Iniciar sessão ou registar-se
    • silbas
    • 26 fevereiro 2013 editado

     # 1

    Boas

    Vivia numa vivenda e mudei recentemente para um apartamento. Devo referir que uma das razões que me levou a mudar foi entre muitas a SEGURANÇA era uma delas (isto apesar de ter alarme,calmaras etc).

    Estou a morar á 1 mês no apartamento e sou logo confrontado com duas reuniões de condóminos

    a primeira para desistir da empresa que efectuava a gestão do prédio e
    a segunda para o vizinho do R/C (mesmo por baixo de mim (moro no 1 andar)) obter autorizações para poder fechar o terraço com alumínio e poli-carbonato transparente.

    Bem alem da questão estética do prédio a questão segurança é a que mais me preocupa pois o telheiro vai ficar encostado a parede junto á janela de 2 quartos que inclusivamente tem uma pequena "falsa" varanda.

    O prédio tem 9 fracções e só eu me estou a insurguir com esta obra.

    E torna-se uma situação chata pois chego á 1 mês ao apartamento e já sou um "terrorista".

    A lei defende-me em que aspectos ?? Se permitir a obra se tiver um assalto proveniente desse telheiro que responsabilidades ????

    Agradeço vossos comentários

    Silbas
    • Nia_
    • 26 fevereiro 2013

     # 2

    Parece-me a mim que está cheio de medo dos ladrões homem!!
    Já foi assaltado alguma vez foi isso, porque tantos receios em relação à segurança?!
    Mais depressa será o seu vizinho assaltado, uma vez que lhe podem (segundo percebi) entrar terraço a dentro facilmente!
    Se a unica razão pelo qual se opõe ao fecho do telheiro é essa...
  1.  # 3

    Vou te ajudar com um argumento, quando chove este material faz um barulho enorme.
    Pergunte se os condóminos aceitam assinar um documento que em caso de os decibéis ultrapassarem a um valor x eles ficam responsáveis pelos custos para colmatar esta situação.
  2.  # 4

    Passar de uma moradia para um apartamento? Muito sinceramente não compreendo. Estas e outras situações vão ser o seu dia-a-dia de agora para diante.
  3.  # 5

    O "português" é um ser fantástico.

    Compra um apartamento com terraço (ou varanda), paga a casa como tendo um terraço, paga os impostos como tendo um terraço, e daí a nada está logo a fazer planos para ampliar a casa de forma ilegal.


    Nessas coisas sou bem inflexível. Se quer ampliar a casa, faça-o de modo legal e submeta um projecto à CM respectiva.
    Pague as respectivas taxas, o acréscimo de IMI e aumente a permilagem pagando o respectivo aumento nas comparticipações.

    Mas não, o "português" compra a casa, faz as obras e quer todos os benefícios sem as consequências.

    Já fiz alguns relatórios / pareceres técnicos envolvendo "fecho de terraços".
    Já vi casas de banho de ampliações a descarregar nos pluviais, furarem o isolamento com as obras de ampliação e haver problemas de infiltrações para quem está em baixo - geralmente garagens - ou mesmo assaltos ao vizinho de cima, usando o telhado do anexo como plataforma.
    E nem falo dos eventuais obstáculos à luz solar para os outros apartamentos na mesma cota.

    Já sei que irei ter um mar de criticas com este post, mas não tenho dúvidas que as expectativas de quem compra um apartamento no piso imediatamente superior ao do terraço ficam feridas se algo lá for construído, ainda para mais de forma ilegal.


    Quanto ao seu caso, digo-lhe directamente que se pretender valer os seus direitos isso irá ficar ter consequências. O vizinho (e/ou mesmo os outros vizinhos) nunca mais irão olhar para si da mesma maneira, poderão até haver retaliações e um mau estar praticamente insuportável.
    Só você pode aferir se o prejuízo que para si advém da construção do anexo será menor ou maior que o que poderá advir de criar obstáculos à sua construção.
    Concordam com este comentário: marco1
  4.  # 6

    Silver wolf excelente observacoes. Seria a minha resposta. As consequencias paciencia. Relativamente a. ter medo..... Nao vivo sozinho e se puder evitar .... Evito. A melhor defesa e sempre o ataque. Obrigado
  5.  # 7

    Tem que ser pedido projecto à Camara que (sem cunha) poderá mesmo não aprovar ou então a pessoa desiste porque o custo do prejecto e licenças assusta qualquer um.

    Alem disso decerto vão furar o chão para fixar as paredes... e já sabemos o que acontece quando se furam terraços (mesmo que utilizem a melhor tecnica do mundo desenvolvida pela Nasa) a medio-longo prazo... Infilrações que serão pagas pelo seguro ou na melhor das hipoteses pelos condominos porque os seguros não andam a dormir.
  6.  # 8

    Eu nunca aceitaria uma coisa destas. É ilegal, provoca muitos ruídos com a chuva, deve ter um péssimo aspecto, tem problemas de segurança (para mim o menos importante).

    Só pode ser ser entregue o projecto na câmara após a aprovação de todos os condóminos.

    No limite aceitaria nas seguintes condições: Tem que ter a aprovação da Câmara, tem que garantir que não vai provocar ruídos com a chuva, tem que ser alterada a Propriedade Horizontal.
  7.  # 9

    Obrigada
    Não vou aceitar de maneira nenhuma
    Hoje para ficar bem acabava por mais tarde me arrepender
    Quem está mal não sou eu garantidamente . Se pertender efectuar a obra que peça as autorizaçõe e efectue as legalizações normais para essa situação

    Abraço
    E obrigada pela vossa colaboração

    Nota : Mudar de uma vivenda para um apartamento e ganhar qualidade de vida, ter mais tempo para a familia e ter mais dinheiro no bolso para gozar o dia a dia :)
    •  
      FD
    • 27 fevereiro 2013

     # 10

    Colocado por: silbasNota : Mudar de uma vivenda para um apartamento e ganhar qualidade de vida, ter mais tempo para a familia e ter mais dinheiro no bolso para gozar o dia a dia :)

    Posso-lhe pedir um favor? Desenvolva o que o levou a tomar essa decisão aqui: https://forumdacasa.com/discussion/19468/de-moradia-para-apartamento-upgrade-ou-downgrade/
    Obrigado. :)
    • Nia_
    • 27 fevereiro 2013

     # 11

    Colocado por: FD
    Posso-lhe pedir um favor? Desenvolva o que o levou a tomar essa decisão aqui:https://forumdacasa.com/discussion/19468/de-moradia-para-apartamento-upgrade-ou-downgrade/
    Obrigado. :)


    Também gostava de "ver" desenvolvidas as razões...
  8.  # 12

    Porque tanta curiosidade ???????????????
    • Nia_
    • 27 fevereiro 2013

     # 13

    Porque normalmente é o contrário! Toda a gente sonha com a dita "vivenda"!! O que até nem é o meu caso!
    Mas entretanto já saciei a minha curiosidade no tópico que o FB colocou atras, obrigado! :P
  9.  # 14

    Lol tanta curiosidade? porque isso ai é a montes essa situaçao; no predio do meu pai..apos ele ter faleçido alguns herdeiros venderam a sua parte e imediatamente os novos propietarios cobriram todas as marquises e balcoes sem pedirem nenhuma licença a CM, como nao existia Condominio fizeram tudo a vara largamas agora como reclamei e exijo a constituiçao de um Condominio , agora é que vao ser elas
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
    • Nia_
    • 27 fevereiro 2013

     # 15

    de jesus mendes, acho que está p ai com uma confusão qqr!!
    A curiosidade era em relação ao ter mudado de moradia para apartamento!!
  10.  # 16

    AH ok desculpe nao tinha bem visto esse subjetivo lol
  11.  # 17

    Tenho alguns amigos que depois de eu contruir a casa compraram moradias e eu ate os avsei das despesas e trabalho que da ter uma moradia. Hoje dao.me razao e entendem na pele e na carteira . Querem vender e eh complicado. Mas todos nos temos direito a concretizar os nossos sonhos e esta altura nao sendo a melhor para vender sera sem duvida a melhor para comprar. Aconselho o seguinte ....geminadas e em banda o melhor eh ficar num apartamento... Porque? Vizinhos barulhos caes despesas manutencao. Para comprar isolada ai sim isso eh mudar radicalmente so que temos o versus Agua 100 eur electicidadr 100 euro saneamento ... Imi e agora o melhor desvalorizacao do bem. Por isso eu ja tive o meu sonho e resolvi passar a minha velhice descansado num apartamento a viajar e ter problmas com vizinhos. Lolololol. So uma coisa se vou ter saudades do meu jardim dos meus mergulhos e dos churrascos. CLARO QUE SIM mas custos vs beneficios acredite que nao compensa
    abracos
 
0.0169 seg. NEW