Iniciar sessão ou registar-se
    • lapf
    • 20 fevereiro 2013 editado

# 1

Mudar de Profissão

Tenho uma familiar desempregada que está a pensar mudar da área Financeira para a área de Hotelaria e anda a pedir-me aconselhamento

Como este fórum é frequentado por milhares de pessoas venho pedir a opinião de quem tiver uma história de mudança de vida profissional
    Alguém que estava desempregado(a) mudou para outra profissão? Algo completamente diferente do que fazia anteriormente...
    O que acham de mudar de profissão? e que problemas podem vir com isso?

Gostava de saber as vossas opiniões, mas sobretudo conselhos práticos relacionados com as vossas experiências de vida

Obrigado
    •  
      FD
    • 20 fevereiro 2013

# 2

Colocado por: lapfmudar da área Financeira para a área de Hotelaria

Cada caso é um caso mas, hotelaria? Parece-me um sector com muitos riscos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lapf
  1.  # 3

Colocado por: FD
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lapf

riscos e não só!também esta a ficar sujeita a mega horários e a salários sempre a cortar!
    • bel99
    • 20 fevereiro 2013

# 4

boa tarde
    conheço algumas pessoas que mudaram "ligeiramente" de profissão.
    acho a melhor atitude a ter em caso de desemprego prolongado.
    Colocado por: lapfe que problemas podem vir com isso?

só encontro um inconveniente que é a nível de CV pois deixará de acumular experiência na área financeira para a possuir em hotelaria.
    • bel99
    • 20 fevereiro 2013

# 5

Colocado por: ramos1999também esta a ficar sujeita a mega horários e a salários sempre a cortar!

e isso é pior que o desemprego porque....?
    • lapf
    • 20 fevereiro 2013

# 6

Colocado por: FD
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lapf

Porque diz isso?
    Quais são os riscos que vê na área de Hotelaria?
    Obrigado
  2.  # 7

Fale com o raulschone.
    • lapf
    • 20 fevereiro 2013

# 8

Colocado por: ramos1999
    riscos e não só!também esta a ficar sujeita a mega horários e a salários sempre a cortar!

Qual é o horário típico de um profissional de Hotelaria?
    Quantas horas trabalham?
    Obrigado
  3.  # 9

Qual é o horário típico de um profissional de Hotelaria? - Pode variar consoante a profissão. Pode ser horário "seguido" ou horário "repartido".
    Quantas horas trabalham? - Por lei? 8. Efectivamente? Pode ir desde as 7 às 14, dependendo da época do ano e picos de trabalho.
    Quais são os riscos que vê na área de Hotelaria? Deve ser do sector que têm mais empresas a falir (excluindo a construção). Os ordenados normalmente tem uma componente fixa baixa, porque há as "grojas". Mas as "grojas" cada vez estão a ficar mais pequenas. E o montante é sempre incerto.
    Há riscos para a saúde. Para além de acidentes de trabalho (queimaduras, cortes etc) há o stress inerente de trabalhar directamente com o cliente. Há pessoas que lidam bem com isso, outras não. E os stress em diferentes sectores não são comparáveis.

Eu também trabalho na área financeira. A minha paciência para a hotelaria esgotou-se. :)
    • ze79
    • 20 fevereiro 2013

# 10

mudar de profissão não é uma coisa fácil de se fazer mas visto a pessoa já estar desempregada ,tornasse fácil ,não vejo nenhum inconveniente , eu próprio já o fiz ;-)

Se estou arrependido não , se deveria ter mudado antes sim,mas eu tive um caso contra tinha trabalho mas não me agradavam os horários ,despedi-me e foi a procura de uma nova vida ,

E por cá estou até hoje ;-)))
    • eu
    • 20 fevereiro 2013

# 11

Hotelaria é muito vasto. É para fazer o quê concretamente?
  4.  # 12

olhe eu mudei radicalmente de área, e não me arrependo nada, faço o que nunca imaginei fazer e adoro, era militar e nem um cano apertava, mudei para instalador de solar térmico e climatização, se me perguntar se está a ser fácil, eu digo que não, devido actual situação do pais, 7 cães a um osso, mas serei um dos melhores instaladores do meu distrito daqui a 10 anos:) e adoro o que faço.

se tem ideias boas que acha que vai resultar, mande-se, eu quando comecei todos disseram que não passava do 1 mês e já trabalho há 6, e os outros fecharam.
    acima de tudo apostei em formaçoes e ferramentas para trabalhar.

arrisque colega e não ligue aos que lhe tentam dar ideias negativas
  5.  # 13

Neste momento para mudar aconselho uma profissão: político.
    Concordam com este comentário: branco.valter
  6.  # 14

Colocado por: pc ferreiraNeste momento para mudar aconselho uma profissão: político.

È verdade.... se precisa de uma licenciatura, è sò apresentar experiência profissional numa universidade. Se precisa de emprego, não trabalho, estando filiado num partido do governo arranjam-lhe facilmente tacho...
  7.  # 15

Boas
    Pense bem, assente bem os pés na terra, para não se arrepender para o resto da vida, pois o comércio não é bem o que parece, é por vezes trabalho duro em termos fisicos e psicologicos.
    •  
      FD
    • 21 fevereiro 2013

# 16

Colocado por: lapfPorque diz isso?
    Quais são os riscos que vê na área de Hotelaria?

Por exemplo, sazonalidade, excesso de oferta em alguns sectores, falta de mercado noutros...
    Mas, depende muito de muita coisa. Se for para gerir uma unidade de turismo rural onde o gato perdeu as botas, pode ser má ideia.
    Se for para gerir o Hotel Ritz em Lisboa, vá avante.
    • lapf
    • 21 fevereiro 2013

# 17

Colocado por: euHotelaria é muito vasto. É para fazer o quê concretamente?

A pessoa em questão ainda não tem um posto de trabalho garantido
    quer começar por tirar um curso nesta área
    este
    http://escolas.turismodeportugal.pt/curso/gestao-hoteleira-alojamento

Quais são as profissões na área de Hotelaria que acham mais interessantes?
    Obrigado
    • becas
    • 21 fevereiro 2013

# 18

Ia precisamente comentar que a sua familiar devia começar por investir em formação, fosse ao nível de um CET fosse licenciatura. A instituição onde trabalho tem uma escola superior de hotelaria e turismo e a empregabilidade dos diferentes cursos é muito boa, quer em Portugal quer, como é evidente, no estrangeiro. A maior procura é em áreas "técnicas" como a restauração e o catering, sendo menor em áreas mais "administrativas" - o clássico curso de turismo. A gestão hoteleira também vai tendo procura, embora nem sempre orientada para a gestão propriamente dita.
    Uma pessoa da minha família próxima fez a licenciatura de gestão hoteleira e, com 25 anos, não tem razões de queixa. É verdade que trabalha muito no verão (gere uma quinta de casamentos), mas ganha bastante bem, muito acima de outras áreas profissionais. O namorado tem estado ligado ao catering e também se tem dado muito bem. São um jovem casal para quem o espectro do desemprego e dos ordenados baixos está, felizmente, afastado.
    •  
      FD
    • 21 fevereiro 2013 editado

# 19

Colocado por: lapfA pessoa em questão ainda não tem um posto de trabalho garantido
    quer começar por tirar um curso nesta área

Hmmmm... então não conhece nada de nada, é isso?

Pode ser uma boa ideia ver os classificados de emprego durante uns 3 a 6 meses antes de tomar qualquer decisão.
    Isso dar-lhe-á noção da procura e da oferta.

Deverá também, durante o mesmo período, ler as publicicações especializadas do sector antes de tomar qualquer decisão, por exemplo:
    http://www.turisver.com/
    http://www.publituris.pt/
    http://www.ambitur.pt/site/

Não aconselho, de todo, ir para um sector sem o conhecer minimamente antes e sem ter muito cuidado com promessas vãs de escolas.
    É que a distância entre o que idealizamos e o que é, é muitas vezes enorme...
    Não falo em concreto deste caso, que não conheço, mas de todos, para mim é uma regra universal.
    • becas
    • 21 fevereiro 2013

# 20

Colocado por: FDPode ser uma boa ideia ver os classificados de emprego durante uns 3 a 6 meses antes de tomar qualquer decisão.

Colocado por: FDpromessas vãs de escolas.

Há muitos alunos que são recrutados diretamente nas escolas, através dos gabinetes de estágios e saídas profissinais. Também os estágios (existentes em qualquer bom curso - é essencial verificar isso) são com muita frequência um meio de recrutamento. Estou a falar com conhecimento de causa.
    Como disse antes, se a ideia é ir trabalhar para uma agência de viagens ou gerir um hotel é de esquecer. Mas se estiver disposta a investir em formação técnica e ir atrás das oportunidades, aqui ou no estrangeiro, sem esquisitices de horários ou férias, continuo a afirmar que é ainda uma área a investir. Comparativamente a muitas outras, claro, não se trata de pintar um quadro cor de rosa.
    A sua familiar que se informe muito bem das diferentes escolas, onde estão, como trabalham, que estágios proporcionam,qual o corpo docente, que formação prática possibilitam, etc.

0.0238 seg. NEW