Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Alguem tem ideia de como altero a ligação de um prédio de interruptores onde acende todas as luzes para sensores piso por piso?
  2.  # 2

Colocado por: jonhgasparAlguem tem ideia de como altero a ligação de um prédio de interruptores onde acende todas as luzes para sensores piso por piso?

isso é muito simples de fazer para um profissional, é preciso os detectores e alterar 3 fios, mas repito é somente para quem sabe o que está a fazer.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jonhgaspar
  3.  # 3

Jorgealves, obrigado pela ajuda, eu dou conta do recado, sou tec de electronica no entanto e como nunca vi fazer era só mais para saber se é complicado, conhece-se algum esquema que possa demonstrar?
  4.  # 4

Colocado por: jonhgasparconhece-se algum esquema que possa demonstrar?

qual é o(s) automático(s) de escada que tem na iluminação?

teoricamente é só ligar as luzes directas neste aparelho, eliminado os botões e instalar em cada patamar de escada um detector ligado directamente ás lâmpadas desse patamar.
  5.  # 5

Mais uma vez obrigado pelo apoio, no entanto não sei como estará a ligação do predio. Ele é recente cerca de 10 anos, no entanto penso que tenha o permanente o neutro e a fase certo?? o ideal seria um esquema do antes e do dps....
  6.  # 6

Colocado por: jonhgasparno entanto penso que tenha o permanente o neutro e a fase certo

a maioria dos automáticos de escada funcionam com 3 ou 4 fios, mas existem outros esquemas de ligação,

pelo que estar a indicar um esquema de ligações qualquer sem pelo menos saber aquilo que tem actualmente, é meio caminho para o desastre.
  7.  # 7

Boas
    Vou deixar aqui uma ajudinha, mas acho que esse trabalho é para alguém (eletricista) e não para curiosos, pois cada macaco no seu galho, e canudos não fazem obras.
    Alguns detetores de movimento recebem fase e neutro, e sai fase e neutro para a lampâda, outros recebem fase e neutro, e sai só fase para a lampâda.
    Existe no mercado uma coisa mais simples, um plafon redondo já com detetor de movimentos incorporado e com casquilho E27.
    Aqui fica um link, com esquema de ligação de um detetor de movimento.
    http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=esquema%20de%20liga%C3%A7%C3%A3o%20detetor%20movimento&source=web&cd=2&cad=rja&ved=0CDkQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.esylux.com%2Fkatalog%2Fimages%2Fpictures%2Fba%2Fpt%2Fim_md_120_200_p_0110.pdf&ei=VgwkUcKBPYWYhQej9IHACA&usg=AFQjCNE0Fd_wqPKREqG5P6cVMYqsy3abSg&bvm=bv.42661473,d.ZG4
  8.  # 8

Ramalhal, obrigado pelo apoio, se calhar expressei-me mal, eu sei ligar o sensor o problema é passar de ligar todos os andares a ligar um a um, esse é que é o problema, penso que terei de passar de um fio para cada andar não?
  9.  # 9

Boas
    A ligação elétrica pode estar feita em termos de canalizações de 2 maneiras, ou tem caixas de derivação intercaladas nas tubagens, ou as derivações são feitas nas caixas que agora alojam os botões de pressão.
    Portanto coloca corrente direta em todos os pisos, alimenta os detetores, e é do detetor que sai alimentação para cada lampâda de piso.
    Se as derivações estiverem em caixa de derivação, esta recebe alimentação, dá alimentação para o piso seguinte, dá ligação para o plafom, e dá também ligação para o botão agora existente.
    Se as derivações estiverem feitas em caixas de aparelhagem, esta caixa recebe alimentação, dá alimentação para o piso seguinte, e dá para o ponto de luz.
  10.  # 10

Ramalhal, no primeiro caso terei que passar um cabo para cada andar certo?
  11.  # 11

Boas
    O fios (condutores) já lá estão no interior das tubagens, não vai ter de passar mais nenhum condutor, apenas vai refazer as ligações agora existentes.
  12.  # 12

Seria possivel fazer um esquema de como deve estar e de como irá ficar? uma coisa mesmo em paint nada de mto elaborado?
    Obrigado
  13.  # 13

Colocado por: jonhgasparSeria possivel fazer um esquema de como deve estar e de como irá ficar? uma coisa mesmo em paint nada de mto elaborado?
    Obrigado

Peço desculpa mas como técnico de eletrónica, nem percebo como está a fazer estas perguntas todas e ainda quer um esquema desenhado do antes e do depois ?!?!?!

Penso que já lhe forneceram todos os dados necessários a efetuar a alteração, agora agarre-se ao multímetro e ao busca-polos, verifique o esquema de ligação do sensor e mãos à obra.

Já sabe que não terá de passar cabos pelas tubagens, pelo que terá de colocar a alimentação direta dos 220V nas iluminações e intercalar os sensores na instalação, que poderá fazer nas caixas de derivação ou nos interruptores.

Bom trabalho.
    Concordam com este comentário: treker666
  14.  # 14

Boas
    Se não se conhece o diagrama de tubagens e cablagens existentes, nem a refª dos detetores a utilizar, como é possivél fazer um esquema de montagem e ligação.
    Vá por mim, e entregue esse trabalho a um técnico de eletricidade, aproveite o seu tempo em coisas mais proveitosas, o lucro concerteza será maior.

0.0162 seg. NEW