Iniciar sessão ou registar-se
    • Gaza
    • 27 fevereiro 2013 editado

     # 1

    Boa noite,

    Já não sou novo no fórum, mas tenho uma questão a colocar ao companheiros que entendam do assunto ou que tenham passado por situação idêntica.
    A sanita do meu wc, desde já algum tempo deita um cheiro muito desagradável tipo a urina. O cheiro sai mesmo de dentro da sanita e sente-se quando se levanta a tampa. Por mais que se limpe, o cheiro não sai. Além disso noto que, por vezes, a àgua no fundo da sanita desce demasiado. A minha questão é: o problema será da própria sanita ou de canalização? Agradeço desde já qualquer esclarecimento que me possam facultar.
    Obrigado.
  1.  # 2

    Se o nível da água desce, os cheiros tendem a aparecer porque o sifonamento não é feito pelo nível de água que está abaixo do que devia.

    Isso poderá ter a ver com a sucção gerada por descargas acima do seu andar. Tende a acontecer mais quando não existe ventilação da prumada de esgotos.

    Não quero induzi-lo em erro, mas haverá users entendidos nesta matéria que o poderão ajudar a despistar o problema. É uma questão de esperar pelos comentários.
    Concordam com este comentário: eu, TZW
    • Gaza
    • 27 fevereiro 2013

     # 3

    Obrigado goliver. Se mais algum companheiro de forum tiver alguma ideia da origem do problema, agradeço. Obrigado.
  2.  # 4

    O seu problema é manifestamente falta de respiração da prumada, a prumada devia continuar até ao telhado e ter uma saida de ventilação, dai criar esses maus cheiros quando baixa o nivel na sanita é devido á sucção resultante das descargas vindas de cima.
  3.  # 5

    Este tópico já é antigo, mas para quem tiver o mesmo problema, fica a dica.

    A descida da água na sanita pode dever-se a algo poroso preso dentro do sifão, que origina um efeito de "pavio" e descarrega a água do sifão - absorve a água do lado do sifão, passa este por cima e pinga para o tubo do esgoto.
    Por exemplo, um pedaço maior de papel higiénico acumulado, um pano, ou até mesmo um "cabelo" de esfregona, que estando presos num recanto qualquer da loiça não seguem com a água.

    No meu caso, a descida da água era óbvia logo após uns minutos, descendo depois de forma mais lenta. No entanto, ao fim de um dia a água já não era suficiente para impedir a entrada de mau cheiro. Apesar de tudo a descarga parecia normal, não se notando entupimento nem quando deitava um alguidar cheio de água lá para dentro.

    A questão resolveu-se com um cabo de aço desentrançado, para trás e para a frente. Apareceram logo pedaços de papel higiénico desfeito. Ao fim de umas passagens e de duas ou três descargas, o assunto ficou resolvido.

    Li também que raramente pode acontecer o interior do sifão rachar e dar passagem à água, mas tal não será fácil de acontecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • TZW
    • 27 abril 2017

     # 6

    Colocado por: antaresEste tópico já é antigo, mas para quem tiver o mesmo problema, fica a dica.

    A descida da água na sanita pode dever-se a algo poroso preso dentro do sifão, que origina um efeito de "pavio" e descarrega a água do sifão - absorve a água do lado do sifão, passa este por cima e pinga para o tubo do esgoto.
    Por exemplo, um pedaço maior de papel higiénico acumulado, um pano, ou até mesmo um "cabelo" de esfregona, que estando presos num recanto qualquer da loiça não seguem com a água.

    No meu caso, a descida da água era óbvia logo após uns minutos, descendo depois de forma mais lenta. No entanto, ao fim de um dia a água já não era suficiente para impedir a entrada de mau cheiro. Apesar de tudo a descarga parecia normal, não se notando entupimento nem quando deitava um alguidar cheio de água lá para dentro.

    A questão resolveu-se com um cabo de aço desentrançado, para trás e para a frente. Apareceram logo pedaços de papel higiénico desfeito. Ao fim de umas passagens e de duas ou três descargas, o assunto ficou resolvido.

    Li também que raramente pode acontecer o interior do sifão rachar e dar passagem à água, mas tal não será fácil de acontecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod

    Concordo com a `ponte´ criada pelo papel preso na zona do sifão, mas não concordo com o uso de um cabo de aço, vai riscar o vidrado e criar mais pontos de aderência. Uma escova de lavar garrafas deve servir, em nilon ou algo assim.
    Concordam com este comentário: antares
    • TZW
    • 27 abril 2017

     # 7

    Colocado por: goliverSe o nível da água desce, os cheiros tendem a aparecer porque o sifonamento não é feito pelo nível de água que está abaixo do que devia.

    Isso poderá ter a ver com a sucção gerada por descargas acima do seu andar. Tende a acontecer mais quando não existe ventilação da prumada de esgotos.

    Não quero induzi-lo em erro, mas haverá users entendidos nesta matéria que o poderão ajudar a despistar o problema. É uma questão de esperar pelos comentários.
    Concordam com este comentário:eu,TZW

    A acrescentar a esta possibilidade acho que poderia também haver entupimento nos troços acima da habitação com o escoamento da sifonagem.Nada como perguntar aos vizinhos de cima(até ao ultimo) se aparentemente as descargas são suaves, sem refluxo, etc.
 
0.0120 seg. NEW