Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Vamos lá aquecer o forum :-)

    O que tenho:
    - vivenda em RC com uma área na casa dos 200m^2 com bom isolamento (paredes duplas com isolamentos)
    - sala/escritório com ~230m^3 (volume) e piso em chão flutuante
    - tetos falso em todas as divisões com isolamento MLV
    - pré-instalação para salamandra (chaminé e tomada elétrica)

    O que pretendo fazer:
    - salamandra para aquecer a sala/escritório (basta abrir buraco no teto falso e instalar :-) ) => "qualquer uma" serve :-) (ter cuidado com o chão flutuante)
    - aproveitar a salamandra (através de meios elétricos-ventoinha) para enviar ar quente para várias divisões através do sotão por condutas (qualquer salamandra fará isto ou será necessário algum tipo em especial?) - portanto será necessário furar a placa nas várias divisões para passar a tubagem....
    - eventualmente aproveitar a salamandra para aquecer a água do termosifão - os tubos de água fria/quente passariam junto ao tubo de exaustão para o sotão e depois até ao painel solar (usar depósito de inercia (!) à parte antes do termosifão? Como controlar a temperatura da água no reservatório do termosifão para não ficar extremamente quente e dar cabo do mesmo?)

    O que pretendo com esta discussão:
    - obter referências de instaladores que façam isto por chave na mão na zona da grande Lisboa (concelho de Mafra)
    - obter referências de salamandras para o efeito (com e sem aquecimento de água) a lenha e pellets
    - se é uma boa opção :-) (económica e funcional)

    Salamandra por pellets é mais prática mas... não creio não ser tão económica... por isso estou mais inclinado para lenha (tenho espaço para armazenamento).

    Obrigado.
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2013

     # 2

    Colocado por: mafgod- se é uma boa opção :-) (económica e funcional)

    Alguém que conheço esteve para ir avante com isto mas, depois não se concretizou.
    No entanto, viram em funcionamento e ficaram convencidos.

    Vale o que vale mas, não queria deixar a discussão orfã. :)
  2.  # 3

    :-)

    O que tenho visto em sites online, as salamandras especificas para este fim são.... um pouco para o caro.... (acima de 3500€ as de lenha...)....
    Esperava encontrar salamandras a lenha com esta funcionalidade mais baratitas, na casa dos 1000€....
    Será que há? :-)
  3.  # 4

    Parece que ninguém opina :-(
  4.  # 5

    se instalar o ar condicionado já não tem esse problema,

    e a lenha no vale da Guarda ainda é cara.
  5.  # 6

    Colocado por: jorgealvesse instalar o ar condicionado já não tem esse problema,
    eheheheh ainda não está totalmente posto de lado.... ;-)
    Mas.... para além do aspecto das máquinas interiores não me agradarem (é sempre um "mamarracho" ali pendurado na parede)... os consumos também não abonam a seu favor.....
    Colocado por: jorgealvese a lenha no vale da Guarda ainda é cara.
    heheheeh :-) pois é.... sempre posso ir ao mato buscar uns eucaliptos LOL

    Estou é a ver que.... salamandra pellets (ainda não vi nenhuma a lenha) com ventilação por condutas + instalação condutas para os quartos é solução mais cara do que AC (já tenho pré) .... :-(
  6.  # 7

    sempre posso ir ao mato buscar uns eucaliptos

    e o dono não se vai chatear??? ou acha que corre mais depressa que os zagalotes com uns troncos ás costas?(ironic)

    os consumos também não abonam a seu favor

    se calhar não, se tivesse lenha de borla ou perto disso nem se discutia, agora ter que comprar lenha a 130€-150€\tonelada (era o preço médio este ano) e num mínimo de 1 tonelada de cada vez e depois ter que a guardar, colocar todos os dias na salamandra, limpar 2 vezes por mês no mínimo,

    a outra alternativa não fica muito mais cara a nível de consumo e é só dar ao botão,

    soluções milagrosas não existem, todas consomem alguma coisa, umas mais do que outras.

    para além do aspecto das máquinas interiores não me agradarem (é sempre um "mamarracho" ali pendurado na parede)

    com maquinas murais não á volta a dar, ficam lindas de morrer!!!! mas na casa dos outros e VENDIDAS por mim,

    as minhas também ficam fantásticas na parede, mas tem que ser se quero quentinho e não pagar a fortuna que paguei com o aquecimento central.
  7.  # 8

    Colocado por: jorgealvese o dono não se vai chatear??? ou acha que corre mais depressa que os zagalotes com uns troncos ás costas?(ironic)
    LOL
    Na volta ainda agradeciam por limpar o pinhal lol
    E este ano que passou andaram por lá a cortar ... por isso... é só lá ir e buscar os restos lol

    Colocado por: jorgealvesse calhar não, se tivesse lenha de borla ou perto disso nem se discutia, agora ter que comprar lenha a 130€-150€\tonelada (era o preço médio este ano) e num mínimo de 1 tonelada de cada vez e depois ter que a guardar, colocar todos os dias na salamandra, limpar 2 vezes por mês no mínimo,
    Sei... isso tb não abona em muito a salamandra...

    Colocado por: jorgealvescom maquinas murais não á volta a dar, ficam lindas de morrer!!!! mas na casa dos outros e VENDIDAS por mim,

    as minhas também ficam fantásticas na parede, mas tem que ser se quero quentinho e não pagar a fortuna que paguei com o aquecimento central.
    Pois.... :-)
    As maq. exteriores ainda consegui arranjar um sitio meio escondido ... agora as interiores..... :-(
 
0.0144 seg. NEW