Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estamos a pensar em fazer obras num apartamento T3, situado em prédio com 28 anos. A rede eléctrica da casa nunca foi mudada, há excepção da parte da cozinha que sofreu obras.
    Queríamos tentar poupar em algumas coisas visto que vamos mudar em muito a casa, mas não temos bem a certeza se é ou não necessário mudar a parte eléctrica, sem ser pelo facto de querermos mais umas tomadas aqui e ali e passagem de cabos de televisão e internet. Como vamos mudar o chão todo pensámos que talvez pudéssemos meter por baixo. Mas ficará bem feito? A rede eléctrica velha poderá ter sofrido desgaste?
    Qual a vossa opinião?

    Gratos pela atenção ;)
  2.  # 2

    Com 28 anos , ainda tem obrigação de estar em bom estado, veja bem é mais as fichas e tomadas , essas já podem estar em mau estado. Verifique a qualidade da terra.
  3.  # 3

    Peça a um eletricista para verificar a instalação, possivelmente nem ligação terra terá....

    Verifica a espessura dos fios e distribuição. Já que vai fazer obras, penso que não será esse trabalho que vai fazer mossa....
  4.  # 4

    Com 30 anos e sem terra???
    Nessa altura já era normal ter!
    Já a da minha mãe com 70 não tinha...

    Colocado por: AlexMontenegroPeça a um eletricista para verificar a instalação, possivelmente nem ligação terra terá....

    Verifica a espessura dos fios e distribuição. Já que vai fazer obras, penso que não será esse trabalho que vai fazer mossa....
  5.  # 5

    Com 30 anos e sem terra???

    sim, de relembrar que até 1990 não era obrigatório os circuitos de tomadas com terra, sem ser nas cozinhas e para maquinas.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  6.  # 6

    Aproveitar as obras para renovar a instalação eléctrica. Comece por fazer um levantamento dos circuitos existentes e fazer um estudos dos consumidores existentes e necessidades futuras. Fazer uma distribuição equilibrada dos circuitos para tomadas e para iluminação, renovando o quadro de proteção, prevendo um disjuntor para cada circuito, assim como um interruptor diferencial de 30 ma. Terra em todos os circuitos a qual deve ser ligada à terra geral do edifício e não à canalização. Circuitos de tomadas com condutores, incluindo condutor terra com 2,5 mm2 no mínimo. Circuitos de iluminação com condutores, incluindo condutor terra com 1,5 mm2 no mínimo. Isto são algumas dicas a considerar agora porque provavelmente não foram consideradas à 30 anos.
    Aproveite para substituir toda a instalação de águas e esgoto por novas.
    Concordam com este comentário: ramalhal, LVM
  7.  # 7

    boa noite!
    recomendo sempre que veja os circuitos bem vistos, todos eles com proteção!
    também aumentar o numero de tomadas conforme necessidades, e circuitos divididos
    por vários disjuntores
  8.  # 8

    Boas
    Não se esqueça que se necessitar de aumento de potência, a instalação terá de cumprir as RTIEBT, senão nada feito.
    Por exemplo alimentação elétrica de fogão a condutores de 4mm2, tem? com certeza não.
    Proteção diferencial de 30mA para wc? com certeza não.
    Etc. etc,
    Ao querer poupar, pode estar-se a enganar a si próprio, se fizer um seguro da casa, e não tiver certificação da instalação elétrica, gás, vai ver quanro vai pagar a mais.
 
0.0147 seg. NEW