Colocado por: euEis uma frase polémica...
Colocado por: danobrega
Depende como interpretar a frase. O objectivo do mercado liberalizado, ou melhor, de haver concorrência no mercado, é obter os preços mais baixos possíveis. Preços baixos e preços diferentes são duas coisas distintas.
Num mercado onde não há distinção na qualidade do produto nem na qualidade do serviço, como é o das "gasolineiras", não estou a ver como é que os preços poderiam ser muito diferentes.
Colocado por: santiago40Faz sentido, mas acabei de perceber que com a electricidade vai ser exactamente igual... certo?
Colocado por: danobregaNum mercado onde não há distinção na qualidade do produto nem na qualidade do serviço, como é o das "gasolineiras", não estou a ver como é que os preços poderiam ser muito diferentes.
Colocado por: dfserraA Deco indica que vai rever o contrato do vencedor, e que não poderá haver cláusulas de fidelização.
Colocado por: eugedson31Sendo isto grátis e sem termos nada a perder e apenas a ganhar, onde está a verdadeira crise?
Colocado por: pedromdf
Mas pelo que parece não é grátis, a DECO já disse que vai cobrar uma taxa por cada contrato. E comprar seja o que for sem saber quanto vai custar, nem parece de uma associação de protecção de consumidores.
Colocado por: pedromdfAlguém se lembra de alguma coisa que neste país tenha sido exposta à concorrência e daí tenha vindo algum benefício para o cliente/consumidor?
Colocado por: eu
Por acaso, há um bom exemplo: telecomunicações.
É pena que não seja assim em todas as áreas da economia...
Colocado por: pedromdfPois mas aí o negócio é mais pernicioso ainda, não são os consumos, são os aparelhos.
Colocado por: danobrega
O mercado das telecomunicações tem uma característica muito relevante que o mercado da energia não tem: Avanço tecnológico todos os anos.
A energia é um problema. Temos cada vez mais consumidores a nível mundial e a torneira a dar sinais de não conseguir aumentar o caudal. Não se adivinham avanços tecnológicos significativos nesta área, nem descobertas significativas de novas fontes de energia. O preço só poderá subir.
Independentemente disso, vamos ver o que dá esta manobra.
Colocado por: dato
olha q agora com os preços da energia a subir, vejo toda a gente a poupar...e mt!!
antigamente qd iamos comprar um "electrodoméstico" procurávamos sempre o mais potente, hoje só procuramos o classe a++++
as casas hoje devem necessitar de metade da enrgia para aquecer q há 20 anos...e penso q nesta altura a população n vá crescer mt..lol