Iniciar sessão ou registar-se
    • dato
    • 27 fevereiro 2013 editado

# 1

bons dias,

quero iniciar este topico para saber as vossas opinioes e sabedoria acerca destes equipamentos a q eu nunca liguei puto, mas como o conhecimento numca é demais, gostava de saber qq coisa, nem q seja para qd estiver no café dar os meus bitaites..lol

sei depois de ler neste forum q os recuperados devem ter uma alimentação de ar do exterior(penso q para acabar com as correntes de ar dentro de casa e ter um melhor comportamento) as salamandras tb têm essa opção?

quais os q têm melhores rendimentos salamandras ou recuperadores?

a nível estetico já existem umas salamandras mt porreiras

aguardo os vossos comentários
    •  
      FD
    • 27 fevereiro 2013 editado

# 2

Colocado por: datoas salamandras tb têm essa opção?

Faltou às aulas de física e química na escola? :)
    Qualquer combustão precisa de oxigénio, por isso, arrisco dizer que a principal diferença entre uma salamandra e um recuperador é essencialmente no suporte - no caso do recuperador já existe, no outro caso é uma solução tudo em um utilizada quando não há suporte (lareira e exaustão de fumos).
    • cgaio
    • 27 fevereiro 2013

# 3

por acaso já me tinha deparado com a dúvida da diferença fundamental entre uma e outra, e pelos vistos estava certa :)
    só uma coisa (lá está, para tirar as teimas, pode parecer trenguice mas...), como não está encastrada, a salamandra emite mais calor, mas também queima ao toque em toda a superfície(mais inseguro quando há crianças), certo?
    • dato
    • 27 fevereiro 2013

# 4

Colocado por: FD
    Faltou às aulas de física e química na escola? :)
    Qualquer combustão precisa de oxigénio, por isso, arrisco dizer que a principal diferença entre uma salamandra e um recuperador é essencialmente no suporte - no caso do recuperador já existe, no outro caso é uma solução tudo em um utilizada quando não há suporte (lareira e exaustão de fumos).

Caro fd,
    N me devo ter feito entender..mas tb ninguém e perfeito..lol

O q quis dizer e esta lá escrito é que há quem coloque tubagens para ir buscar o ar directamente ao exterior ao invés de o ir buscar dentro de casa(exaustor da wc ou da cozinha ou alguma janela aberta) criando correntes de ar..
    • dato
    • 27 fevereiro 2013

# 5

Fico a aguardar mais opiniões acerca destes dois sistemas

Vou entretanto pesquisar acerca dos dois tipos e vou colocando aqui para quem quiser ler e opinar:)
    • dato
    • 27 fevereiro 2013

# 6

Colocado por: cgaiopor acaso já me tinha deparado com a dúvida da diferença fundamental entre uma e outra, e pelos vistos estava certa :)
    só uma coisa (lá está, para tirar as teimas, pode parecer trenguice mas...), como não está encastrada, a salamandra emite mais calor, mas também queima ao toque em toda a superfície(mais inseguro quando há crianças), certo?

Cgaio, nunca tive uma salamandra, mas sim penso q ela toda emite calor por toda ela ao contrário de um recuperador q esta encastrado..
    Claro q o recuperador tb vai libertar mas tb tenho a "certeza" q mt calor vai com a chaminé..lol

Faltam aqui os entendidos na matéria..:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cgaio
  1.  # 7

Faltam aqui os entendidos na matéria..

não!
    Concordam com este comentário: alexys_21a
    • dato
    • 8 março 2013

# 8

tenho andado a pesquisar mas ainda tenho mt informação dispersa pq para já n vou precisar, mas assim q tiver mais informações prometo q venho aqui informar

quem vier provocar(q n vejo a necessidade disso) pode sempre ser ignorado
  2.  # 9

Colocado por: datotenho andado a pesquisar mas ainda tenho mt informação dispersa pq para já n vou precisar, mas assim q tiver mais informações prometo q venho aqui informar

quem vier provocar(q n vejo a necessidade disso) pode sempre ser ignorado

Ficamos a espera!!!
  3.  # 10

Gostei deste tópico!

Colocado por: datoas salamandras tb têm essa opção?

Diria que sim.
    Tendo uma câmara de combustão, há a possibilidade de ser concebida com entrada de ar exterior dedicada, onde pode ser acoplado a tubagem para condução do ar. O problema é encontrar fabricantes que prevejam, na sua concepção, entradas de ar exterior dedicadas. E se vamos a uma loja da especialidade o desconhecimento ainda é generalizado.... WTF.....

Colocado por: datoquais os q têm melhores rendimentos salamandras ou recuperadores?

Também gostava de saber! Completaria a pergunta, questionando, se, dependendo dos modelos claro está, há em geral melhores rendimentos nas salamandras ou recuperadores.
    Parece-me que se não houver ventilação forçada, as salamandras ganham a competição!

Colocado por: FDarrisco dizer que a principal diferença entre uma salamandra e um recuperador é essencialmente no suporte - no caso do recuperador já existe, no outro caso é uma solução tudo em um utilizada quando não há suporte (lareira e exaustão de fumos).

Ou seja, as salamandras "estão ao ar livre" e os recuperadores "estão encastrados"?

Colocado por: dato
    Fico a aguardar mais opiniões acerca destes dois sistemas

Vou entretanto pesquisar acerca dos dois tipos e vou colocando aqui para quem quiser ler e opinar:)

Vamos lá, mesmo havendo muita informação neste forum, há ainda muitas questões mal entidadas ou mesmo desconhecidas
  4.  # 11

Boa noite

Em 2 casas, numa tenho uma salamandra e na outra um recuperador de calor de dupla face.

Para áreas iguais a salamandra gasta por noite +/- 4 cavacas o recuperador gasta mais do triplo.
    Na salamandra utiliza-se quase todo o calor produzido, no aparelho e na chaminé. A sala como é grande 50 m2, ampla e sem porta não se sente corrente de ar
    No recuperador tenho alimentação de ar exterior através de um extrator de ar dos WC (marca SP não fazem ruído) que mesmo assim me vai buscar o ar quente envolvente do recuperador e da chaminé.
    É apenas a minha opinião que vale o que vale ....
    Almeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
  5.  # 12

Colocado por: almeida94É apenas a minha opinião que vale o que vale ....

O seu voto para as salamandras (SL) vêm com declaração de voto :P
    Tendo em conta que é uma opinião com evidência prática e não apenas suposição é uma opinião muito relevante.
    Em relação ao recuperador (RC) dupla face, como está instalado? Poderá a instalação ser melhorada de modo a aumentar o rendimento do RC?

Colocado por: datoFaltam aqui os entendidos na matéria..:)

Se for para chamar os entendidos então há mesmo muitas questões práticas a colocar:
    1 - Energicamente falando, faz sentido instalar um RC em detrimento de uma SL, se o RC for instalado sem ventilação forçada (VF)?
    2 - As salamandras podem dispor de VF?
    3 - O rendimento que vem referenciado nas caracteristicas dos RC/SL é medido por quem? Pelo fabricante? Este valor é fiável?
    4 - No caso de insuflação de ar quente, nos quartos, há algum cuidado de manutenção das tubagens que vão ro RC até aos quartos?

Por agora chega mas há de facto muitas dúvidas a debater ... dato, eu avisei que tinha gostado do seu tópico.
  6.  # 13

Boa noite
    Os recuperadores de dupla face, esteticamente são muito interessantes mas do ponto de vista energético não serão a melhor opção.
    Tenho o recuperador de dupla face entre duas paredes a dividir a sala com insuflação de ar exterior, logicamente sem qualquer isolamento de lã de vidro ou similares.
    Almeida
      DSC06445 (Medium).JPG
  7.  # 14

Colocado por: almeida94Os recuperadores de dupla face, esteticamente são muito interessantes mas do ponto de vista energético não serão a melhor opção.

A minha experiência com um recuperador de dupla face é bastante positiva. Aquece uma sala com 42m2 e um escritório com uns 18m2, numa zona com temperaturas muito baixas. É verdade que gasto bastante lenha, mas o ambiente aquece de forma bastante agradável e em pouco tempo. Tem ventilação, mas não entrada de ar exterior.
  8.  # 15

Colocado por: albertino
    3 - O rendimento que vem referenciado nas caracteristicas dos RC/SL é medido por quem? Pelo fabricante? Este valor é fiável?

Outra informação que acompanha o botelim de caracteristicas é o "CONSUMO DE LENHA/HORA"...
    Mais uma vez me questiono como são efectuados os testes. É que o consumo pode variar muito de pessoa para pessoa. Assim, este consumo referenciado há de ser um consumo mínimo que alcance dados objectivos.. mais quais?
  9.  # 16

Colocado por: becas

A minha experiência com um recuperador de dupla face é bastante positiva. Aquece uma sala com 42m2 e um escritório com uns 18m2, numa zona com temperaturas muito baixas. É verdade que gasto bastante lenha, mas o ambiente aquece de forma bastante agradável e em pouco tempo. Tem ventilação, mas não entrada de ar exterior.

Boas Becas,

Que marca é o recuperador?
  10.  # 17

Colocado por: becas
    A minha experiência com um recuperador de dupla face é bastante positiva.

No fundo, no que toca à rentabilidade da lenha, dependerá do rendimento do equipamento. Pelo que faria a pergunta: Os RC dupla face (RC DF) têm, em geral, menor rendimento que os RC com apenas 1a face? Se sim, porquê tecnicamente? Por ter menor área de contacto com os materias ferrosos que irão dissipar o calor?
  11.  # 18

O mais parecido com os recuperadores são os automoveis
    Nos manuais dizem que gastam 4,7 l aos 100 kms.
    Compramos o automovel , vamos para a estrada e o minimo que se faz são 6,3 l e pode ir aos 8 l conforme o pé.
    Nos recuperadores passa-se o mesmo.
    Há que ter em atenção diversos condicionantes:
    Que tipo de lenha consome. A qualidade da lenha é muito importante. se está bem seca, ou semi seca.
    Que isolamente tem em casa
    A área a aquecer
    A instalação.
    Etc, etc.

Se for possivel termos 4 pessoas com o mesmo equipamento, cada um tem uma opinião.
  12.  # 19

Bem, vou mesmo aguardar por mais opiniões técnicas. É que, por exemplo, comparando dois modelos muito semelhantes, ambos da ADF, o rendimento indicado, quer para o modelo com 1a face quer com 2as, é o mesmo.

Exemplos:
    - ADF 820NMV
    http://www.adf.pt/produtos_detalhe.php?pid=24
    - ADF 820NMV-DF
    http://www.adf.pt/produtos_detalhe.php?pid=30
    Caracteristicas muito semelhantes, diferem então no número de faces e o rendimento é o mesmo, 66%.
  13.  # 20

Colocado por: Rui A. B.

Boas Becas,

Que marca é o recuperador?

É um Chami 98, instalado há quase 5 anos. Só gasto lenha de azinho, para mim é a que tem melhor rendimento calorífico (comparando com o carvalho, que tb já me experimentei).

0.0265 seg. NEW