entrada de água fria. Isto tem mais fundamento quando a pressão da rede se aproxima da pressão da válvula de segurança.

    De resto o pessoal que utiliza este tipo de sistemas em termossifão tem notado diferenças em termos de autonomia?
  11.  # 20

    Tenho o sistema de recirculação com bomba circuladora grundfos up15-14but mas acontece que não consigo ter águas quentes mal abro as torneiras.
    A luz verde da bomba não acende mas oiço trabalhar mas mesmo assim não chega água quente.
    Inicialmente ainda pensei que fosse do caudal mínimo necessário para válvula misturadora (caleffi sob ref. 252201 ¾” ) fazer o doseamento mas a bomba tem caudal superior.
    Outra coisa que noto é que quando existe consumo de água quente consigo sentir temperatura elevada na tubagem de retorno.

    O esquema de ligação é +ou- com o que está no anexo.
      Retorno de águas quentes.png
 
0.0260 seg. NEW