Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    O meu pai tem um apartamento totalmente pago.
    Ele neste momento vive junto com uma senhora, e para não haver problemas mais tarde,
    quer pôr o apartamento em nosso nome (meu e da minha irmã).
    Como e o que deve fazer?
    Obrigado
  2.  # 2

    penso que mesmo que fique em vosso nome, um dia ( é a vida) se o vosso pai falecer essa senhora talvez tenha direito a ficar a morar na casa.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  3.  # 3

    boa tarde, essa dita senhora tem direito a habitar a casa o tempo que esteve a viver com o vosso pai,isso de certeza absoluta e de certeza que vai herdar alguma coisa,mas alguém aqui lhe vai informar melhor, a melhor solução séra ir a um advogado senão pode vir a ter muitas surpresas e até a escritura ser anulada boa sorte.
  4.  # 4

    Ola o meu pai viveu com uma tipa durante 7anos apos o falecimento da minha mae..pois posso lhe garantir que vai ter mesmo muitos problemas com essa situaçao..um deles é que mesmo que nao tenha casado, e se apos o falecimento da pesso com quem vivia..basta ele ou (ele) encontrar duas testemunhas para fazre averiguar que viveram ambos em comunhao de mesa e esta o assunto arrumado , pode pedir até uma pensao
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  5.  # 5

    O unico conselho que lhe dou é o seguinte..ver se essa pessoa que vive com o seu pai é pessoa que veio ,so para viver com ele ou se tenta descobrir se ela tem outras intençoes, digo isto infelizmente; porque essa tipa que viveu com o meu pai, veio somente para tirar dinheiro, e conseguir herdar apartamento, e por cima obter uma pensao, ter muiiiito cuidado com esses factos que depois sao os herdeiros que andam ha rasca.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  6.  # 6

    Colocado por: de jesus mendese conseguir herdar apartamento


    Se conseguiu herdar (ficar proprietária) um apartamento já pago, sem ter sido casada com o seu pai tem que me dar o contacto do advogado dela que o tipo deve ser mesmo muito bom... Eu no máximo conseguiria um direito de habitação (a senhora podia ficar a morar na casa x anos mas a casa não era dela...) e quanto muito uma pensão de alimentos, caso a senhora tivesse mesmo muitas dificuldades financeiras.

    Colocado por: Victor GodinhoEle neste momento vive junto com uma senhora, e para não haver problemas mais tarde,
    quer pôr o apartamento em nosso nome (meu e da minha irmã).

    Como já lhe disseram os "problemas" serão rigorosamente os mesmos... É a casa de morada da família...

    Cumps
    Concordam com este comentário: parrana, Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  7.  # 7

    Mas o meu pai vive com a senhora mas é em casa dela.
    O meu pai mudou-se para lá faz uns 6 anos.
    E o apartamento dele está vazio.
    Sendo assim, o meu pai mesmo passado o apartamento para nosso nome, ela terá
    algum direito a ele?
  8.  # 8

    Colocado por: Victor GodinhoSendo assim, o meu pai mesmo passado o apartamento para nosso nome, ela terá
    algum direito a ele?


    Sendo assim não terá de nenhuma das formas... Só teria direito a habitar no apartamento do seu pai durante 6 anos (diferente de ficar com ele) se lá morassem...

    Assim podem ficar descansados... mas se querem mudar para o v/ nome força que os notários também precisam de ganhar dinheiro... :)

    Cumps
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
    • Topy
    • 28 fevereiro 2013

     # 9

    A v/ situação é fácil. Dirija-se a um Notário e diga-lhes que o Pai pretende doar-lhe o apartamento. Levem o nº. da descrição do imóvel e o nº. do artigo matricial. Identificação dos intervenientes. Uma vez efectuada a escritura de DOAÇÃO dirijam-se ao Serviço de Finanças com a escritura, a fim de atualizarem a matriz com o nome dos novos titulares do bem.
    Passam a ser os novos titulares os responsaveis pelo pagamento do IMI.

    Topy
  9.  # 10

    Quero agradecer a todos.
    Agora já sabemos o que fazer.
    Obrigado.
  10.  # 11

    Meu caro VGodinho:
    Sugiro que antes da escritura se dirija ás finanças e informe-se sobre os impostos a pagar.
    Creio que a Doação está sujeita (como quase tudo) a imposto.
  11.  # 12

    Boas
    Vai com o seu pai e irmã a um notário, e fazemm escritura rápida, agora é claro vai ter de pagar algo às finanças de acordo com a avaliação do imovél, mas os notários sabem dizer aproximadamente os valores a pagar.
    •  
      FD
    • 1 março 2013

     # 13

    Colocado por: parranaCreio que a Doação está sujeita (como quase tudo) a imposto.

    Paga mas, não é muito, 0,8% de Imposto de Selo - só porque é para descendentes, se fosse para um qualquer pagava 10,8%.
 
0.0181 seg. NEW