Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    ora precisava que alguém me ajudasse.
    isto de estar em casa um mês, temos que inventar para passar o tempo, e eu resolvi fazer umas remodelações em casa.

    uma das coisas era trocar interruptores e tomadas, ora tudo tava a correr bem, até apanhar dois interruptores que estão ligados em paralelo, ou seja, permite apagar num e acender no outro.

    Como saquei os cabos a papo seco fiquei à toa e não sei onde e como fazer.

    ora os meus interruptores são assim:



    num deles tenho dois cabos pretos e um castanho

    alguem me sabe dizer onde e como é que os tenho que ligar para funcionarem como deve de ser ? :s

    Obrigado e Cumprimentos
  2.  # 2

    O castanho no L (linha) e os pretos no 1 e 2.

    Isso chama-se comutador de escada.
  3.  # 3

    Falta saber se aquilo é um comutador de escada,
    os interruptores normais também essas entradas, só não servem de nada.
  4.  # 4

    Pela imagem é um comutador de escada, o que acontece en varias marcas é que não fabricam interruptores simples, só fabricam comutadores.

    o esquema de ligação é o que eu disse, até pode ser outro se o eletricista que lá andou meteu as patas, mas isso são suposições nada fundamentadas que só vão servir para confundir mais o Npimenta.

    Ligue lá isso como eu lhe disse e depois conte como correu.
    Concordam com este comentário: silvasoft
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliveirafabio
  5.  # 5

    Obrigado pelas respostas,
    sim é um comutador de escada (pelo menos é o que diz na embalagem)
    vou ligar e depois informo como correu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Blackbass
    • Mac
    • 25 fevereiro 2013

     # 6

    Como funciona o comutador de escada
      comutador de escada.jpg
  6.  # 7

    Colocado por: ultrahipermegaO castanho no L (linha) e os pretos no 1 e 2.

    Isso chama-se comutador de escada

    e se forem só pretos (imagine que o gajo era racista), como é que faz?

    é assim independentemente das cores, num dos comutadores liga o fio que vai para a lampada no L e os outros dois nos respectivos 1 e 2 (indiferente de qual é primeiro) no outro comutador liga o fio de fase ou corrente (supostamente aquele que acende quando encosta um busca-polos) no L e os outros dois nos respectivos 1 e 2 que vão para o outro comutador,

    e voilá, fez-se luz.
  7.  # 8

    Amanha já vou ver se me desenrasco depois deixo o feedback, ou peço mais ajuda.
    é que não faço ideia de que cabo é o que, qual a lampada, qual a fase.
    abocado quando liguei i primeiro (ainda com o outro antigo), consegui que no novo apagava e acendia, e no outro tambem apagava e acendia, mas tinha que estar desligada, se tivesse acesa não fazia nada
  8.  # 9

    Colocado por: ultrahipermegaPela imagem é um comutador de escada, o que acontece en varias marcas é que não fabricam interruptores simples, só fabricam comutadores.

    o esquema de ligação é o que eu disse, até pode ser outro se o eletricista que lá andou meteu as patas, mas isso são suposições nada fundamentadas que só vão servir para confundir mais o Npimenta.

    Ligue lá isso como eu lhe disse e depois conte como correu.

    OK, por acaso a mim aconteceu o contrario precisei de um comutador duplo
    e não foi fácil, e bem mais caro.
  9.  # 10

    Bem...
    já liguei o comutador de escada, num lado tinha castanho e dois pretos liguei o castanho no L e os outros no 1 e 2, no outro lado tinha 3 pretos, tive que ver qual o que tinha corrente, liguei no l e os outros no 1 e 2, tudo a funcionar Obrigado.

    agora vem outra questão, num interruptor duplo, para acender duas luzes, tenho 3 pretos, um de corrente, e os outros para cada lampada.
    Só consigo por uma lampada a funcionar, onde é que tenho que colocar os cabos?
    as ligações são estas em duplicado

  10.  # 11

    a corrente seria no l e os outros dois no 1 e 2, mas o que me parece é que esse interruptor duplo está a fazer corte ao neutro....
  11.  # 12

    pelos vistso vou ter que arranjar um bocado de fio para fazer a passagem da corrente do L da esquerda para o L da direita não?
    já que só tenho um de corrente e tenho sitio para por dois
  12.  # 13

    nada disso, aqueles dois fazem ligação directa
  13.  # 14

    coloque aí uma foto do outro lado desse interruptor duplo.
  14.  # 15

    Não tenho aqui nenhuma foto a mão, mas o que está na foto vezes dois, tem essas ligações no lado esquerdo e no lado direito

    cump.
  15.  # 16

    haaaaaaaaaaaaa
    então tem de fazer um chunt.
  16.  # 17

    isso é ligar um fio de um lado dos vermelhos ao outro, para alimentar o outro interruptor certo?

    cump.
  17.  # 18

    liga do vermelho ao outro vermelho
    mas meta aí uma foto que é para não estar a dizer asneiras, por vezes os fabricantes são macacos.
  18.  # 19

    Está resolvido, como foi dito, foi só ligar de um dos vermelhos ao outro, e tudo OK.

    Obrigado a todos pela ajuda.

    Cump.
 
0.0211 seg. NEW