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  1.  # 1

    Olá malta da construção e afins
    Tenho acompanhado este fórum com grande interesse por estar a começar a construção da minha casinha e este fórum tem se revelado muito útil para tirar dúvidas.
    A minha dúvida de momento é a seguinte:
    A minha moradia vai ser construída com o sistema exterior vulgarmente chamado “capoto” com parece simples, decidi que as paredes interiores serão revestidas a pladur coladas directamente sobre o tijolo com massa de agarra a minha dúvida esta na parte interior das paredes exteriores em que tinha pensado aplicar na mesma pladur mas este seria com as placas que já tem uma placa de esferovite de 3 cm já coladas para garantir melhor isolamento.
    A minha dúvida é se vou ganhar alguma coisa em aplicar essas mesmas placas ou se basta pladur simples BA13 sem o esferovite e mesmo se pelo contrário não vou prejudicar mais metendo o dito esferovite uma vez que vou ter tijolo no meio de 2 paredes de esferovite e isso não sei se não vai criar condensação no meio da parede.
    Espero me ter explicado bem e que me ajudem a decidir se realmente estou a proceder bem ou mal.
    Desde já o meu obrigado a todos
    Alberto Silva
    •  
      alv
    • 17 janeiro 2009 editado

     # 2

    Vivam!
    Posso parecer redundante , mas acabei de escrever noutro post que " que a colagem directa de placas de gesso cartonado com pasta de agarre é uma solução de revestimento de recurso, isto é que só deve ser usada em desespero de causa ou quando estejam esgotadas as outra possiblidades, porque com o tempo, devido á diferença de resistencia térmica entre os pontos onde estão os mametes e as restante superfície porvoca diferentes temperaturas superficiais e consequentemente diferentes graus de humidade superficial, que sempre existe devido á condensação ou á humidade relativa do espaço, e com o tempo começam a aparecer auréolas de coloração diferente ou mesmo bolores que são o resultado da humidade permanecer por mais tempo nos mametes que nas restantes superfícies. É sempre preferível utilizar maestras em omega ou qualquer outro tipo de estrutura metálica para que os ditos coeficientes de transmissão térmica fiquem homogéneos, e sempre aproveita os espaços da estrutura para a colocação de isolamento ou passagens de instalações. Um outro erro normal é supôr que a placa de pladur di per si isola quer térmicamente quer acústicamente; Nada disso. Ela só funciona se estiver intergrada num sistema qualquer que há-de incluir um isolante qualquer."
    Acrescente-se que efectivamente um outro processo de revestimento de paredes é a colagem directa, mas com transformados com isolantes que na pladur se chamam de pladurterm e que têm outro nome noutras marcas. São placas de 10mm (Não de 13!!!) á qual é colada no dorso uma placa de material isolante, sendo o mais comum o EPS de classe III (autoextinguível) que variam de 20 a 100mm e que são aplicados por colagem directa com mametes de pasta de agarre e que evitam os problemas descritos acima, já que o isolante evita o contacto directo das placas com o ar aquecido evitando assim as diferenças de temperatura superfícial, para além de seem um óptimo isolamento interior.
    É também um isolamento comum em França e na alemanha, mas com isolamtes de 10 e 12 cm, que para nós têm preços incomportáveis, o que faz que outros sitemas, embora mais complexos, mesmo mais eficazes tenham perços mais competitivos.
    Já que por aqui começam a aparecer alguns instaladores, é necessário alertá-los para algumas patologias associadas á instalação desse tipo de material, que se não fôr tida em considração poderá levantar problemas. Devido a diferentes factores existem retrações dos isolantes até que estes estabilizem, pelo que devem ser colocados em obra alguns dias antes para que equilibrem (conhecem alguém que faça isso?) e antes de aplicadas deverão ser golpeados no dorso para que se possa corrigir a deformação aquando da colagem. O corte é efectuado no isolante com o cuidado de não atingir nunca a placa, pois partirá com o tempo ou quando forem batidas com a régua que só se vai notar com a parede pintada á posteriori e normalmente não tem reparção senão com a substituição da placa.
    "Fassam" parte
  2.  # 3

    obrigado alv por esta explicaçao tao completa, o que eu percebi entao é que para por pladur colado com massa de agarra directamente sobre o tijolo nas paredes exteriores tem que ser como eu estava a pensar as tais placas com esferovite 10+30 isso ja estava decidido que seriam essas mas era apenas para isolar ainda mais a moradia, agora ja tenho 2 razoes para escolher essas em vez das simples uma é pelo isolamento outra é para mais tarde nao se notar os ditos mameletes uma vez que eles retem mais a humidade.
    mas diga me uma coisa, esse problema dos mameletes tambem podem surgir nas paredes interiores ou nao uma vez que a temperatura e uniforme ?
  3.  # 4

    outra coisa caro alv, fala em golpear o revestimento , esses golpes devem de ser feitos de que maneira? ao comprimento ou a largura e quantos por placa?
  4.  # 5

    caro bertosilva. Em relação ás paredes interiores a minha questão é a seguinte, porquê gastar dinheiro em alvenaria,fazer lixo com os roços e depois colar pladur? É mais simples, rápido e cómodo se fizer as divisórias com a estrutura propria pra pladur(70mm) e colocar o pladur aparafusado.
  5.  # 6

    Colocado por: bertosilvatem que ser como eu estava a pensar as tais placas com esferovite 10+30 isso ja estava decidido que seriam essas

    Estas placas são caríssimas e de dificil aplicação. Ficará melhor servido se aplicar placa com estrutura de 48mm e isolamento térmico com lã de rocha de 50mm
    •  
      alv
    • 18 janeiro 2009

     # 7

    Vivam!
    Caríssimos:
    Depende da espessura do isolamento do trasdosado, isto é, 10+30 ou 40 ainda é mais barato que a estrutura de 48 placa e Manta de (insisto) lã de vidro, mas é uma questão de contas e necessidade de isolamento.
    Quanto á paredes interiores, não posso deixar de concordar com um dos anteriores intervinientes quando diz que uma parede de alvenaria revestida com Pldur é muito mais cara e nenos eficiente que uma que seja feita de raiz com um sistema de Pladur, mesmo que uma boa parede com duas placas por face e isolamento, mas também isso é uma questão de contas.
    Quanto á pergunta objectiva, se pode colar directamente as placas ás paredes interiores sem ter de utilizar Pladurterm, aí eu temho uma opinião firme e fundamentada em resultados que é o seguinte como já tenho por aqui dito: A colagem de placas directamente com pasta de agarre ás superfícies, mesmo que interiores, deve ser uma solução de recurso e a evitar, e sempre pelo mesmo motivo, que embora semdo interiores e o diferencial de temperaturas na face das placas possa ser menor, ele existe sempre e com o tempo acabamm por aparecer as manchas de coloração diferente devido ao maior tempo de permanecia de humidade nas zonas dos mametes.
    A solução que acaba por ser anti-económica é a aplicação de perfis em maestras ou usar o Pladurterm 10+20, no minimo.
    Quanto á distancia dos cortes no dorso da palca Pladurterm ela depende do instalador, maso normalmente um ou dois na vertical de depois na horizontal com o mesmo espaçamento de 40 ou 60cm.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  6.  # 8

    ola alv
    podia me ajudar?...

    Iniciei as obras em minha casa, vou fazer o tecto falso em pladur no hall da entrada, mas também queria pôr em casa de banho.
    A minha dúvida é: em casa de banha o tecto falso deve ser doutro material ou pode ser de pladur mas tem de levar algum isolamento específico?

    Outra duvida, eu pedi para me renovarem a canalização (ppr), mas fizeram com que os tubos da agua fria e quente passassem por cima do tecto do hall, ou seja, os tubos não form encastoados nas paredes e nem no tecto, (ficaram pendurados) e como o senhor das obras soube que queria fazer o tecto falso, disse que estes não vão se notar e que não há problema (eu sei que não vão se notar), mas…

    acha que isso pode causar algum problema em termos de circuitos ou algo, e se eu posso pedir para corrigirem essa situação (encaixar os tubos dentro das paredes) sem pagar mais por isso.

    Obrigada.
  7.  # 9

    Caro eurobandas, de facto essa seria a soluçao mais económica mas como só descobri isso a pouco tempo depois de estar tudo tratado com o construtor agora não posso voltar atrás, e também porque ainda sou daqueles que acho que esse tipo de parede fique muito frágil e que soe a oco quando se bate, embora saiba que a nível de isolamento é o melhor.
    Por isso vou ter que partir para a solução de colagem já que agora com a alvenaria já posta seria elevar os custos muito mais fazer a estrutura de pladur e isso iria me engrossar muito as paredes.
    estou a tentar ver com um colega que vende produtos para a construção se ele tem algum produto que impeça a humidade dos mameletes de vir ao de cima.
    Caro Alv obrigado pela dica dos cortes no isolamento.
    cumprimentos
  8.  # 10

    Caro bertosilva. a ideia que o senhor tem sobre as paredes em pladur é infelizmente a da maioria dos portugueses, completamente errada porque não é fragil, é claro que se for bem feita, quanto ao som oco, vamos habitar uma casa e não andar a bater nas paredes. No meu caso(trabalho com pladur á 10 anos) tenho a minha casa toda feita em pladur sem qualquer tipo de humidade. tenho as divisorias feitas com estrutura de 70mm e duas placas com as juntas cruzadas em cada face, faz aproximadamente 12.5cm, como vê não é fragil. cumprimentos
  9.  # 11

    Caro miaoo o tecto da casa de banho pode perfeitamente ser em pladur, mas tem de ser pladur hidro em que as placas são de cor verde. Quanto aos tubos podem passar por cima do tecto, mas não convem que fiquem soltos,podem ser fixados á placa de betão com abraçadeiras. cumprimentos
  10.  # 12

    obrigada!!!! eurobandas
    • jma
    • 21 janeiro 2009

     # 13

    Bom dia a todos,

    correndo o risco de me dizerem que a resposta `a minha questão já foi dada mil vezes, agredeço a quem tiver a paciência de me ajudar:

    - a laje de cobertura das escadas da minha casa, está em betão à vista pelo interior (esta laje faz de cobertura a uma zona do terraço, que não interessa para o caso). Por isso imagino que muito do calor que eu produza nos pisos de baixo, se perca por aqui. Portanto pretendo fazer um tecto falso com isolante térmico. Uma condicionante para a altura do tecto falso é a existencia de janelas (de 40cm de altura) no topo das paredes, com a caixilharia a rematar na laje. Pretendo por isso que o tecto falso ocupe a mínima altura possível, sendo que a área do tecto falso ronda os 6m2.

    perguntas - Estava inclinado para as placas de pladur term (XPS), mas o sr alv recomenda sempre a lã de vidro. Para esta caso em particular (area reduzida e sem necessidade de redução acústica) não é preferivel estas placas? qual a caixa de ar mínima que necessito de deixar à laje? pode ser colado, ou isso é um disparate?..
  11.  # 14

    No seu caso em particular o pladur term com XPS, é boa soluçã, e mais simples não haverá, para corrigir termicamente a laje...
    •  
      alv
    • 22 janeiro 2009

     # 15

    Vivam!
    Rápidamente, só para dizer que a resistencia térmica de uma palca Pladurterm com XPS ou EPS é da mesma ordem de grandeza, e a primeira é muito mais cara que a outra. Independente da que se utilize esse sistema resolve a necessidade do JMA.
    O problema é a fixação, deste tipo de isolamento que, não podendo ser aplicado por colagem directa ao suporte por se tratar de um tecto, terá de ser aplicado por aparafusamento a uma estrutura metélica, que no minimo terá 17mm a acrescer á placa escolhida que não deveria ser inferior a uma 10+40 e irá perfazer 67mm no total e isso, normalmente é maior que a altura disponível da caixilharia.
    Uma solução que utilizo nesses casos é a instalação de um tecto falso normalíssimo da silva, com uma ou duas mantas de lã de vidro e na zona das janelas deixo uma "caixa", que poderá ser usada para aplicar estores ou cortinas interiores. O problema é tratar o "fundo" dessa caixa e normalmente uso um pedaço de "Naturvex" de 6mm que é uma placa de base cimentícia aplicada directamente por colagem com silicone ou fixa á maestra de 16mm. Embora essa zona fique fique mais debilitada térmicamente e possa sempre originar pontos de condensação sempre é melhor que nada e com essa placa é de base cimentícia, náo tem problemas em haver alguma humidade residente, havendo que ter o cuidado de a limpar ou pintar com alguma frequência.
    "Fassam" parte.
    • jma
    • 22 janeiro 2009

     # 16

    Obrigado a ambos!
  12.  # 17

    tenho uma pergunta a fazer a quem souber
    cada saco de 25kg de massa de agarra para quantas placas de 2,60 dá mais ou menos ?
    obg
    •  
      alv
    • 23 janeiro 2009

     # 18

    Vivam!
    Se for mesmo pasta de agarre da Pladur, então o saco é de 20Kg.
    O rendimento depende de muitas coisas: Da necessidade de caixa que precise de deixar, se o suporte é suficientemente rugoso ou está liso, da "mão" do instalador, etc., etc..
    Normalmente e por tabela para placas do tipo Pladurterm com mametes a 40x40cm e 2cm de caixa, o rendimeto é de cerca de 5Kg por placa, logo o saco de 20kg será suficiente para quatro placas.
    "Fassam" parte.
  13.  # 19

    Digam uma coisa muito simples!

    O que fica mais barato no final da obra?
    Paredes interiores em alvenaria de tijolo ou tudo feito em Pladur de placa dupla com bom isolamento?
  14.  # 20

    Relacionado com pladur mas fugindo ao tema,

    Cometi o erro de deixar a casa com pé direito baixo. tenho 2,60 depois do acabamento do chão.

    será que dá para colocar tectos em pladur e ficar com uma altura de 2,45? catastroficamente e esteticamente ficam bem!
 
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