Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite:
    Trabalho como trabalhador independente, usufruindo das instalações (incl. equipamento e serviços da funcionária) de uma empresa duas tardes por semana. Os meus clientes pagam a essa empresa e levam o recibo em nome dessa empresa. Tenho que pagar 750€ por mês para usar essas instalações. Passei por opção em Janeiro para o regime de contabilidade organizada em termos fiscais. Acontece que no final do mês o somatório do dinheiro pago pelos meus clientes pode-me ser pago pela dita empresa de duas formas possíveis. Vou dar dois cenários como exemplo:

Cenário 1: num mês os meus clientes pagam 3000€ a empresa. No final a empresa desconta os 750€ e paga-me o resto. Como tenho que fazer retenção na fonte de 25%, recebo líquidos 1687,5€. Não tenho despesas a apresentar. Retive na fonte 562,5€

Cenário 2: no mês os meus clientes pagam 3000€ a empresa. No final a empresa paga os 3000€ mas como tenho que fazer retenção na fonte de 25%, recebo líquidos 2250€. Depois tenho que pagar à empresa os 750€ de aluguer e esta passa-me o recibo. O rendimento liquido do mês foi de 1500€. Tenho 750 € despesas a apresentar. Fiz também retenção de 750€ na fonte.

Qual é a situação mais vantajosa? Como designar no recibo que a empresa me passa pelos serviços que me presta? O meu TOC e o TOC da empresa ainda não se entenderam...
  2.  # 2

Parece que há mais um problema para o Cenário 2. Tanto a actividade da empresa como a minha actividade estão isentas de IVA. Assim, não é possível fazer um contrato de sublocação porque teria que mexer com o estatuto fiscal da empresa. Não vejo maneira de resolver o problema de arranjar um recibo da empresa para mostrar esta despesa. Vou ter que ficar pelo cenário 1 e arranjar outras despesas....

Haverá outra forma de contornar o problema ?

Alguém me sabe indicar o local onde possa ver a lista das despesas que poderei usar mais e quais os seus limites ?

Obrigado
  3.  # 3