Alguem tem experiencia de ter paredes interiores em pladur numa casa nova? funciona bem? tem vantagens? E fachada ventilada? é possivel aplicar só numa parede do alçado?
Pode colocar o pladur onde quiser. [pub]Se precisa de alguem para a montagem pode contactar -nos em obraslow.yahoo.com ou em www.obraslisboa.webnode.pt[/pub]
Pladur a aplicação é mais fácil e mais rápida, sai mais barato do que levantar alvenaria, rebocar, pintar. Aplicar pladur hidrófugo se for em zonas de humidades, fica entre os 22 e os 26€ m2 de parede com estrutura por dentro. é conveniente aplicar lã de rocha no interior. fachada ventilada saí caro mas depende do seu orçamento.
Pladur em alternativa à solução tradicional - reboco+estuque é uma excelente solução. Poderá optar por uma solução integral de pladur (estrutura metálica com dupla folha d epladur) ou uma solução de parede de alvenaria de tijolo "revestida a pladur".
Uma coisa importante, se fizer as paredes interiores em Pladur, ou antes, Gesso cartonado / laminado, e quando se trata de uma casa nova, umas das coisas que deve exigir é que independentemente da marca que utilizar, utilize sempre a gama toda da marca, isto é, não misture os perfis com as placas com as buchas com as fitas com as colas etc etc... Use sempre o sistema integral da marca, seja ela qual for, e peça sempre a garantia, porque se a obra foi feita com materiais só da marca caso aconteça alguma coisa sabe onde se dirigir, e o instalador também tem de ser certificado pela marca.
Os preços poderão variar, mas por aquilo que sei, o m2 da parede, com a estrutura + 2 placas de gesso + lã + massas e isso tudo, andar por volta dos 30€, 35€/m2, depois dependendo do que utilizar poderá crescer este valor, 22€/m2 deve ser para aplicar apenas 1 placa, ou então não é o sistema completo.
Estas pessoas agradeceram este comentário: nokitas
nokitas não pode comparar as duas soluções, já que lhe irão dar preços bastante diferentes.
Normalmente as paredes interiores em alvenaria são com tijolo de 11 ou tijolo de 9.
O preço da Preceram para Tijolo Normal de 11 é de 2,10€/m2 já com IVA e transporte para a minha zona (Coimbra); O preço da Preceram para Tijolo Normal de 9 é de 2,00€/m2 já com IVA e transporte para a minha zona (Coimbra); A estes valores falta acrescentar os rebocos (se for uma parede divisória é nas duas faces) + estanho para ficar liso caso assim o deseje + pintura + mão-de-obra, não sei onde foi mas acho que li que estes "passos" todos ficaria entre 12,5€ a 15€/m2. Isto dá um total de 17€/m2 a 18€/m2, depende também da tinta etc etc, mas este é o valor "referência" que eu "achei" com as pesquisas por aqui pelo fórum.
Uma parede em Gesso cartonado/laminado fica mais caro, mas não se consegue comparar as duas soluções, porque, se falar nas questões acústicas da parede e até mesmo nas questões térmicas da parede, uma parede em gesso cartonado/laminado tem um desempenho muito superior à de alvenaria, já que no seu interior leva lã mineral para isolamento acústica contudo também tem propriedades para isolamento térmico...
Uma parede de gesso cartonado / laminado com duas placas de gesso laminado de 13 mm + 48/70 mm de isolamento de lã mineral + duas placas novamente de gesso laminado de 13 ronda os 35€/m2. Contudo aqui estamos a falar de um isolamento acústico da ordem dos 50dB e 52dB... Coisa que para se atingir na alvenaria..... a solução tinha uma grossura que parecia uma parede exterior...
É tudo uma questão de colocar os prós e contras tanto num lado como no outro, e depois comparar as situações.
Estas pessoas agradeceram este comentário: nokitas
Sendo assim, e ficando mais barato parede em tijolo, provavelmente ficaremos por essa opção. A nossa moradia será +- isolada e penso que o isolamento acustico não será uma preocupação... obrigada pelas informaçoes.
Sim a parede em tijolo poderia ficar mais barato, mas o isolamento acústico é pouco... ou muito pouco... O isolamento térmico nada tem a ver com o isolamento acústico das paredes divisórias...
De noite, quando o barulho exterior é menor, uma televisão acesa num volume mais elevado poderá ser "ouvida" na divisão logo a seguir e quem sabe noutras divisões ainda... Isto no caso da parede de tijolo...
Atenção eu não sou nenhum vendedor de gesso cartonado... Eu estou também a tirar conclusões e a pesquisar sobre estas situações :)
Colocado por: LeomE um pontapé de uma criança no pladur :)
Os meus miudos andam a testar, e até agora tudo ok :) Até boladas na parede já mandaram, aquilo aguenta a pancada. O pior deve ser com objectos com cantos mais vincados... sobre isso ainda não me posso pronunciar, mas com o tempo devo ter novidades :) ahahahha
Se porventura alguém receia usar gesso cartonado devido á falta de resistência aos choques, impactos poderá sempre utilizar as placas Placo impact(Placo BPB) - Sensivelmente 4x mais resistentes aos choques, quando comparada com placas standard. - Com o revolucionário sistema Activ´air, reduzindo partículas nocivas e favorecendo a circulação de ar interior. -Para além disso a nível acústico, o ruído é dividido por dois quando comparado com placas standard. Relativamente á fragilidade dos cantos, podem ser minimizados através do uso reforços de ângulos em detrimento da comum banda armada.