Colocado por: El_58Qual é o problema de estarem no regime de Isenção?
Se a empresa lhe passa o recibo do aluguer de 750 euros o seu cenário 2 é o mais simples de tratar.
Outro aspecto que acho estranho, é você estar a falar tão à vontade no valor de 3.000 euros por mês e isso por si só não dá opção para o regime de isenção de IVA.
Colocado por: El_58joaobarreira, a coisa acaba por não ser tão simples.
O problema é que a empresa onde você é inquilino, impõe-lhe que você seja obrigado a deixar que "lhe façam o favor" de cobrar dos seus clientes e paga-se logo da sua comissão, renda, serviço (chame-lhe o que quiser), sem documentação alguma.
Colocado por: El_58 O que me parece ser mais que certo, é que você emite mesmo as suas facturas de 3.000 euros e só recebe 2.250. Mas paga impostos para os 3.000...
Colocado por: El_58 O seu contabilista é a pessoa ideal para lhe analisar os cenários, uma vez que conhecerá melhor a sua actividade e o que pode ou não considerar despesas. Essa viatura de que fala, é Turismo ou Mercadorias? Sendo Turismo, consegue alegar o uso exclusivo na actividade? As coisas não são tão lineares assim. Por exemplo, um carro de mercadorias, cuja lotação seja superior a 2, para efeitos fiscais, é uma viatura de turismo...
Você até já tem consciência dos 10%. A isso chama-se "tributação autónoma" que pode ser 10 ou 20 %, dependendo do resultado positivo ou negativo.
...