Iniciar sessão ou registar-se
    • ireneh
    • 25 fevereiro 2013 editado

# 1

Ola meus amigos.
    Recentemente comprámos uma casa. Apesar de serem tempos difíceis encontrámos uma oportunidade à qual não conseguimos dizer que não.
    Comprámos uma moradia de tamanho decente em que gostamos de quase tudo, excepto um pormenor... a sala.
    Podem ver abaixo uma foto da sala em questão

As portas duplas são para fechar com pladur e colocar papel de parede, já que existe outra entrada para a cozinha e a parede vai dar muito jeito. agora o problema será mesmo a lareira. Pode ser bonita, para quem gosta, infelizmente nao tem nada a ver connosco.
    Já me falaram em deitar abaixo, em endireitá-la com pladur em deixá-la como está (não gosto desta opção)
    Deitar abaixo, tenho receio que fique um trabalho de caca, já que pode focar a notar-se o reboco e o tecto tem cimalha.o lareira foi feita de raiz com a casa. teria de se por chão novo e tudo.
    Pladur - tenho receio que a pedra seja muito grande para isso e ainda nao consegui encontrar nenhum exemplo para me orientar.
    Preciso de ajuda e de conselhos.
    Já alguém passou pelo mesmo?
    alguém tem fotos de situações parecidas?
    Podem ajudar-me?
      2_sala1.jpg
  1.  # 2

quer ficar na mesma com uma lareira ou vai por um recuperador??
  2.  # 3

Boa tarde Marco

Vou ficar com a lareira.
  3.  # 4

se é para ficar com lareira aberta, na minha opinião devia apenas endireitar a parte de cima com "pladur" ( talvez pintado de uma cor escura), pois quer a pedra quer o tijolo por dentro são apropriados para tal e não convem mexer muito.
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2013

# 5

Não dará para cortar a pedra no local?
  4.  # 6

Boa tarde FD

Tambem ja pensei nisso. Cortar e endireitar a pedra no local para poder fazer a caixa em pladur.
    para mim seria a solução mais agradavel à vista. Ficava a lareira mais estreita, e nao tão saliente.
  5.  # 7

Tambem me questiono se será possivel cortar e polir pedra da lareira no local.
    Aí tambem ja ajudaria e so se revestia a parte superior com pladur.
  6.  # 8

Colocado por: irenehTambem me questiono se será possivel cortar e polir pedra da lareira no local.
    Aí tambem ja ajudaria e so se revestia a parte superior com pladur.

eu ia por ai e até que ficava uma coisa original de com um toque diferent.
    há decorações ultra "modernas" e minimalistas que incorporam um elemento clássico e ficam mesmo bem.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  7.  # 9

põe mesmo de parte a hipótese do recuperador???
    acho que só lhe trazia vantagens, aquece mais com a mesma lenha, não deita fumo fora
    • kote
    • 26 fevereiro 2013

# 10

Pense na hipotese de um recuperador. Alem de ser muito mais eficiente, a larteira vai trazer-lhe fumo, cheiro a fumo na casa. É possivel meter um recuperador numa lareira dessas pois já o fiz na casa dos meus pais. Depois com pladur faça um paralelipipedo à volta e decore com pedra, madeira, por exº
    Concordam com este comentário: fsilva106
  8.  # 11

Entao ja tive a falar com um senhor que trata de pedras. Ele diz que cortar a pedra no local esta fora de questao, não ia sair nada d jeito.
    Quanto ao recuperador de calor, se der para colocar dentro da lareira tudo bem, agora se tiver de deitar a lareira abaixo nao me dava muito jeito.

Encontri um site de uma empresa em leiria onde podem fazer isso
    http://www.salar-lareiras.pt/obras-lareiras-operacoes-antes-depois.html

Agora toca a pedir orçamento para ver como fica em termos de valor

Despois com o pladur o resultado final seria mais ou menos este...
      31053958.jpg
  9.  # 12

Ou assim...
      28lareiras-26.jpg
    • dato
    • 27 fevereiro 2013

# 13

ireneh, já tive uma lareira aberta e para aquecer alguma coisa tem q queimar mt lenha..
    já pensou num recuperador? de preferência ventilado?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  10.  # 14

Ola Dato.

recuperador de calor so se for para colocar dentro da lareira.
    nao sei ate que ponto fica um trabalho bem feito!!!
    • dato
    • 27 fevereiro 2013

# 15

Colocado por: irenehOla Dato.

recuperador de calor so se for para colocar dentro da lareira.
    nao sei ate que ponto fica um trabalho bem feito!!!

sim, fica dentro da lareira e acredite q o rendimento é mt, mt superior

em relação ao trabalho bem feito td depende do instalador
  11.  # 16

eu fiz isso meti um recuperador na lareira existente, mas atenção por muito cuidado que se tenha as pedras e paredes á volta vão sempre ganhar alguma fuligem, pelo menos com o meu é assim.
  12.  # 17

Vou falar com algumas empresas para orçamentar recuperador de calor dentro da lareira.

Alguem tem contactos de empresas desse genero?
  13.  # 18

Em que zona?
  14.  # 19

se não gosta da lareira acho que a melhor solução é mesmo deita-la toda a baixo,
    e criava uma coisa deste género

vai ter de gastar uns trocos agora no recuperador mas a longo prazo vai-lhe compensar no custo da lenha

misturar lareira com recuperador acho que não dá bom resultado, ou faz uma coisa ou faz outra
    e que fique bem feito de uma vez só, porque se se arrepende depois ja tem a casa mobilada e andar com obras dá mais trabalho
  15.  # 20

Zona de Leiria

0.0211 seg. NEW