Boas! Alguém me sabe informar quais os passos burocráticos necessários para demolir uma casa sem licença de habitação num bairro clandestino de Camarate? A casa está degradada, não tenho dinheiro para obras, e os vizinhos queixam-se da infestação com ratos e maus cheiros. Foi uma herança que não quis, mas que me veio parar às mãos através dos meus avós. Além da degradação, o valor patrimonial subiu de 2.400€ para 34.000€ e, consequentemente o IMI vai subir bastante.
atenção porque sem essa casa lá no terreno o IMI pode até subir ou seja o terreno pode "assumir" o potencial máximo de construção para efeitos de avaliação. por outro lado o processo de demolição e execução da mesma pode tambem ter um custo significativo a meu ver se não tiver ainda nenhuma ordenação oficial devia limitar-se a limpar e desisnfestar. devia recolher o máximo de informação até ao nivel da camara.
Obrigada Marco1. O bairro é clandestino e no PDM de Loures ainda não está prevista a legalização desse bairro. Acha que mesmo assim o IMI iria subir? Tem ideia dos custos da demolição? Sim, vou ter que ir à Câmara, vivo longe e terei que me deslocar a Lisboa de propósito.
Colocado por: lauripaulosSim, vou ter que ir à Câmara, vivo longe e terei que me deslocar a Lisboa de propósito.
Ligue antes, nem que seja para marcar uma reunião com alguém que saiba do que fala. Como lhe disse antes, pondere oferecer ou ceder gratuitamente o imóvel a uma instituição, segundo sei, até tem benefícios fiscais. Por exemplo, faça uma cedência por 20 ou 30 anos, sem qualquer tipo de responsabilidade da sua parte.
Estas pessoas agradeceram este comentário: lauripaulos