Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: albertino
    Em termos de custos, portanto na série Vista, na medida 80, a SL custa sensivelmente mais 500€ que o RC.

Alguém tem uma justificação para a diferença de preços, entre a versão RC e SL?
  2.  # 42

Sl = salamamndra RC= recuperador

A salamandras desse modelo têm apenas duas velocidades o recuperador tem 5 velocidades.

A salamandra é mais cara porque tem a parte exterior acabada, ou seja é tudo soldado rebarbado e pintado para ficar à vista, alem disso tem o móvel por baixo.

A minha opinião é que 500 € é muito de diferença, mas note que isso é PVP com IVA, no preços de custo de fabrica a diferença deve ser aí uns 150 € ou 200 € mas depois com as margens e Iva lá aparecem os 500 €

Mas como a salamandra é mais façil de instalar se calhar até lhe sai mais barato .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
  3.  # 43

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas o que mais aqueçe é sem duvida as salamandras feitas com recuperadores ventilados

Para um mesmo equipamento, um com ventilação, outro igual mas sem ventilação; o facto de ter ventilação aumenta sempre o rendimento?

Se o objectivo for maximizar a rentabilidade da lenha, é então um erro crasso comprar um equipamento sem ventilação?
  4.  # 44

Colocado por: albertinoSe o objectivo for maximizar a rentabilidade da lenha, é então um erro crasso comprar um equipamento sem ventilação?

Claro... Com ventilação retira muito mais calor, não tem nada a ver ...

Nesse aspecto não ligue às certificações, pois são mal feitas... A maneira de certificar os recuperadores é uma treta ! ( Em toda a Europa)

Se vir no site da Edilkamin os recuperadores a ar têm quase a mesma potência com ou sem ventilador... Cambada de burros por esta Europa fora !

Se com ventilador aquece mais do triplo como é que a potência é quase igual ?

Nas salamandras como o calor espalha-se mais por irradiação já é menos importante um ventilador, em especial se for para usar num regime baixo !

Agora se carregar uma salamandra com boa quantidade de lenha, grande parte do calor acaba por sair pela chaminé... Se a salamandra possuir ventilação já retira muito mais calor, pois obriga o ferro que está em contacto com o fogo a arrefecer ...
  5.  # 45

Colocado por: Jorge Santos - FaroNesse aspecto não ligue às certificações, pois são mal feitas...

Pois, faz sentido!

Colocado por: Jorge Santos - FaroSe com ventilador aquece mais do triplo como é que a potência é quase igual ?

Acompanho o seu raciocínio!
    Igual? Todos os dias vejo tabelas, cujos modelos, com e sem ventilação, apresentam o mesmo rendimento. Estou indignado!!
  6.  # 46

Colocado por: albertinoOutra questão, relacionada diretamente com o assunto deste tópico, Salamandra vs Recuperador.

Na nova série Vista, segundo informação colhida na página do fabricante,
    A salamandra SL Vista 80 L,http://adf.pt/produtos_detalhe.php?pid=77, pesa 198 kg.
    A versão com pé, SL Vista 80 P,http://adf.pt/produtos_detalhe.php?pid=76, pesa 204 kg.
    O recuperador Vista 80,http://adf.pt/produtos_detalhe.php?pid=67, pesa 152 kg.
    Há uma diferença de sensivelmente 50kg, entre a SL e o RC.
    Em termos de custos, portanto na série Vista, na medida 80, a SL custa sensivelmente mais 500€ que o RC.

Duas questões que emergem de imediato:
    - Esta diferença de peso, está na base que as salamandras têm e os recuperadores não ou está na estrutura principal (a parte que aquece) em si?
    - A diferença de preço, tem que ver com quê? Com a quantidade de matéria-prima utilizada? Com diferentes custos de produção? Com quê?

Estas diferenças serão especificas dos modelos aqui indicados ou podem ser extrapoladas para regra geral?

Boa tarde,

estas salamandra são de qiue tipo, ferro fundido, chapa, aço?
  7.  # 47

Colocado por: paulo_pinheiro

Boa tarde,

Pelo que li aqui no fórum são em aço.

Já agora, alguém sabe enumerar as vantagens e desvantagens de cada tipo de material?
  8.  # 48

Colocado por: albertinoBoa tarde,

Em aço ..

Colocado por: albertinoJá agora, alguém sabe enumerar as vantagens e desvantagens de cada tipo de material?

Ferro fundido, se não for bom fissura (racha)

Aço se não for bom empena !

Tenho algumas fotos, tanto de aço empenado de uma marca com fama e de fundição rachada de varias marcas conhecidas, mas não as devo mostrar !

O problema é que a fundição é feita com restos de aço velho e ferrugento !

Mas se um aparelho em fundição não sofrer aumentos de temperatura repentino quando estão humidos ainda duram muitos anos...

Fundição boa nacional era a da Oliva... essa nunca vi desfeita ! AGora do material "espano/chines " -- Franco-polaco etc... Já nem sei o que dizer ! Há bons e maus .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pinheiro
  9.  # 49

o meu é checo!!
  10.  # 50

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas se um aparelho em fundição não sofrer aumentos de temperatura repentino quando estão humidos ainda duram muitos anos...

Pode elaborar mais sobre esta sua frase? (sobre a durabilidade)

Quando estão humidos?

E no aço, que cuidados são necessários?
  11.  # 51

Colocado por: Sergio Rodrigueso meu é checo!!

Deve ser Romotop , é material forte ! A maioria dos modelos são bons e têm muito boa construção em aço !

Colocado por: albertinoQuando estão humidos?

Basta estarem uns dias parados numa casa humida e carregar cheio de lenha e fazer um fogo forte repentino...

Mas já vi muita fundição que mais parece cartão empenado com o calor !

O aço se for fino pode empenar mas nunca fissura ... Os cuidados... Quando são fracos não deve carregar com muita lenha para não empenarem !

Muitas portas dos recuperadores em aço descaem com o tempo mas alguns com umas marteladas vão ao lugar... O aço pode sempre ser soldado .

Mas uma boa fundição não é nada de jogar fora !
  12.  # 52

Colocado por: Jorge Santos - Faro

Deve ser Romotop , é material forte ! A maioria dos modelos são bons e têm muito boa construção em aço !
    nops
  13.  # 53

Há mais marcas boas por lá e arredores !

Como é um pais que exporta muito para Alemanha acabar por ter que ter algum cuidado com o que fazem.
  14.  # 54

Entre aço REFRACTARIO e FERRO FUNDIDO REFRACTARIO venha o diabo e que escolha.São optimos.O problema é que é mais fácil encontrar aparelhos em aço refractario do que em Ferro fundido refractário.Se bem que de fabricação Portuguesa....desconheço.
    Uma coisa é verdade.Por norma os equipamentos em aço são por norma tecnicamente mais evoluidos.
    • jampex
    • 30 janeiro 2014 editado

# 55

Colocado por: zelabaredaEntre aço REFRACTARIO e FERRO FUNDIDO REFRACTARIO venha o diabo e que escolha.São optimos.O problema é que é mais fácil encontrar aparelhos em aço refractario do que em Ferro fundido refractário.Se bem que de fabricação Portuguesa....desconheço.
    Uma coisa é verdade.Por norma os equipamentos em aço são por norma tecnicamente mais evoluidos.

http://www.oliveirinha.com.pt/

E penso existirem mais.
  15.  # 56

Bom o que refere não indica.Mas posso garantir-lhe que não conheço actualmente nenhuma marca no mercado Portugues "importada ou não " que use ferro fundido refractario.No caso da chapa refractaria...conheço importados.Dos nacionais que conheço,talvez por ignorancia minha não conheço.
  16.  # 57

Colocado por: zelabaredaNo caso da chapa refractaria...conheço importados.Dos nacionais que conheço,talvez por ignorancia minha não conheço.

Posso mostrar-lhe ... Sabe como distinguir as chapas ? Eu costumo furar para as destingir, pois não tenho outra maneira e não confio nas publicidade .

As chapas de aço boas são importadas e obviamente que quem usa chapa boa não anda a oferecer recuperadores. De qualquer forma a chapa St3.7 que foi sempre usada pela Fogo Montanha por cá, pela Supra por lá...

È uma chapa que se vende em Portugal e que já é muito boa. Pelo menos não estala como a má fundição que cada vez anda mais por aí !

Colocado por: jampex
    http://www.oliveirinha.com.pt/

E penso existirem mais.

Sim há muito mais lixo por aí ....

Nem percebo como fazem salamandras em que as portas nem conseguem vedar ! Será que estão certificadas ?

Mesmo barato tem que ser certificado ! Qual será o rendimento desses aparelhos que se vendem por aí ao desbarato que vêm com portas que não vedam ... Alguém sabe ?
    • blz
    • 26 janeiro 2015

# 58

Boa tarde,
    Podem-me aconselhar uma boa salamandra/recuperador para uma sala com 150 m3?
    Ando a ver mas a maioria das salamandras não tem ventilação forçada...

Quero uma que não tenha praticamente instalação. Não a quero "esconder" com tijolo ou pladur...

E onde posso comprar na zona de Lisboa/Loures?
  17.  # 59

Entre muitas outras aqui tem um exemplo de excelente qualidade e nacional!
    Link do fabricante.

Contacte a fábrica para obter contactos de revendedores na sua zona.

Discuta o preço que têm margem para descontos mas conte contudo com um valor acima da média. O que é bom paga-se.

0.0282 seg. NEW