Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Na minha casa tenho 3 aparelhos de ar condicionado, 1 por quarto, estou a planear umas remodelações nos mesmos para o inicio do verão.

Uma das coisas que quero fazer é remover os aparelhos de ar condicionado, isto porque não os utilizo, não gosto de ar condicionado. Inclusive acho que até 2 deles já nem têm gás , nem aquecem nem arrefecem.

Agora, algum conselho para a desmontagem dos mesmos? Devo começar por desligar as tubagens nos compressores certo?
  2.  # 2

Colocado por: stakeralgum conselho para a desmontagem dos mesmos?

só existem duas maneiras de fazer a desmontagem: a correcta e com custos e a errada e sem custos monetários imediatos para si, mas com custos para o ambiente e para o nosso futuro comum,

a correcta: contactar alguém com conhecimentos e equipamentos que recolha o gaz existente para recipientes adequados, e lhe de o destino devido, seja para reciclar ou para reconverter.

a errada: corta as tubagens e liberta na atmosfera o gaz que existe nas unidades sabendo que vai destruir mais um bocado da camada estratosferica de ozono, sujeitando-se a uma coima minima de 900€ se for pessoa individual.
  3.  # 3

Tem ideia dos custos de ir lá alguém desmontar aquilo?
  4.  # 4

Tem ideia dos custos de ir lá alguém desmontar aquilo?

entre 75€ e 200€ dependendo das maquinas, da localização das mesmas e do gaz em causa.
  5.  # 5

Ok obrigado, a decisão vai depender se vai sobrar alguma coisa do orçamento ou não. É que os 3 compressores estão no telhado lol....
    • eu
    • 20 fevereiro 2013

# 6

Colocado por: jorgealvesentre 75€ e 200€ dependendo das maquinas, da localização das mesmas e do gaz em causa.

Como é óbvio, na luta 200 € versus ambiente, ganham quase sempre os 200 €.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6.  # 7

:)
  7.  # 8

Colocado por: euganham quase sempre os 200 €

99,9% das vezes,

ainda há uns anos atrás um potencial cliente ficou indignado por lhe cobrar dinheiro (150€) para desactivar um sistema com 8 unidades interiores,

falou com um ferro velho, ainda "lucrou" 200€ com a sucata e o gaz foi "ao ar".
  8.  # 9

e outro caso aqui mesmo ao pé da minha casa,

um vizinho precisou de fazer umas obras em casa e nas paredes tinha 2 maquinas, o pedreiro cortou os tubos e retirou as maquinas, depois o vizinho andou a tentar arranjar alguém para remontar as maquinas e carregá-las com gaz.

autênticos crimes ambientais.
    • staker
    • 21 fevereiro 2013 editado

# 10

O meu problema é só mesmo os aparelhos que estão nos quartos porque vou ter mesmo que os tirar para meter gesso cartonado na paredes, porque os compressores não me causam transtorno, como estão no telhado não ocupam espaço e deverão lá ficar, até porque aquilo ainda é pesado e os acessos ao telhado são complicados.

Pensei é que poderia haver algum modo de desligar os aparelhos dos quartos sem libertar o gás... digo eu... não percebo nada de aparelhos de ar condicionado.
  9.  # 11

Colocado por: stakerPensei é que poderia haver algum modo de desligar os aparelhos dos quartos sem libertar o gás

esse metodo existe, mas precisa de ser feito por alguém que o saiba usar e se as maquinas ainda funcionarem para o efeito, caso contrario tem que usar-se um equipamento especifico e recolher para um deposito\garrafa.
  10.  # 12

Colocado por: stakerBom dia

Na minha casa tenho 3 aparelhos de ar condicionado, 1 por quarto, estou a planear umas remodelações nos mesmos para o inicio do verão.

Uma das coisas que quero fazer é remover os aparelhos de ar condicionado, isto porque não os utilizo, não gosto de ar condicionado. Inclusive acho que até 2 deles já nem têm gás , nem aquecem nem arrefecem.

Agora, algum conselho para a desmontagem dos mesmos? Devo começar por desligar as tubagens nos compressores certo?
  11.  # 13

Bastante fora de "horas", mas se ainda lá tem os aparelhos exteriores (condensadora) e pretende retirar as tubagens sem danificar o ambiente, tem que recolher o gás para a unidade exterior. Mas para isso seria preciso que o compressor funcionasse, e nesse caso ia lá às válvulas que tem de lado, tirava as tampinhas, e com uma chave sextavada fechava a do tubo mais fino, ligava o aparelho por uns 20 segundos e então fechava a do tubo mais grosso e desligava o aparelho. Assim o gás nocivo fica guardado dentro dessa unidade e podem desligar-se ou cortar os tubos. Mas claro, ao fim de todo este tempo...
  12.  # 14

Colocado por: jorgealves
    entre 75€ e 200€ dependendo das maquinas, da localização das mesmas e do gaz em causa.

Caro Jorge.

É fazível retirar 3 aparelhos de um apartamento e levá-los e instalá-los numa moradia?

Em relação ao apartamento que fica sem os aparelhos, os buracos ficam bem tapados esteticamente e de modo a evitar frio?
  13.  # 15

Colocado por: bruno_bfb
    Caro Jorge.

É fazível retirar 3 aparelhos de um apartamento e levá-los e instalá-los numa moradia?

Em relação ao apartamento que fica sem os aparelhos, os buracos ficam bem tapados esteticamente e de modo a evitar frio?

Sim é
    Concordam com este comentário: jorgealves
  14.  # 16

Colocado por: macacoMas para isso seria preciso que o compressor funcionasse, e nesse caso ia lá às válvulas que tem de lado, tirava as tampinhas, e com uma chave sextavada fechava a do tubo mais fino, ligava o aparelho por uns 20 segundos e então fechava a do tubo mais grosso e desligava o aparelho.
    não é assim pois além de isso somente funcionar em modo arrefecimento precisa que as unidades trabalhem bastante mais tempo que os 20 seg tendo que garantir a recolha completa do fluido e para isso precisa de manometros.
  15.  # 17

Colocado por: bruno_bfbretirar 3 aparelhos de um apartamento e levá-los e instalá-los numa moradia?
    sem duvida que é exequível mas convém analisar se seram os adequados para a moradia e se não compensará mais colocar equipamentos mais eficientes do que esses.

0.0198 seg. NEW