Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Eu já entrei no leilão...mas em Portugal tudo o que é liberalizado é sempre para pior...pois os "comilões" são sempre os mesmos...olhem os combustiveis...o problema é que é sempre a roubar...
  2.  # 42

Colocado por: euEis uma frase polémica...

Depende como interpretar a frase. O objectivo do mercado liberalizado, ou melhor, de haver concorrência no mercado, é obter os preços mais baixos possíveis. Preços baixos e preços diferentes são duas coisas distintas.

Num mercado onde não há distinção na qualidade do produto nem na qualidade do serviço, como é o das "gasolineiras", não estou a ver como é que os preços poderiam ser muito diferentes.
  3.  # 43

Colocado por: danobrega

Depende como interpretar a frase. O objectivo do mercado liberalizado, ou melhor, de haver concorrência no mercado, é obter os preços mais baixos possíveis. Preços baixos e preços diferentes são duas coisas distintas.

Num mercado onde não há distinção na qualidade do produto nem na qualidade do serviço, como é o das "gasolineiras", não estou a ver como é que os preços poderiam ser muito diferentes.

Faz sentido, mas acabei de perceber que com a electricidade vai ser exactamente igual... certo?
  4.  # 44

Colocado por: santiago40Faz sentido, mas acabei de perceber que com a electricidade vai ser exactamente igual... certo?

Eu diria que não, deve ser tentador agarrar umas centenas de milhares de clientes baixando um bocado o preço. É muito dinheiro... suspeito é que os contratos sejam com fidelização durante um ou dois anos. Estou curioso por ver o resultado...
    • eu
    • 3 março 2013

# 45

Colocado por: danobregaNum mercado onde não há distinção na qualidade do produto nem na qualidade do serviço, como é o das "gasolineiras", não estou a ver como é que os preços poderiam ser muito diferentes.

Está a esquecer-se que as margens podem ser diferentes, que os custos operacionais podem ser diferentes, que os preços de aquisição do combustível podem ser diferentes, etc... nada justifica um preço igual... à milésima.
  5.  # 46

A DECO ajuda com esta campanha pessoas a poupar...mas ainda assim vejo pessoas a colocar entraves ou porke não vai dar, ou pcausa do nº telefone etc etc...

A Minha pergunta é:
    Sendo isto grátis e sem termos nada a perder e apenas a ganhar, onde está a verdadeira crise?

Poupar na eletricidade? Não...não é um bem...deixa lá em vez de irmos jantar fora 5 dias por semana vamos 4...
    Portugal
  6.  # 47

A Deco indica que vai rever o contrato do vencedor, e que não poderá haver cláusulas de fidelização.

Concordo que se todos aderissem, obviamente que a médio prazo podia ser mau, embora fosse muito fácil surgirem novas ou as mesmas empresas após o fim de um ano que vai durar o preço deste leilão, estamos apenas a falar de uma componente comercial.
  7.  # 48

Colocado por: dfserraA Deco indica que vai rever o contrato do vencedor, e que não poderá haver cláusulas de fidelização.

Se confirmado, é relevante e pode agitar o mercado.
  8.  # 49

Colocado por: eugedson31Sendo isto grátis e sem termos nada a perder e apenas a ganhar, onde está a verdadeira crise?

Mas pelo que parece não é grátis, a DECO já disse que vai cobrar uma taxa por cada contrato. E comprar seja o que for sem saber quanto vai custar, nem parece de uma associação de protecção de consumidores.
    •  
      bcool
    • 4 março 2013 editado

# 50

Colocado por: pedromdf

Mas pelo que parece não é grátis, a DECO já disse que vai cobrar uma taxa por cada contrato. E comprar seja o que for sem saber quanto vai custar, nem parece de uma associação de protecção de consumidores.

Não vai cobrar nada! Vai sim receber uma eventual comissão do distribuidor que ganhar o leilão, por cada pessoa que aceite a mudança. Diz também que no caso da pessoa ser sua associada, abdica dessa comissão em favor do associado.
    Bc
  9.  # 51

Quer dizer, o distribuidor faz mais barato e ainda paga à Deco por cada contrato ... Então quem ficará a ganhar? Numa factura em que a energia efectivamente paga é a parte reduzida da factura e o eventual desconto é só na fatia da energia, duvido que o desconto conseguido seja suficiente para isso tudo.
  10.  # 52

Quando se souber o valor proposto, é uma questão de fazer as contas e decidir. Claro está que a montanha pode sempre parir um rato! :)
    Bc
  11.  # 53

já vai em 200.000, é muito significativo.
  12.  # 54

Alguém se lembra de alguma coisa que neste país tenha sido exposta à concorrência e daí tenha vindo algum benefício para o cliente/consumidor? De modo que me espanta toda esta fé, mas enfim há o sentimento generalizado de que esta é sempre a última a perder.
    O que não tenho dúvidas é que a energia daqui a uns tempos estará ao dobro dos preços actuais.
    • eu
    • 4 março 2013

# 55

Colocado por: pedromdfAlguém se lembra de alguma coisa que neste país tenha sido exposta à concorrência e daí tenha vindo algum benefício para o cliente/consumidor?

Por acaso, há um bom exemplo: telecomunicações.

É pena que não seja assim em todas as áreas da economia...
  13.  # 56

Colocado por: eu
    Por acaso, há um bom exemplo: telecomunicações.

É pena que não seja assim em todas as áreas da economia...

Pois mas aí o negócio é mais pernicioso ainda, não são os consumos, são os aparelhos.
  14.  # 57

Voltando à energia qual é o problema dos fornecedores que lhes têm a cair nos braços milhões de lares que estão obrigados a optar por eles num prazo mais ou menos curto. Parece a caça aos gambuzinos, é só ficar sentado à espera.
    Mesmo que sejam muitos, ainda por cima mediados por quem quer também ganhar com o assunto. Tá-se mesmo a ver ...
  15.  # 58

Colocado por: pedromdfPois mas aí o negócio é mais pernicioso ainda, não são os consumos, são os aparelhos.

O mercado das telecomunicações tem uma característica muito relevante que o mercado da energia não tem: Avanço tecnológico todos os anos.

A energia é um problema. Temos cada vez mais consumidores a nível mundial e a torneira a dar sinais de não conseguir aumentar o caudal. Não se adivinham avanços tecnológicos significativos nesta área, nem descobertas significativas de novas fontes de energia. O preço só poderá subir.

Independentemente disso, vamos ver o que dá esta manobra.
    • dato
    • 5 março 2013

# 59

Colocado por: danobrega

O mercado das telecomunicações tem uma característica muito relevante que o mercado da energia não tem: Avanço tecnológico todos os anos.

A energia é um problema. Temos cada vez mais consumidores a nível mundial e a torneira a dar sinais de não conseguir aumentar o caudal. Não se adivinham avanços tecnológicos significativos nesta área, nem descobertas significativas de novas fontes de energia. O preço só poderá subir.

Independentemente disso, vamos ver o que dá esta manobra.

olha q agora com os preços da energia a subir, vejo toda a gente a poupar...e mt!!

antigamente qd iamos comprar um "electrodoméstico" procurávamos sempre o mais potente, hoje só procuramos o classe a++++
    as casas hoje devem necessitar de metade da enrgia para aquecer q há 20 anos...e penso q nesta altura a população n vá crescer mt..lol
  16.  # 60

Colocado por: dato

olha q agora com os preços da energia a subir, vejo toda a gente a poupar...e mt!!

antigamente qd iamos comprar um "electrodoméstico" procurávamos sempre o mais potente, hoje só procuramos o classe a++++
    as casas hoje devem necessitar de metade da enrgia para aquecer q há 20 anos...e penso q nesta altura a população n vá crescer mt..lol

Atenção que a etiqueta classe A++++ não quer dizer que consome menos, quer dizer que tem melhor eficiência energética, que não significa o mesmo.
    Uma das evoluções no sentido da economia energética está a ser na iluminação LED mas com custos de instalação brutais, que só se anulam ao fim de uns anos mais oumenos largos. Estamos também a perceber que a vida útil destas lâmpadas não é nem de perto a anunciada.

0.0228 seg. NEW